quinta-feira, 31 de julho de 2008

Professores de Direito

Considerando todas as experiências que relato neste blog, qual o lugar mais improvável para fazer uma palestra sobre educação e novas tecnologias? Sim, o título do post já dá uma pista, no curso de Direito. Não sei porque razão, mas ao pensar em Direito, a primeira imagem que vejo é livros empoeirados e pesados e velhinhos de terno e gravata. Claro que é um estereótipo, assim como associar os executivos de grandes empresas com homens bonitos e agressivos, de terno impecável. Quem já observou estes executivos nos aeroportos ou nas empresas sabe que a realidade é bem diferente...Bom, ontem fiz uma palestra intitulada "Tecnologias Digitais na Educação e os Novos Paradigmas da Sociedade Informacional". O público era formado por professores de Direito da Universidade Estadual da Paraíba,muitos deles desembargadores, promotores e juízes. Fino, não? Foi muito interessante porque levantamos questões relacionadas ao aspecto prático do trabalho docente, mas também falamos sobre as subjetividades da profissão que também sofre os impactos das novas tecnologias. Todos foram muito receptivos e simpáticos, e o tempo que estava estimado em 40 minutos, foi ampliado para 2 horas! Assumi o compromisso de retornar para darmos continuidade ao assunto e discutirmos novas possibilidades da prática pedagógica. Acabei pegando a estrada bem tarde, mas ofereci carona para o professor Afrânio que estava prestigiando a palestra, um senhor de idade avançada(espero que ele não leia este blog), mas que me contou tantos "causos" engraçados de seus tempos de promotor e procurador que nem percebi o tempo passar. Usando uma frase ouvida do meu novo amigo ontem, posso dizer que destes momentos "o que fica realmente é a amizade. O resto é bobagem..."

terça-feira, 29 de julho de 2008

Enecomp e a Educação a Distância

Esta semana está acontecendo em Campina Grande, o Encontro Nacional dos Estudantes de Computação. O evento está sendo organizado pelos alunos de Computação da UEPB e fiquei muito orgulhosa do trabalho dos meus alunos no evento.Fui convidada para participar da mesa sobre Educação e os temas para debate eram o Reuni, o Enade e a Educação a Distância. O movimento estudantil é contra a Educação a Distância porque acredita que o governo desenvolve este programa para baratear o ensino superior. Na minha exposição, fiz questão de deixar claro os aspectos positivos e os negativos da Educação a Distância enquanto política pública, sem tentar mudar a opinião de ninguém.O grupo é muito interessante, mobilizado e disposto a organizar suas estratégias de forma séria e responsável. Agora, o que realmente me espantou, é que o movimento estudantil, por não aceitar a Educação a Distância, tem como política ignorar completamente os alunos da EAD. Neste aspecto, fui bastante contundente, porque os alunos de EAD tem os mesmos direitos e deveres do aluno presencial, com direito a voz e voto. Seria a mesma coisa que ser contrário ao sistema de cotas rechaçando os alunos cotistas. Todo movimento social está estabelecido nos pilares da inclusão e da defesa dos direitos das minorias. Se não o faz na sua base, como justificar as demais ações como legítimas? Por isso tudo, foi muito bom participar da discussão e ter espaço para mostrar um outro aspecto da questão.

domingo, 27 de julho de 2008

Professor Pausch

Uma das coisas mais fantásticas da tecnologia hoje é a facilidade com que podemos compartilhar momentos únicos, repletos de humanidade, felicidade e reflexão, muitas vezes com pessoas que não conhecemos e não vamos conhecer nunca.É o caso do professor de informática Randy Pausch, que inspirou o livro A Última Lição e morreu na última sexta-feira(25/07) em sua casa da Virgínia, nos Estados Unidos. O professor, de 47 anos, ficou famoso em agosto de 2007 ao dar uma aula gravada em vídeo e disponibilizada no You Tube, na qual informava ter câncer de pâncreas e explicava aos alunos a forma como pensava em enfrentá-lo. A aula foi transformada no livro A última lição, escrito pelo jornalista do Washington Post Jeffrey Zaslow.Os vídeos colocadas no YouTube tiveram mais de 10 milhões de downloads. Na palestra fica evidente a felicidade dele em ser professor e o poder de seu trabalho com os alunos. Essa energia incondicional que podemos quase "ver" em alguns professores não é regra, pelo contrário. Quem acompanha este blog sabe do meu entusiasmo em estar em sala de aula e o quanto eu acredito no potencial dos meus alunos. Foi muito bom ver esta "luminosidade" na fala do Professor Pausch. Vale a pena ver o vídeo e refletir sobre várias passagens interessantes.O final é particularmente emocionante e nos faz pensar o quanto a vida merece ser vivida de forma intensa.


