quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tutoria e Interação em EaD

Na próxima semana, o meu querido amigo João Mattar lançará em Manaus o livro Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning), no CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. A honra de escrever o prefácio foi minha (nem preciso dizer o quanto fiquei fofa com o convite!) e o livro inaugura a série “Educação e Tecnologia”. Segundo a autora do prefácio (cof, cof), "o objetivo desta obra é discutir sobre tópicos como os elementos necessários para a ação docente desse profissional, as estratégias de interação e interatividade, os princípios da docência, as diversas ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem e sua convergência com as redes sociais, além da importância da avaliação e da formação dos professores – e tutores". O livro traz uma discussão importantíssima para a EaD hoje e é leitura obrigatória para todos que pesquisam a modalidade. Vou trabalhar com o livro na minha disciplina do mestrado (Introdução à EaD) neste semestre e tenho certeza que teremos excelentes reflexões.

131 comentários:

Mariah disse...

Que bom que temos pesquisadores que escrevem sobre a importância desse profissional, que juno com os alunos são desbravadores na EAD.

Amanda Costa disse...

Uia! Vou querer um exemplar autografado pelos dois! Beijíssimos!

Edson Silva disse...

Estimados Professores Ana Beatriz e João Mattar é redundante dizer que Vocês estão fazendo história na estruturação e arquitetura da EaD no Brasil. É muito bom saber que poderemos contar com mais esse material para nosso apoio e desenvolvimento. Temos muito para construir e, em uma proporção bem menor, porém não menos importante, faço parte desse legado. Tive a honra de ser aluno Ead do Professor João Mattar e posso dizer que o mesmo é referência para nós que estamos engajados nesse propósito. Temos muito trabalho pela frente para modificar na sociedade os "pré" conceitos em relação a EaD. É fundamental lembrarmos que não existe uma pseudo disputa entre a educação presencial ou a distância, até mesmo porque ambas tem o mesmo objetivo. Quero sim, juntamente com pessoas como a Professora Ana Beatriz e o Professor João Mattar, levantarmos a bandeira da "União faz a Força". Acredito que juntos podemos mais, aliás não existe um dito popular que diz: "Nenhum de nós é tão bom quanto todos Nós juntos." Forte abraço a Todos.
Edson Silva.

Josivânia Freitas. disse...

Eu não tinha dúvida que você escreveria o prefácio(só pra início) Aguarde baby, você fará muito pela educação e será reconhecida como deve, mesmo que você não esteja buscando se auto propagar.

Conheço bem minha orientadora.

PARABÉNS POR MAIS UMA CONQUISTA E ESTEJA PRONTA PARA AS PRÓXIMAS!!

Eu te amo!

Ana Lucia Reis disse...

Muito mais do que escolha tecnológica ou plataforma, o planejamento e execução de um projeto de educação a distância requer um trabalho de organização detalhado, que se desdobra em inúmeras tarefas, com suas particularidades. As exigências variam de acordo com a natureza do curso, o tipo de aluno, as tecnologias envolvidas, entre outros itens, ou seja, o desenho de um curso de educação a distância irá variar de acordo com as demandas, as quais são dinâmicas e se alteram ao ritmo das múltiplas situações. Isto impede que uma instituição educacional possa construir uma solução única de EaD que dê conta de todos os problemas existentes em educação a distância.

Rosa Pugliese disse...

Tenho acompanhado seu blog que é muito interessante e dinâmico. Parabéns por mais esta etapa.
Um abraço
Rosa

Thomaz Henrique Thomsen disse...

Parabéns pela honra recebida.
Saudações.

marciaguada disse...

É meu primeiro curso de EaD, tinha muitas dúvidas, medos, preconceitos, achava que não tinha como aprender sem a figura do professor presente, contudo me surpreendi, pois em comparação com as duas pós-graduações que fiz na modalidade presencial não tinha estudado metade que venho estudando com essa pós-Ead.
Sou aluna do prof. João Mattar e gosto muito da maneira com que ele dispinibiliza as suas aulas. Com certeza irei ler esse livro e fundamentar ainda mais os conhecimentos que tenho buscado. Agradeço aos professores.

Profa. Rosemeire Farias disse...

Professora, sem dúvida é uma obra que pode contribuir, sobremaneira, para a discussão acerca da Ead. Espero que eu também consiga um exemplar. Precisamos ampliar o número de publicaçõe na área. Ainda há alguma resistência da sociedade e preconceito com a Ead. Mas, devemos mostrar que é uma excelente forma de possibilitar que a educação chegue a todos.

Vanete disse...

Fico feliz em saber que estará lançando um livro do tema em questão, quero sem duvida nenhuma um exemplar para ampliar meus conhecimentos nesta modalidade.
Desde já lhe desejo sorte e sucesso.

Dani disse...

Ficamos felizes de ter a honra de contar com as aulas do professor João Mattar. Sem dúvida, um privilégio! Amei seu blog, espero que veja todos os comentários. Sou professora tutora a distancia no curso de Serviço Social, que ultimamente tem sido alvo do Conselho que é contra a EAD. Estamos na luta!!!

Educação a Distância - Enfermagem disse...

Parabéns para você e para o Prof. João Mattar, que são ícones da EAD no Brasil. Espero poder aprender muito com os dois, visto que estou fazendo uma pós-graduação na área. Sou enfermeira e atualmente trabalho como tutora de um curso a distância em enfermagem. Gostaria de aprender muito sobre esse tipo de metodologias. Vou adquirir o livro e espero ainda poder ver muitos outros livros da autoria dos dois.

Lenita disse...

Será excelente termos mais uma publicação para utilizarmos como referência em nosso trabalho como tutora.
Parabéns pela publicação.
Lenita

Fabiano disse...

