domingo, 31 de agosto de 2008

A Nada Mole Vida de Professora-Substituta

Eu li várias vezes um livro chamado Papai Pernilongo na minha adolescência e o primeiro capítulo do livro (na minha tradução), chama-se Quarta-feira Deprimente. Lembrei deste livro esta semana, porque entre tantas atribuições, fui obrigada a fazer novamente o processo de seleção para professor-substituto da Universidade. Foi deprimente mesmo, eu nem tive ânimo para comentar o assunto aqui no blog. Por uma série de razões que não vale a pena discutir (ou tentar entender), os contratos de substituto não são renovados automaticamente, é necessário um novo processo de seleção para validação. Desde que eu cheguei aqui na Paraíba, não houve ainda um concurso público para professor que eu pudesse me enquadrar nas especificações. O mais próximo foi na UFCG de Cajazeiras, e como eu não estou disposta a mudar de cidade mais uma vez, não fiquei interessada. Fui a única inscrita (penso que os outros são mais sábios que eu), mas o processo com um ou cinqüenta é o mesmo, passei horas tirando cópias dos documentos, toda a quarta-feira preparando aula e fiz a prova didática na quinta. O sorteio do ponto foi interessante, a Educação a Distância no Contexto Histórico e Social. Fiquei pensando, depois de quatro semestres dando aula da mesma disciplina, se eu tivesse feito uma aula ruim, era mesmo para sair de cena espancada com um martelinho de borracha. Fui aprovada, mas o que mais me estressou nesta história toda é que eu estava orientando vários alunos da graduação que confiaram no meu trabalho e contavam comigo. Já pensou se eu sou reprovada? Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!!! A parte cômica da situação foi uma das professoras da banca que quando me viu, exclamou surpresa: - Ué... eu jurava que você era professora efetiva! Minha resposta imediata: - Eu também, professora, eu também...

domingo, 24 de agosto de 2008

Novas Idéias, Antigos Ideais

O título desta postagem era o slogan de um banco há alguns anos atrás. O objetivo era mostrar que apesar da modernização e informatização do banco, os ideais eram sólidos e conservadores (bem, tratando-se de um banco devia estar se referindo à usura que já vem desde os tempos bíblicos...). Na prática docente de quem busca a tecnologia como mediação pedagógica, esta frase se aplica ao confronto tecnologia x humanização. Muitos professores acreditam que estão revolucionando a prática pedagógica porque transferiram suas transparências "old fashion" em acetato para uma produção medíocre do Power Point, apresentada através de um projetor multimídia. Os alunos a cada semestre estão mais críticos em relação ao papel dos professores e percebem que os antigos ideais estão apenas revestidos de novas ferramentas. Infelizmente, os antigos ideais se referem aos velhos hábitos: provas de decoreba, pegadinhas, trabalhos extensos e improdutivos, etc. Começamos este semestre com laboratórios de informática novinhos para os alunos de Licenciatura em Computação. A Núbia (que é a chefe do departamento), moveu mundos e fundos para organizar os espaços, motivada cinqüenta por cento pelo dever cívico e profissional, e cinqüenta por cento pelo receio que os professores se matassem nos corredores pelo uso dos laboratórios. Até eu, que sou da cultura da paz, já tive vontade de distribuir bofetões nos professores folgados que não respeitavam as escalas de uso. Bom, como Núbia é uma professora consciente da infinita capacidade de baixaria de seus pares, ela fez uma peregrinação digna do Caminho de Santiago de Compostela para conseguir os equipamentos e as salas. Agora com os laboratórios lindos de morrer, percebo que caberá aos professores e alunos não apenas a conservação do espaço físico, mas sobretudo a potencialização de seu uso em aulas mais criativas e dinâmicas. A cada dia que passa percebo que a grande inovação que podemos empregar em nossa prática em sala de aula é a mudança de atitude. Afinal, precisamos repensar a estética, a retórica, a família e nós mesmos... Ah, a foto que ilustra esta postagem é da minha turma da noite (no laboratório novo, é claro!).Eles não são fofos?

