quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Avanca 2016: Conferência Internacional de Cinema

A 7ª Conferência Internacional de Cinema aconteceu em Avanca (Portugal) no final do mês de julho. Além do calor inacreditável, encontramos também excelentes discussões sobre Cinema e Educação em diversas possibilidades de formatos, mídias e linguagens. Esse foi um aspecto importante que observei no evento: as discussões e reflexões não ficaram restritas aos elementos do cinema ou do campo da Educação, existe uma proposta de relacionar diversos aspectos de diferentes áreas para compreender as possibilidades e propor novos caminhos. Gostaria de comentar três trabalhos que considero ótimos exemplos do que aconteceu em Avanca:

I – Costume e Cinema: The Italian School of the Costume Designers for Cinema. Os italianos Marcello Zeppi e Monica Gallai apresentaram uma discussão muito interessante sobre o papel das escolas de designers de Florença e o papel do poder público e das Fundações para não deixar que esse conhecimento histórico, que tornou a cidade um polo de ensino e difusão do design dos figurinos de cinema, teatro e óperas, seja perdido. A reflexão sobre a história da cidade, a organização social e o sistema escolar, foi fantástica.

II- Educational Use of English Cinema in Classroom. A professora Yumiko Mizusawa discutiu os problemas do sistema de Educação Superior do Japão (sim, o sistema tem muitos problemas!) e apresentou a metodologia que ela implementou para o ensino da Língua Inglesa na universidade. Os alunos de todos os cursos são obrigados a cursar as disciplinas de Língua Inglesa e o resultado não é satisfatório. Ela utilizou os roteiros dos filmes em inglês e japonês e trabalhou o vocabulário e a gramática com esse material. A escolha dos filmes foi muito importante para o trabalho porque não eram filmes conhecidos como blockbusters, eram filmes que retratavam aspectos importantes da cultura dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. Curiosidade: apenas 58% dos alunos que terminam o Ensino Médio ingressam nas universidades. Considerando os indicadores educacionais japoneses, eu imaginava que o número fosse muito maior!

III – Steven Universe e Outros. O professor Nuno Fragata atua na Educação Básica do sistema educacional público português e trouxe uma excelente discussão sobre a animação Steven Universe e suas relações com a aparência, estética, novos arranjos familiares e a questão LGBT. A animação quebra os estereótipos e trabalha com questões importantes relacionadas com o amor, compaixão, fraqueza, pertencimento, entre outros assuntos que não costumam ser abordados em desenhos infantis.

Além das apresentações de trabalhos e palestras, conhecemos uma experiência bem interessante chamada Animation-4All, de Mafalda Sofia Almeida. Ela desenvolve um projeto de investigação multidisciplinar com o cinema de animação como instrumento inclusivo e pedagógico. O material que estava disponível na mostra sintetizava a beleza do projeto muito bem definido pela autora como “um projeto cheio de amor, pensado, estruturado e adaptado onde tudo se torna válido, onde todos contribuem, onde todos têm talento, onde todos têm um papel importante”… A afirmação refere-se ao projeto Animation-4All, mas poderia servir perfeitamente para o evento realizado em Avanca!

Ads Banner

Google Analytics