Pós-doc

(2014) Pós-doutorado no Laboratório de Antropologia Visual vinculado ao Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, Portugal

Descrição: O Projeto Magalhães está inserido no Programa e-escolinha, ação do governo português para distribuição dos laptops educacionais aos alunos das escolas públicas e privadas. Segundo o documento de apresentação do projeto, o objetivo é garantir a generalização do uso do computador e internet, potenciando acesso ao conhecimento . As escolas contempladas são do 1◦ ciclo e o programa está inserido no Plano Tecnológico de Educação (PTE), criado em setembro de 2007, para realizar a modernização tecnológica das escolas portuguesas (Portugal, 2007). O plano busca interligar a infraestrutura tecnológica das escolas e disponibilizar conteúdos e serviços para alunos, docentes e não docentes. A meta era colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados em modernização tecnológica nas escolas até 2010. No Plano Tecnológico de Educação estão inseridos vários programas voltados para o uso das tecnologias na escola, como por exemplo: internet de alta velocidade, redes sem fio nas escolas, e-escolinha, kit tecnológico, portal das escolas, voz e vídeo nas escolas (vvoip), escola segura etc. Apesar da apresentação em projetos distintos, cada projeto corresponde a uma ação para viabilizar o uso dos computadores nas escolas. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o perfil, a prática e os percursos dos professores atuantes na Educação Básica em Portugal na perspectiva da autoria e colaboração em rede. É exatamente neste aspecto que o nosso plano de trabalho para o pós-doutorado se insere: se a cultura é um elemento determinante, independente das políticas públicas, como poderemos identificar os elementos modeladores da cultura digital e as estratégias para realizar a sua consolidação no processo de formação de professores. Se o contexto escolar brasileiro está estagnado em sua própria inoperância, quais elementos são semelhantes no contexto do Projeto Magalhães e como poderemos superar as barreiras encontradas? Orientador: Prof. Dr. José Ribeiro. Concluído.

2 comentários:

Fernando SC Pimentel disse...

Olá Beatriz,

seu pós-doc. Já realizou? Está em andamento?
Conseguiu bolsa da Capes?

Preciso de suas "dicas", pois preciso encaminhar o meu...

Um abraço

Fernando Pimentel
Ufal

Ana disse...

Oi, Fernando!

Sim, já finalizei o pós-doc, fiz em 2014 na Universidade Aberta com financiamento da Capes. Agora está mais complicado por causa do corte de verbas do governo, vamos torcer para que a crise seja superada logo e tudo volte ao normal.

Abraços,

Ana

Ads Banner

Google Analytics