- "Experiência é aquilo que você conquista quando não conseguiu o que queria".
-"As paredes de tijolos estão lá para nos mostrar o quanto queremos alguma coisa".

Pós-Graduação a Distância no SENAC

Hoje eu participei da aula inaugural do Curso de Educação Ambiental a Distância do Senac. A nova turma é muito interessante, todos muito empolgados com a questão ambiental. Eu, Joelma, Joácio, Ilka e Nilza, somos professores-tutores do curso e já estamos muito entrosados, temos uma formação parecida e tivemos uma boa experiência com a turma anterior. Fiquei surpresa com a diversidade de formação, expectativas e cidades de origem. É sempre bom conhecer novas pessoas e trocar idéias. Um curso como este atinge dois objetivos fundamentais para a nossa sociedade hoje. O primeiro é a formação básica das pessoas para o desempenho de suas atividades profissionais. O outro, na minha opinião o mais importante, é a conscientização ambiental e multiplicação de idéias e ações que são registradas nos trabalhos de conclusão. O curso é realizado a distância, com alguns momentos presenciais, trabalhos de campo, etc. que são muito bem aproveitados pelos alunos e professores. Quem tiver interesse em se inscrever, as matrículas ainda estão abertas e o telefone é (83) 32083100.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

T CHIP

Sei que está em cima da hora, mas vale a pena divulgar no blog: no próximo dia 24 acontecerá o I Colóquio Sobre Hipertexto, em Fortaleza (na UFC). O evento está sendo organizado pelo Prof. Júlio Araújo, da UFC, e contará com a participação da Profa. Dra. Ilana Snyder, da Monash University, na Austrália, que é um dos expoentes mundiais no estudo dos letramentos na Web. O portal do evento está publicado como blog, uma idéia muito interessante e totalmente antenada com a web atual e com o tema do evento. Parabéns ao idealizadores!O envio de trabalhos para apresentação pode ser feito até o dia 20 (domingo) e os valores das inscrições,com ou sem trabalhos, é totalmente inclusivo (20 e 15 reais, respectivamente). Como o evento está concentrado em um só dia, vale a pena fazer um esforço para participar.E só para completar o post, o nome do evento não é fofo?

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Alguns Dados Sobre a Pesquisa em Educação

Dando continuidade ao assunto pesquisa e publicações, fui buscar alguns dados sobre o assunto no site da Capes. O relatório da Capes 2007, que apresenta dados consolidados dos programas de pós-graduação em Educação, evidencia algumas questões interessantes. Tive o trabalho de transformar os números da planilha em percentuais e o que observamos é a maciça concentração de cursos de pós-graduação na Região Sudeste (52%). O Nordeste apresenta 13% dos cursos de pós-graduação, percentual semelhante ao Centro-Oeste, enquanto a região Norte contribui com apenas 4%. O interessante é que o percentual de publicações acompanha estes números, ou seja, existe uma relação direta entre o número de programas e o percentual geral de publicações.No caso do Nordeste, o percentual de cursos corresponde a 13% e o percentual de publicações acompanha este número, com 12%. A Região Sudeste com 52% dos cursos, apresenta um percentual de 54% (nada de extraordinário, embora tenha índices impressionantes - 69% - na produção das teses). Quando observamos os tipos de publicação, aparece uma pequena distorção, por exemplo, em artigos internacionais o Nordeste apresenta uma contribuição de apenas 7%. Apenas a Região Norte apresenta percentuais de publicação sempre inferiores ao quantitativo de cursos. Diante deste quadro, o aumento da produção acadêmica no Nordeste poderá ocorrer se forem criados mais programas de pós-graduação, com mais professores produzindo. Não existe um indicativo de baixa produtividade na região, mas obviamente poderíamos apresentar melhores resultados. A criação de novos programas é fundamental, principalmente em Educação que já não consegue contemplar a diversidade de temáticas em seus programas tradicionais. É interessante observar que as Universidades Estaduais, que se caracterizam por oferecer cursos de licenciatura nas diversas áreas, encontram dificuldades em oferecer pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. As soluções necessárias para equilibrar as forças entre as regiões só apresentarão resultados em médio e longo prazo.Para percebermos qualquer mudança nestes dados, precisaremos começar a estruturar as mudanças imediatamente.Analise o resumo dos dados através dos gráficos a seguir e tire suas próprias conclusões.


