segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Fim da pesquisa!

Nos últimos dois anos, eu trabalhei desenvolvendo a pesquisa "Letramento Digital, Autoria e Colaboração em Rede: Os Professores da Educação Básica e o Papel das Licenciaturas a Distância na Apropriação das Tecnologias Digitais", financiada pelo CNPq. Não vou relatar os meus momentos de desespero com a burocracia para não parecer mal agradecida ao órgão de fomento, mas quase tive um colapso nervoso no final! Quando eu estava no doutorado, eu tinha como um dos objetivos da pesquisa analisar se a modalidade a distância era um diferencial no processo de apropriação tecnológica e letramento digital dos alunos. Como eu precisei antecipar a finalização do doutorado, não tive tempo para aprofundar a pesquisa. O projeto apresentado ao CNPq é uma continuação da minha tese de doutorado e finalizei a pesquisa no mês passado. Durante o processo, criei um blog para divulgar os resultados que encontrei e tornar as informações acessíveis para qualquer pessoa. Os principais pontos da pesquisa estão publicados no blog, assim como o relatório final. Antes mesmo de conseguir um tempo para respirar e dizer "finito", aprovei outra pesquisa no edital Universal do CNPq: "Perfil, práticas e percursos dos professores da Educação Básica com cultura digital consolidada e ações efetivas de autoria e colaboração em rede". O interessante nessa pesquisa é que parte dos sujeitos são pessoas queridas da rede com trabalhos incríveis que merecem ser analisados com profundidade. Vou continuar com o blog de divulgação da pesquisa e tenho três anos pela frente para tentar contribuir, compartilhar e colaborar com o conhecimento sistematizado sobre o tema.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A rede no Hipertexto2012

Terminou ontem o Simpósio Hipertexto Tecnologias e Educação com uma programação que permitiu muitas discussões interessantes e boas surpresas. Participei da mesa sobre o UCA, com considerações sobre a importância da cultura digital na inserção das tecnologias digitais na escola. Foi muito bom ouvir o relato de experiências dos professores de diversos lugares do país e reencontrar bons amigos virtuais e presenciais (adoro quando essas fronteiras são superadas!). Não consegui participar de tudo que eu gostaria por causa dos horários conflitantes, mas a correria pós-moderna é assim mesmo. Meus alunos e orientandos apresentaram seus trabalhos (foram seis no total) e aproveitaram muito o evento, participando das palestras e tietando os professores. A rede de colaboração não só está formada, agora ela realmente está consolidada!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Hipertexto 2012

Começou hoje o 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede, evento que acontece até o dia 15 de novembro no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Com mais de mil participantes, de diferentes domínios das Ciências Humanas e Exatas, o Simpósio terá 5 conferências e 430 trabalhos distribuídos entre sessões de comunicação e pôsteres digitais, além de mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições e a entrega do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais". O evento terá a palestra de abertura com o meu querido Professor João Mattar (UAM-Brasil e PUC-SP). "Durante a palestra Parangolé x Batman, o especialista no desenvolvimento de técnicas para dinamizar redes sociais falará sobre como na “desestrutura” do ciberespaço podem ser planejadas estratégias educacionais afinadas com as demandas do século XXI". Vou participar do evento com seis trabalhos de alunos e uma mesa redonda intitulada "PROJETO UCA – UM COMPUTADOR POR ALUNO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES", com os professores Patrícia Smith, Sérgio Abranches e Paulo Gileno (mediador). A mesa redonda será no dia 15, a partir das 13:30h. Depois da maratona em pleno feriadão (de quem foi essa ideia, hein?), vou fazer um resumão aqui. A programação geral está disponível para download.

sábado, 3 de novembro de 2012

Percursos interessantes na disciplina Introdução à EaD

Neste semestre, estou conduzindo a disciplina Introdução à Educação a Distância junto com a querida Professora Thelma Panerai, no PPGEdumatec/UFPE. A turma tem excelentes alunos e estou aproveitando para construir várias situações de análise das práticas que conduzem a modalidade a distância. Já fizemos um experimento sobre o Amadeus e agora estamos testando o uso de espaços de discussão fora dos ambientes virtuais de aprendizagem, para compararmos com as funcionalidades que usamos no nosso ambiente. Estamos usando o projeto de autores convidados do blog Caldeirão de Ideias a partir do meu post "Ambientes virtuais: novos espaços de aprendizagem?" para testarmos espaços de interação mais abertos e não-formais. Os comentários estão começando a bombar e pretendo chegar ao conceito de PLE (Personal Learning Environment) através do nosso experimento. Quem quiser participar, é só interagir lá no blog, vamos ver o que conseguiremos fazer. Resultados em breve aqui no blog ou em uma rede social perto de você!

Ads Banner

Google Analytics