sexta-feira, 29 de junho de 2007

Quando 1% é muito...

Quando escrevi o texto para o Seminário Jogos Eletrônicos, abordei a questão do uso dos Ambientes Virtuais pelos alunos do Curso de Administração. Minha abordagem relaciona a interatividade e utilização dos ambientes virtuais, particularmente analisando as dificuldades dos alunos em interagir com as ferramentas propostas no ambiente virtual.O trecho a seguir trata dos problemas de interatividade e exposição no ambiente. "Outro aspecto interessante é a quantidade de alunos que fazem o login no ambiente, lêem todas as mensagens dos fóruns e chats, sem deixar uma só linha postada. Considerando o número de usuários do AVA do Curso de Administração da UEPB, podemos afirmar que para cada aluno que posta mensagens e escreve nos chats, temos aproximadamente dez alunos que não se pronunciam. Apesar de acompanharem as discussões e as dúvidas e questionamentos dos colegas, realizarem os downloads dos materiais disponíveis, estes alunos não conseguem se expressar em nenhuma das ferramentas propostas". Ao ler a matéria publicada no dia 25, no jornal O Globo, fiquei surpresa com os questinamentos que estão sendo feitos sobre a importância da interatividade na Internet. Concordo plenamente com o autor, o importante não é a quantidade de pessoas que estão realizando a interatividade mas sim a existência da possibilidade de interagir. Tenho hábito de ler os jornais na Internet todos os dias, incluindo os comentários dos leitores. Nunca coloquei uma mensagem, e surge então uma questão: o grau de interatividade pode ser medido apenas pelas mensagem ou vídeos postados na Internet? Um usuário que acessa e lê todas as informações postadas em uma determinada página é menos ativo do que um que postou uma mensagem escrevendo "concordo"? Talvez esteja na hora de rever nossas definições de participação e interatividade no mundo virtual. A matéria do jornal está disponível clicando aqui.

sábado, 23 de junho de 2007

Espaço Pesquisa em Educação

Este espaço acabou ficando pequeno para colocar todos os comentários que eu desejava sobre as experiências deste semestre.Criei um novo blog para publicar as fotos e comentários de minhas alunas do curso de Pedagogia. É difícil selecionar os assuntos e materiais mais importantes, a solução então é expandir as idéias, os espaço e, sobretudo, a mente... Neste blog continuo mantendo as conversas e publicações específicas sobre EaD.O endereço do blog com o tema pesquisa em educação é http://pesquisaeducacaoouepb.blogspot.com/. Escolha o espaço de seu interesse e nos encontraremos lá!

terça-feira, 19 de junho de 2007

Minhas mais queridas alunas...

Na última segunda-feira minhas alunas de Pedagogia fizeram o encerramento do semestre. A comemoração foi um autêntico arraial junino e elas, como sempre, arrasaram! Fico impressionada como elas são animadas, inteligentes e comprometidas.Serão excelentes professoras, sem dúvida. Estou lendo os projetos, e os trabalhos estão ótimos! Foi muito bom trabalhar com elas e mesmo que eu não possa ser professora das disciplinas regulares no próximo semestre, vou inventar alguma atividade para estar sempre por perto... Os rapazes casadoiros podem olhar as outras fotos no blog http://pesquisaeducacaoouepb.blogspot.com/ e vou logo avisando: elas são lindinhas sim, mas não é para qualquer bicão não...

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Fim de Semestre

Este semestre foi realmente especial, tive muita sorte com meus alunos e minhas alunas. É impressionante a quantidade de energia que podemos absorver em uma sala de aula... Estou convencida que a motivação é realmente um fator determinante na aprendizagem. Meus pupilos e pupilas se esforçaram muito e cada um avançou efetivamente em seu processo de aprendizagem. Ainda sonho com o dia em que aboliremos as médias e faremos avaliações individuais, analisando o percurso de cada um.Temos vários projetos para o próximo semestre, torço para que todos sejam efetivados e que nossos alunos participem deles. A criação dos Núcleos de Aprofundamento para o curso de Pedagogia, possibilitará o desenvolvimento de uma linha de pesquisa em educação e tecnologia, importantíssima no contexto atual de formação de professores. A revitalização do núcleo de tecnologia para pesquisar educação a distância, possibilitará a inclusão da Universidade na ponta das pesquisas em EaD. As perspectivas são excelentes, acredito que em breve poderemos estar apresentando alguns resultados de nossos estudos.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Seminário Jogos Eletrônicos

A UEPB está promovendo o III Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. O seminário acontecerá nos dias 20 e 21 de Agosto no Campus I. Fiquei animada ao escrever o trabalho sobre a apropriação do lúdico na construção de ambientes virtuais através da etnografia digital. É muito instigante a perspectiva de que os games podem nos ajudar no processo de ensino- aprendizagem.O pessoal antenado em educação e tecnologia não pode perder a oportunidade de participar deste debate, ficando a par do que vem sendo criado no mundo dos games e apropriado pela educação. O valor das inscrições é bastante acessível e você acessa o link do evento clicando aqui.

domingo, 3 de junho de 2007

Tecnologia nas Escolas

O carro-chefe do governo federal para inclusão digital nos próximos anos será na informatização das escolas. Pequenas, rurais, urbanas, independente da localização ou situação o objetivo é inserir a informática na escola o mais rápido possível. Diante deste movimento os professores que trabalham nestas escolas precisam se preparar para incorporar a tecnologia no seu dia-a-dia. Não estou falando de um cursinho de capacitação ou aprender o pacote Office às pressas, acreditando que isso é usar a tecnologia. Precisamos repensar os espaços e dimensionar a preparação para algo bem mais amplo: a inclusão digital nas escolas. Professores, coordenadores, secretários, merendeiras, todos precisam participar desta inclusão e usar a tecnologia ao seu favor. Incorporar a tecnologia na educação trará grandes benefícios para a aprendizagem de todos. Dominar a ferramenta não significa apenas ser um bom usuário, mas sim compreender todas as dimensões da tecnologia que podem ser aproveitadas. Precisamos formar urgentemente educadores que dominem a tecnologia, trazendo Piaget, Vygotsky, Freire e tantos outros pensadores da educação para desenvolver a aprendizagem mediada por tecnologias.

Ads Banner

Google Analytics