domingo, 13 de julho de 2008

Muita Arquitetura, Alguma Arte e Nenhuma Ciência

Hoje tive um domingo ameno e aproveitando a temperatura agradável, fui conhecer a comentada Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes. Bem... como direi? Tudo muito asséptico, isso, esta é a palavra que eu definiria o complexo arquitetônico by Niemayer. Limpeza, brilho, tudo impecável. Uma guarda armada que parecia a Swat, e eu já na entrada fui ficando animada. Afinal, tantos guardas só podem estar guardando algo importante, certo? Bem...como direi? Não acredito que o acervo valesse a quantidade de robocops não... Mas eu não entendo de arte, posso estar enganada. Quanto ao projeto arquitetônico, bem Niemayer é único, é claro, mas foi impossível não me lembrar do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Quando eu subi a rampa, já me senti em casa, o que não deixa de ser positivo. Depois de ver as obras dos artistas e os desenhos e fotos da construção (com o singelo título "A Construção de um Sonho"), procurei a área de ciência. E aí meu caros, reside minha total perplexidade, não existe nada de ciência na estação ciência (perdão, Cabo Branco)! Fiquei me perguntado, se era para ter um local de exposição de obras de artistas paraibanos, não servia o Espaço Cultural ou o Mercado de Artesanato, não? Sim, o nome é Ciência, Cultura e Artes. Bom, eu só vi Arte e a palavra Ciência vem em primeiro lugar, e olha que não está sequer em ordem alfabética. Penso que é importante um espaço como este em João Pessoa, a arquitetura é muito bonita e certamente será um ponto turístico importante na cidade. Mas, por favor, não vamos esquecer a proposta inicial e acabar transformando a Estação Ciência (perdão, Cabo Branco) no museu do Lampião e Maria Bonita. Nada contra, mas até onde eu sei, o objetivo era muito diferente do que está sendo feito.Depois de hiperventilar com este passeio, fui assistir a Wall-E no cinema. Não é que na animação da Pixar encontrei ciência do começo ao fim? Vai entender...

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Pós-graduação,Pesquisa e Publicações

Semana passada a nossa coordenadora da pós-graduação estava en-lou-que-ci-da com as mudanças que a Capes está propondo para a avaliação dos programas de pós-graduação. Uma das questões centrais da avaliação está relacionada, entre outras coisas, com a produção (leia-se publicações). O problema é que a produção do nordeste é sempre inferior ao centro-sul, desequilibrando a relação de forças. Nas avaliações anteriores, a inserção social dos programas de pós-graduação eram consideradas como pontuação na avaliação final. Parece que agora este item não será pontuado, o que nos remete ao questionamento sobre o real propósito dos cursos de pós-graduação. Os trabalhos publicados que nunca chegarão ao bolsão mais pobre do país são mais relevantes do que programas de pós-graduação que estão inseridos socialmente? De qualquer forma, a preocupação com a publicação científica não é um problema nacional. No blog de Cristobal Cobo está relatada a diferença gritante entre os países. "A América Latina apresenta menos representação na ciência e tecnologia no contexto internacional e mais marginalizada... Os Estados Unidos sozinho representa 30% dos trabalhos publicados, enquanto 90% das revistas na América Latina não são incluídas em nenhum indexador, tornando-as anônimas. Embora a pesquisa no terceiro mundo represente 24% dos cientistas no mundo, é praticamente ignorada pela comunidade científica internacional".Se construirmos um mapa da produção acadêmica por região no Brasil, encontraremos uma distorção semelhante.Mas isso já é trabalho para outro post.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Evento da ANPAE em Natal

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte sediará, em 2008,o V Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e o VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN.O V Seminário Regional e o VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN, a exemplo do realizado em 2006, na mesma Universidade, tem o propósito de reunir pesquisadores que desenvolvem estudos na área de política e gestão da educação e em áreas correlatas procurando interagir, ou seja, buscar aproximações epistemológicas, teóricas e metodológicas, contribuindo para a investigação científica e as práticas educacionais voltadas, também para a gestão escolar.A escolha da temática – Política, Gestão e Qualidade do Ensino – justifica-se na medida em que contempla o aprofundamento de estudos e discussões efetivadas no IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e o V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN, em 2006, na UFRN, denominado “Políticas de Formação e Gestão Educacional”. As inscrições para apresentações de trabalhos estão abertas até 25 de agosto, nos seguintes eixos temáticos:


1 História, Cultura, Política e Gestão da Educação
2 Práticas Educativas, Gestão Escolar e Formação Docente
3 Comunicação, Linguagens e Gestão do Conhecimento

Ads Banner

Google Analytics