sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Novas Experiências

Comecei o curso de Hipermídias on-line na semana passada e, apesar do número pequeno de alunos, temos pessoas de várias partes do país. Independente do resultado na aprendizagem, a possibilidade democrática de um espaço como este é ilimitada! Meus alunos da Licenciatura em Computação entrarão em uma escola pública na próxima semana dispostos a desenvolver um projeto de hipermídia neste semestre. Os alunos do Ensino Médio terão aula de informática uma vez por semana, enfocando os conteúdos das disciplinas curriculares. Durante o processo vou postar aqui nossas impressões e alguns resultados preliminares para o conhecimento de todos. Este é um assunto que nos interessa muito, principalmente depois de algumas pesquisas apontarem o uso do computador como vilão no desempenho escolar. A análise de alguns indicadores sempre necessita de uma contextualização cuidadosa no que se refere ao uso da tecnologia em sala de aula. Já vimos aqui mesmo, em outras postagens, que a tecnologia mal empregada é inócua, inodora e incolor... Assim, todas as pesquisas que tratam do tema tecnologia e educação requerem uma análise mais profunda, sustentada em dados qualitativos. Vamos aguardar os próximos capítulos!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Acesso aos Arquivos da Superinteressante

Os editores da Revista Super Interessante, em um gesto incomum, liberaram, para leitura e consulta, todo o conteúdo das edições antigas da revista, de 1988 a 2006.São mais de 12 mil páginas com as matérias de capa e algumas das seções que construíram a história da revista. Em breve, todos os especiais, o restante das seções e o conteúdo integral das edições em 2005 e 2006 também estarão disponíveis.Super, não?

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Curso Hipermídias na Educação

Este mês vou iniciar uma nova experiência oferecendo um curso a distância sobre Hipermídias na Educação. Tenho trabalhado com o ambiente virtual como apoio em disciplinas presenciais e completamente a distância em alguns cursos de graduação. A diferença é que sempre trabalhei com grupos fechados, formado por alunos regularmente matriculados nas instituições. Este será um curso aberto, focado na aprendizagem colaborativa, ou seja, a qualidade e o sucesso dependerá muito da participação e do empenho dos alunos. Quem tiver interesse em participar deste grupo basta se inscrever clicando aqui. O curso terá duração de seis semanas e é gratuito (algumas pessoas sempre me perguntam quanto vai custar, como pagar, etc.).Aproveito para deixar registrado que sou totalmente a favor do conhecimento compartilhado, público e gratuito!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

A Demanda Reprimida na Pós-Graduação

Atualmente existe uma demanda crescente pelos cursos de pós-graduação. A UFPE encerrou semana passada as inscrições para o Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica com 137 inscritos (sem contar as inscrições via correio), para 20 vagas com possibilidade de ampliar para 25.O PPGE/UFPB divulgou esta semana a ampliação de vagas do doutorado em Educação, ampliando de 15 para 20 vagas. Estes dados apontam para uma demanda reprimida, em parte porque as pessoas precisam/desejam seguir a carreira acadêmica, em parte porque os cursos ainda englobam muitas linhas e sublinhas. Na minha sala na prova de seleção do doutorado, estavam os candidatos que pesquisavam a questão de gênero/diversidade e os candidatos que estudavam as NTIC's. O ponto sorteado foi sobre a questão tecnológica e alguns abandonaram a sala. Avaliaram corretamente que seria muito difícil elaborar uma prova sobre um tema que não dominavam. A criação do novo mestrado (e, futuramente, o doutorado) da UFPE mostra a necessidade de criação de cursos que se adequem melhor ao turbilhão de mudanças que nossa sociedade está vivendo. Por outro lado, apesar de não ter dados concretos, suspeito que o número de alunos que conclui os cursos com defesa de dissertação/tese, não é numericamente proporcional a esta procura.Enquanto isso, os cursos de especialização por serem mais específicos e flexíveis, atraem um grande número de alunos (por seu tempo mais curto, disciplinas mais diversificadas e trabalho em formato de monografia). Não estou defendendo um modelo ou outro, aproveito este espaço apenas para levantar uma questão que vem provocando muitos desentendimentos e problemas no processo de seleção em algumas universidades.

Aparência do Blog

Vou usar este espaço para uma futilidade perdoável.Como 2008 está prometendo novidades resolvi "repaginar" o visual do blog, mudando as cores e as fotos. Meus dezessete leitores provavelmente já não aguentavam mais olhar o meu perfil, mas como eles nunca se manifestam mesmo, vou trabalhando por adivinhação. É um método muito respeitado em algumas comunidades pseudo-científicas... Vou inserir novas fotos nos slides ao longo do ano mantendo as fotos antigas como arquivo. Espero que gostem!

Ads Banner

Google Analytics