quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Balanço de Final de Ano

Fim de ano é sempre tempo para reflexões, traçar novas metas e fazer um balanço do ano que passou.Basicamente, meu ano foi regido pelo seguinte pensamento: "Há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas e as que ficam com os louros. Procure ficar no primeiro grupo: há menos competição lá." (Indira Gandhi).Foi o que eu fiz, fique lá e posso dizer que este ano foi particularmente proveitoso,apesar de cansativo,com muitas atividades ao mesmo tempo, boa parte delas não remuneradas. Por outro lado, tive a oportunidade de potencializar ao máximo meu crescimento profissional. Tive muitos alunos, conheci muitas pessoas interessantes e fui carinhosamente recebida por todos. Pude ajudar de verdade no meu departamento e isso foi mais importante do que qualquer bonificação. Fazendo um retrospecto rápido, trabalhei com dez disciplinas em quatro cursos diferentes (dois de graduação e dois de especialização). Escrevi cinco artigos que foram apresentados em cinco congressos/encontros. Fiz quatro viagens maravilhosas, e em algumas pude rever amigos de longa data. Conheci pessoalmente grandes nomes como Professor Soja, Nelson Pretto, Ingedore Koch, Xavier,entre outros.Participei de dez bancas de defesa de monografia em nível de especialização e orientei um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Computação. Estruturei pedagogicamente o novo ambiente virtual da UEPB e fiz um curso sobre o uso de mapas conceituais na EaD. Escrevi um artigo para um livro que será lançado no próximo ano e estou escrevendo o material da disciplina Didática e o Ensino de Geografia. Além desta produção, aprofundei algumas amizades muito especiais, tive excelentes momentos com meus alunos e colegas de trabalho e conheci muitas pessoas novas. Resultado do ano: uma tendinite no punho direito e a alma realizada e leve... Bom fim de ano, boas férias para todos e até o próximo ano!

domingo, 16 de dezembro de 2007

O Blog em Números

Não sei se já falei sobre isso aqui no blog, mas quando eu criei este espaço, o objetivo era dar corpo ao trabalho de pesquisa que eu estava desenvolvendo, baseado na etnografia digital. Através da criação e manutenção deste blog, foi possível interagir no ciberespaço com os alunos de forma mais aprofundada, conhecendo os perfis, as tendências e a relação dos alunos de educação a distância com o mundo virtual. A concepção pedagógica do nosso ambiente virtual hoje é fruto desta proposta e a mudança no comportamento dos usuários mostra que acertamos em cheio. O que começou como uma proposta experimental acabou se consolidando, o blog foi sendo cada vez mais divulgado e a cada dia recebe mais visitantes. A indicação dos links para as páginas de vários colegas pesquisadores propiciou um diálogo virtual constante com pessoas que nunca encontrei pessoalmente. Utilizando a ferramenta Google Analytics podemos obter alguns números deste blog. Durante os três primeiros meses após sua publicação, o blog foi visitado por 22 pessoas, com 72 exibições de página, de 6 cidades brasileiras.Somente nos últimos 30 dias, o blog foi visitado por 160 pessoas, com 608 exibições de página provenientes de 35 cidades brasileiras e mais 4 países estrangeiros. São pessoas de locais distantes, Lajeado, Chapecó, Belém, Cascavel, etc. que estão interessadas em informações sobre a EaD. No total, já passaram por esta página 342 pessoas, com 1044 exibições de página. Espero, sinceramente, que este blog possa ter ajudado alguém na busca de conhecimento e reflexão contínua. Deixo aqui meu agradecimento a todos e todas que compartilharam estas experiências comigo. Nos encontramos na rede!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Vídeos do Encontro Sobre Hipertexto

Definitivamente a tecnologia favorece a multiplicação e disseminação do conhecimento!Para os estudantes e pesquisadores que não puderam estar presentes aos Encontros Sobre Hipertexto, é possível acessar os vídeos com as conferências do evento. Já está disponível a série de vídeos do II Encontro Nacional sobre Hipertexto. Ao todo são 8 filmes que mostram os melhores momentos do evento, entre eles as sessões de comunicação, exposição de pôsteres, além das conferências dos professores Antônio Carlos Xavier (NEHTE/UFPE), Vera Meneses (UFMG), Sírio Possenti (UNICAMP) e Denise Braga (UNICAMP).Os vídeos estão disponíveis para visualização no endereço eletrônico do NEHTE, http://www.ufpe.br/nehte/videos.htm ou no canal do núcleo de estudos no YouTube, onde também estão disponíveis os vídeos do I Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, realizado em 2006 na UFPE. Clique aqui para ver através do YouTube.Vale a pena acessar!

Ads Banner

Google Analytics