terça-feira, 25 de junho de 2013

Software livre e Educação: finalmente!

Foi publicada uma matéria muito interessante no Portal Terra sobre a capacitação dos professores para o uso do software livre nas escolas. A matéria apresenta algumas questões importantes sobre o uso do SL na sala de aula e apresenta a opinião de importantes integrantes do GT Educação do Fisl. No texto, Rainer Krüger (Pandorga Linux), diz que “A dificuldade não é ter software livre nas escolas, mas sim saber usá-lo como ferramenta pedagógica”. A coordenadora do GT Educação no Fisl, a minha querida Ana Cristina Matte, do grupo de pesquisa Texto Livre da UFMG, afirma que “A tecnologia está aí, é livre, mas precisa de pessoas capacitadas para saber usá-la". O texto diz ainda que Ana Cristina considera que "o professor precisa ser sujeito ativo na produção dos softwares, pois eles podem adequar o ambiente online à necessidade local e, assim, resolver problemas específicos de cada região". Fiquei muito feliz com a merecida visibilidade do GT Educação e das pessoas que lutam por sua realização. Existe uma luta incansável das pessoas que acreditam que a Educação tem um papel fundamental para o futuro do SL (sim, sei que parece um absurdo, mas muitas pessoas não pensam assim!). Já estava na hora desta discussão ganhar o mundo. Infelizmente, não poderei participar do Fisl na próxima semana, mas os meus queridos ex-orientandos, Wilkens Lenon e Rafaela Melo, estão trabalhando muito para o sucesso do GT Educação. No próximo ano estarei lá, firme e forte!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação

Com o tema Aprendizagem móvel dentro e fora da escola, acontecerá em 2013 o 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. "Promovido pelo Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (NEHTE/UFPE) e pelo Grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE), o Simpósio Hipertexto é realizado através de parceria entre a Pós-Graduação em Letras e a Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade. A partir desta quinta edição o evento passa a ser anual e vai acontecer simultaneamente ao 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, entre os dias 13 e 15 de novembro deste ano no Centro de Convenções da UFPE". Estão confirmados importantes pesquisadores internacionais e brasileiros como Jim Lengel (USA), Ana Amélia Carvalho (PRT) e Stephane Simonian (FRA). O corpo de pesquisadores brasileiros é composto por nomes como Luciano Meira (BRA) e José Manuel Moran (BRA). Os coordenadores do evento são os meus queridos colegas Antônio Carlos Xavier (Nehte/UFPE) e Alex Sandro Gomes (CIn/UFPE). Eu participo do Hipertexto desde a sua primeira edição e é um presentão o evento acontecer na UFPE. As inscrições estão abertas, o evento é uma delícia e vale muito a pena participar das discussões que possibilitam a convergência da linguagem e o uso da tecnologia na Educação!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Universidade, EaD e Software Livre (UEADSL)

Começou no dia 10/06 um evento virtual muito interessante: o UEADSL2013.1. O evento é promovido pelo grupo Texto Livre e tem apoio da Faculdade de Letras da UFMG. A proposta é discutir durante uma semana o uso do Software Livre nas universidades e na Educação a Distância. O evento conta com convidados do Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais para "as conferências de encerramento que, graças ao fato do evento ser assíncrono, já podem ser acessadas e comentadas pelo público. A inscrição no UEADSL2013.1 é gratuita e todos os participantes com pelo menos 3 comentários em palestras diferentes receberão certificados de participação". Acompanhe, apoie e discuta!

"O compartilhamento de arquivos e sua importância para a cultura livre" - conferencista: Francisco Prates Jr, Técnologo em Tecnologia da Informação e ativista e integrante do Movimento Partido Pirata do Brasil no Rio Grande do Sul.

"Fazer Cerveja e Fazer Distribuição Linux: uma ode à diversidade" - conferencista: Paulo Cesar Vieira Pereira, analista de sistemas, funcionário do Banco Central (São Paulo) e Gerente de Computação do Fisl na Escola.

"Quem é livre no Facebook?" - conferencista: Carlos Henrique Silva de Castro, doutorando em Linguística Aplicada pela UFMG (desde 2011), desenvolvendo atividades na Universidade da Califórnia em Santa Barbara e membro do Grupo Texto Livre.

"O processo de reelaborações de gêneros discursivos em redes sociais" - conferencistas: Julio Araújo e Sayonara Melo Costa, ambos membros do projeto Hiperged da UFC (Ceará).

Lançamentos de livros

Temos dois lançamentos interessantes para compartilhar aqui no blog, um disponível no formato digital (yeeeeaahhhh) e outro no formato impresso (ahhhnnn... oh, wait!), mas que também estará livre na web (yeahhhhhh de novo!). O primeiro é do Professor Antonio Carlos Xavier, intitulado Retórica digital: a língua e outras linguagens na comunicação mediada por computador. "A publicação eletrônica, escrita em formato de ensaio, tem o objetivo de dissertar sobre “retórica digital”, tema que o autor nomeia como uma grande colcha reflexiva de retalhos". A obra foi organizada em três grandes blocos temáticos: Língua, linguagens, tecnologias; Língua, linguagens, identidades (adoro!); e Língua, linguagens, retóricas. O segundo lançamento é do Professor Nelson Pretto e será no dia 18 de junho, em formato impresso e digital: Reflexões: ativismo, redes sociais e educação, pela editora Edufba. O livro impresso será vendido no site da editora da UFBA e também estará disponível na web em Creative Commons no repositório institucional da UFBA. "O livro apresenta um mosaico de reflexões do autor sobre diversos assuntos escritos ao longo dos últimos cinco anos, abordando principalmente temas relacionados com a presença das redes sociais, o ativismo juvenil na internet e suas relações com a educação, passando pelas políticas públicas da educação, cultura, comunicação, ciência e tecnologia". Boa leitura!

I'm alive!

Sim, pessoas queridas, eu estou viva e operante! Meus blogs estão completamente abandonados e meus leitores solitários porque não tenho dado conta das minhas atividades. Não pude tirar férias por causa da greve (+bancas+defesas+concursos+palestras+projetos) e o corpo não está conseguindo acompanhar o ritmo frenético da minha vida maluca e sem-noção. Uma coisa eu posso dizer: o meu Lattes está tão turbinado que já deve estar saindo fumaça do link! Tenho muitas coisas para publicar aqui e vou começar a colocar o meu blog em dia. Então, já que promessa é dívida, vamos ao trabalho!

Ads Banner

Google Analytics