domingo, 17 de agosto de 2008

Edublogosfera

Esta é a centésima postagem deste blog e nada mais blogmaniac do que "linkar" nosso blog em outro blog! Quando eu fiz este blog, minha intenção era pesquisar a navegação na rede, a partir dos fundamentos da etnografia digital, do Prof. Wesch. Logo fiquei encantada com as possibilidades infinitas da formação de uma rede para compartilhar informações e conhecimento. Recebi um convite hoje para postar as informações do meu blog na Edublogosfera, que reúne os professores blogueiros do país. Precisamos muito intensificar esta troca e conhecer o trabalho, as dificuldades e as aspirações de nossos colegas. Se tem uma coisa que aprendi na rede, é que não estamos sozinhos em nossas dificuldades, dúvidas e divagações. Para participar desta rede é muito fácil, eu solicitei um convite no blog Edublogosfera. Depois fiz uma foto do meu blog no Thumb, coloquei as informações mais importantes e postei no blog. No Portal do Professor (MEC), na seção links, existe uma referência ao uso do blog com informações pedagógicas e práticas sobre a sua utilidade (classificado no site como recursos digitais). Ou seja, a ferramenta blog apesar de tantas controvérsias, vem se consolidando como um meio eficaz de apresentar conteúdos, estabelecer trocas e divulgar conhecimento. Tomara que esta rede seja intensificada com a participação de todos os professores blogueiros!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Encontro com a Professora Ann Louise Bishop

A Profª Dra. Ann Louise Bishop, da University of Illinois, nos Estados Unidos, esteve conosco na UFPB através do Fulbright Specialists Program.A pesquisadora ministrou um seminário e workshop sobre informática comunitária, estabelecendo linhas de ação de acordo com inovações teóricas e metodológicas propostas para a temática e viabilizando a criação de um grupo de pesquisa com a participação de pesquisadores da UFPB e da University of Illinois.Aproveitando a visita, a convidamos para nos apresentar seu trabalho com os professores e alunos da linha 5, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Ela foi conversar conosco sobre o projeto de Informática Comunitária desenvolvido pelo MSTE (The Mathematics, Science and Technology Education). Os projetos são voltados para crianças e jovens filhos de imigrantes e agregam um processo de formação ao uso da informática. Um dos projetos desenvolvidos ligados ao projeto educacional, é a criação de uma nova escola com o currículo voltado para o engajamento político e social, que são levados também para a comunidade. Os professores são alunos da universidade e desenvolvem atividades com os alunos ajudando no dever de casa, como um reforço escolar e outras atividades, como por exemplo a animação de histórias, contadas de forma virtual. O público dos projetos varia desde crianças do jardim de infância até adolescentes do High School. As histórias são desenvolvidas pelos alunos, e os professores encorajam o desenvolvimento de temas voltados para o fortalecimento familiar e da comunidade. Um dos outros projetos desenvolvidos não envolve computadores, eles trabalham com pintura e desenhos de livros. Muito interessante é o uso do software Squeak, que permite que o aluno desenvolva linhas de comando para criar animações, desenhos, etc.como o Logo que conhecemos por aqui. A proposta do projeto é bem similar ao Programa Casa Brasil desenvolvido nas periferias pelo Governo Federal. Eu convidei a professora para conhecer uma das unidades da Casa Brasil aqui em João Pessoa, mas ela já estava voltando para os EUA hoje mesmo. Indiquei o endereço do site do Casa Brasil para que ela pudesse pesquisar e entrar em contato para troca de experiências.Alguns pontos que achei interessantes na exposição da Profª Bishop:


¤O projeto não é entendido como extensão, mas sim como pesquisa, já que os professores e alunos utilizam as ações realizadas na comunidade para desenvolver suas pesquisas (nós ainda continuamos insistindo no tripé ensino, pesquisa e extensão como elementos dissociados);


¤A comunidade é de origem porto-riquenha e buscam fortemente manter suas raízes culturais, elemento que é incentivado pelo projeto;


¤A informática é usada como um atrativo para estimular a participação e desempenho dos alunos;


¤O projeto é uma articulação entre a universidade, a comunidade e as escolas, reforçando a necessidade de entrosamento e diálogo entre todos os elementos que fazem parte da vida do aluno.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Banco de Imagens do MEC

