quinta-feira, 26 de junho de 2014

Próximo evento: Coimbra!

Estou preparando a minha apresentação para o Congresso Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável que acontecerá entre os dias 1 e 4 de julho, em Coimbra. Fui gentilmente convidada pela professora Márcia Barbosa, professora da Universidade Federal de Pernambuco que está desenvolvendo atividades de pós-doc em Coimbra. O Congresso é "uma organização conjunta entre duas faculdades da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e a Faculdade de Letras, enquadrando-se em particular no trabalho de uma equipa do GRUPOEDE do CEIS20 que, ao longo dos últimos anos, tem ajudado diferentes municípios em questões de planeamento da educação no território, assentando os últimos contributos nos Projetos Educativos Locais, documentos de planeamento estratégico na área da educação". O evento propõe discussões muito interessantes sobre as configurações territoriais e Educação. Vou participar de uma mesa-redonda no eixo temático 4: Educação, Patrimônio e Cultura. Espero contribuir para as discussões e aprender bastante!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Uma breve reflexão sobre as escolas de Portugal

Eu ainda vou escrever mais detalhadamente sobre a experiência do pós-doc, mas não posso deixar de pensar no conceito de deslocamento das identidades do Stuart Hall. Além de todo o envolvimento acadêmico que as experiências com outros marcos teóricos, campos de pesquisa, relações de trabalho e pesquisa permitem, existe a necessidade de mudar o seu ponto de equilíbrio, colocar em dúvida as suas certezas e, sobretudo, mudar a perspectiva. O contraponto da realidade das escolas públicas em Portugal com a realidade brasileira é gritante, mas o mais assombroso é que somos tão iguais e ao mesmo tempo completamente diferentes. Em alguns momentos, quando ouço os meus sujeitos de pesquisa, me sinto arrastada em um vértice temporal e vejo que a nossa realidade hoje reflete o contexto deles há dez anos. Não pensem que tudo é mais fácil aqui, porque não é!

O país vive um momento difícil e o mais surpreendente é que mesmo em um contexto tão desfavorável, as condições de trabalho e a estrutura das escolas é impressionante. A escola que ilustra esse post não fica na região mais privilegiada do país e muito menos é uma escola que foi especialmente contemplada pelo poder público. É uma escola linda, iluminada e equipada que conta com um trabalho de gestão primoroso. São realizados projetos diversificados que buscam encontrar formatos e propostas que sejam adequadas aos seus alunos. Trabalhoso, sem dúvida, mas absolutamente necessário para vencer a evasão e o insucesso escolar.

O resultado da minha imersão no campo de pesquisa foi o surgimento de muitas outras questões, mas é isso que torna a pesquisa estimulante para mim: entrar com um problema e sair com meia dúzia para destrinchar! Estou feliz com tudo que vi, ouvi e percebi por aqui...Agora é arregaçar as mangas e escrever porque os artigos não vão ficar prontos sozinhos!

Ads Banner

Google Analytics