sexta-feira, 26 de março de 2010

Laptop Educacional (UCA)


A CCE foi a empresa vencedora da licitação para o fornecimento dos laptops educacionais no Programa Um Computador por Aluno (UCA). Depois de manusear a máquina e conhecer a sua interface, vou tentar descrever alguns dos elementos que me chamaram mais a atenção. A máquina tem um visual bem fofinho, a combinação do cinza com o azul ficou muito legal e a ideia do suporte para carregá-la ficou bem funcional. Ela é leve e compacta, não apresenta aqueles espaços que encontramos nos touchpads e entre as teclas dos laptops convencionais. A tela me pareceu pequena, mas não compromete a usabilidade (e temos que considerar que a minha visão já não é mais a mesma...). Ele tem um recurso interessante que permite ampliar a área de trabalho, penso que isso não será problema para os usuários. O teclado é pequeno, mas depois me dei conta que a ergonomia foi pensada para as crianças e jovens, e não para os adultos. Em relação aos softwares, são todos livres, desenvolvidos pela Metasys (empresa que ganhou a licitação para desenvolver os programas) e poderá ser ajustado ao longo do processo, atendendo às necessidades que surgirem. Achei o máximo ele já apresentar na tela inicial os recursos de conexão, mensagens instantâneas e câmera para a gravação de vídeos e fotos. A capacidade de armazenamento é pequena (4Gb), mas a proposta é que os arquivos fiquem armazenados no servidor da escola que irá gerenciar a rede e armazenar os dados (também fornecido pelo MEC). Ele tem o pacote escritório, com editor de texto, planilhas e apresentação de slides e outros aplicativos interessantes. Não tenho a menor dúvida de que os alunos vão aproveitar. E muito!




2 comentários:

André disse...

Eu adorei estes laptops

Unknown disse...

Como ligar? estou com um.

Ads Banner

Google Analytics