Desde que começamos o curso de Licenciatura em Geografia a distância aqui na UEPB, venho pensando em desenvolver um banco de imagens para promover a integração entre os alunos e a disseminação de informações importantes sobre as paisagens e os lugares, através das imagens.A idéia é que os alunos dos diferentes pólos enviem fotos da paisagem dos lugares e de eventos culturais que retratem a sua realidade. É o contraponto entre o local e o global, ao mesmo tempo que tornamos o nosso aluno sujeito com voz e ação no processo de aprendizagem. O uso deste banco de imagens poderá ser usado pelos professores em suas aulas e trabalhos, enriquecendo o material e dinamizando os conteúdos. No próximo semestre, vamos transformar este banco de imagens em um projeto com uma exposição das fotografias ampliadas no final. Eu sempre tive interesse em fotografia e agora com as facilidades das câmeras digitais, ficou bem mais fácil investir neste hobby. Por estas razões, fui verificar o banco de imagens que O MEC disponibilizou em seu site, com as fotografias classificadas em categorias. Embora a maior parte das fotos disponíveis seja apenas imagens jornalísticas de eventos promovidos pelo próprio MEC (meu Deus, porque alguém acredita que fotos de inauguração cortando uma fita de seda em trinta ângulos diferentes, são interessantes?), é possível encontrar fotos bem legais na categoria meio ambiente.

domingo, 10 de agosto de 2008

Dia dos Pais

Hoje é dia de paparicar e bajular bastante todos os pais (biológicos ou emprestados) que fazem parte de nossas vidas. Eu hoje não tenho mais pai para comemorar este dia, e realmente é estranho não ter a quem chamar de pai. Eu tive um Baba muito especial que já não está mais com a gente, mas não sai de nossa memória. Emoldurei umas fotos lindas, bem antigas, de quando ele era paraquedista (ou Pqd, como ele costumava dizer). Meu conforto foi que ele chegou a ver as fotos na parede da sala, em lugar de destaque. Bom, mesmo não tendo pai, tenho uma filhinha pequena e para comemorar o dia de hoje, fomos tomar café da manhã bem cedinho no Mangai, um restaurante de comida regional daqui. Foi o presente de dia dos pais de nossa baby que resolveu acordar com o sol nascendo... Ela nunca faz isso, mas hoje resolveu inovar. Fiquei surpresa porque encontrei além da figura do pai, avô e até bisavô comemorando juntos o dia.Esta relação com o patriarca da família é mais acentuada aqui no Nordeste, pelo menos no aspecto da estrutura familiar. Aos pais de todos os lugares, que estão próximos ou distantes, um feliz dia dos pais!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

De Volta ao Batente...

Depois de uma pausa para respirar um pouco, as atividades acadêmicas recomeçaram esta semana. Vou fazer duas disciplinas no doutorado, as obrigatórias da linha 5. Pensei em fazer alguma outra na Sociologia ou em Letras, porque preciso atingir os 37 créditos necessários para a conclusão do curso. O mais surreal é que eu tenho 40 créditos concluídos no mestrado. Imaginem só, a lógica é que no doutorado sejam aproveitados 10 créditos do mestrado, somando com 27 créditos cursados no período. No meu caso, vou totalizar o mestrado e doutorado com 77 créditos! Ou seja, 1.155 horas de trabalho... Não me entendam mal, eu gosto muito de estudar, mas o problema é que eu não pude me afastar das minhas atribuições de trabalho para me dedicar exclusivamente ao doutorado. Se fosse assim, eu faria todas as disciplinas possíveis e imagináveis na universidade. Para completar, este semestre só foram oferecidos tópicos e seminários das linhas do PPGE. Eu queria muito fazer uma disciplina sobre as políticas públicas, me ajudaria bastante no meu trabalho. Preciso agora dar conta da minha tese para qualificar em fevereiro, além de fazer um curso rápido de francês para ser aprovada na proficiência no final do ano. Ontem na disciplina Seminários de Pesquisa, a professora nos designou para orientar dois alunos de mestrado na própria disciplina, sem possibilidade de dizer não. Neste semestre eu tenho apenas nove orientandos defendendo sua monografias no final do mês, oito orientandos da especialização a distância do SENAC para apresentar até outubro e quatro orientandos da graduação do Curso de Computação.Arrrrggghhhhh... Cadê meu maiô patriótico??????

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