Olá Profa Ana,

Realmente trata-se de uma excelente obra para aqueles que militão no ambiente virtual. Como tutor tenho certeza que irá me ajudar muito nos desafios do dia a dia.

Abraços

profenoeliaduera disse...

Uma indicação muito boa, realmente vai ser de grande serventia para entender mais do assunto.Parabénsss!

andrea clemente disse...

Olá, tudo bem?
São ótimas as suas considerações sobre a modalidade EAD. Mas gostaria de perguntar se você sofreu algum preconceito por parte do mercado em relação ao seu diploma ser EAD. Aguardo. Att.

andrea clemente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dynha disse...

olá.
parabéns pelo ricomatterial,será de grande valia.
abraçõs.

Dynha disse...

Apropósito, sou aluna do profª João Mattar.
Estou me achando.

Professora Sarah H. Avila disse...

Já vivenciei as duas modalidades, presencial e tutor a distância. Confesso que quando fui convidada para ser tutora a distância tinha um pré-julgamento negativo quanto a modalidade, mas me deparei com alunos engajados e sedentos por conhecimento. Alunos muito mais abertos ao conhecimento do que os alunos presenciais. Acredito na EAD, entretanto os tutores deveriam ser melhor preparados para exercer sua função dentro da sala de aula. Este livro, com certeza, vai preparar os tutores para as práticas diárias.

Ana disse...

Comecei a ler seu blog há pouco tempo. Gostei da sugestão do livro, parece bem interessante.
Pelas suas pesquisas, gostaria de saber sua opinião em relação a EAD nas várias áreas do conhecimento, ou seja, você acha possível ter todos os cursos de graduação a distância, independente da área?

EAD - 100 fronteiras disse...

muito legal a preocupação dos autores em escrever mais sobre a EAD podendo aumentar essa gama de livros na área.
Já estou curiosa para fazer a leitura deste livro.

Izabel Pereira de Macedo disse...

Com certeza, é uma honra participar de um trabalho tão importante que vem para contribuir com esta modalidade EAD, que está ganhando espaço no ensino aprendizagem em nossa país.

Caroline Rodrigues Da Silva disse...

Que bom!! Poder contar com mais um matéria sobre EAD...
Caroline Rodrigues Da Silva

Andreia Rodrigueiro disse...

Olá,
Primeiramente parabens, pela honra de ter participado do prefacio do livro... Creio que esse livro será mais uma opção de leitura da EAD. Na educação a distancia eu sempre lembro para meus alunos que para fechar o circulo da educação temos que ter três elementos fundamentais em tutoria e interação:o academico, material didático de boa qualidade e os professores.

Prof Airton disse...

Prof Ana, Prof Mattar. Sem dúvidas, ícones e como disse um colega, desbravadores do EAD no Brasil. Essa forma de democratização dos saberes utilizando a tecnologia para oferecer a mais e mais brasileiros a oportunidade do conhecimento é fantástica. Parabéns.

patriciaarraeseducandoadistancia disse...

Grão de areia....Assim me sinto e assim vocês queridos mestres, foram um dia em EaD. Sou docente em Nutrição e agora inicio meu conhecimento nesta metodologia para mim tão nova e a experiência que estou tendo neste momento de abrir um Blog e encontrar o professor que ministra aulas para mim sendo citado é estimulante! Estou me sentindo novamente uma aluna e ainda tenho que reconstruir minhas idéias... Parabéns professores, espero aprender muito bem perto....à distância?).....EaD AESA Niterói UNIPLI.

mauricio.queiroz disse...

Realmente é importante aos docentes que leiam sobre como atuar nessa nova área. Sou docente há 10 anos e continuo aprendendo, a cada dia, como lecionar melhor, seja por reflexões próprias, por sugestões de colegas e alunos ou qualquer meio. Nós (e me considero um), os iniciantes no tema, temos que aprender como transmitir o conhecimento de forma rápida, eficaz e suficiente ao aprendizado.

Danilo Saes disse...

Parabéns pelo blog. O EAD não pode mais ser considero parte do futuro. É presente em qualquer sentido da palavra.

Cirlene Santos disse...

Parabéns!! Compartilho com os demais comentaristas, é bom ter pessoas que produzem e divulgam materiais sobre assuntos atuais, desafiadores e novos. Certamente teremos muito o que desfrutar desse trabalho. Teremos a versão ebook?

reginaito disse...

Olá!! A Educação à distância está cada vez mais estrutura, mais divulgada e isso abre sempre novas possibilidades.
No meu caso, ingressar nesta área é um desafio enorme, em todos os sentidos: de planejamento de tempo, de prioridades, de tecnologias, etc
Mas dar o primeiro passo é importante, buscar boas leituras, novos conhecimentos, desmitificar que a Educação à distância deixa lacunas, ao contrário, abre sempre novas possibilidades!
Vamos lá!!

Daniele Santos disse...

Olá, Ana!
Tenho um material do Instituto Ayrton Senna e acho que pode te interessar, já que vc fala de educação.
Poderia me enviar seu e-mail, Ana?
O meu é daniele.santos[a]cdn.com.br
Obrigada!

Jarbas disse...

Jarbas Cordeiro

Tenho mais de dois anos realizando atividades em EaD, como Formador e como Tutor. Já tive oportunidade de assistir algumas palestras de autoridades do MEC em quer citaram o Prof. João Mattar.
Ao iniciar esta uma Pós-Graduação na área, logo na primeira aula me deparei com citações do autor João Matar. Está sendo uma grande satisfação ser orientado e acompanhando de perto pelo Prof. Mattar.
Lendo o prefácio desta obra percebi o quanto o mesmo tem se aprofundado sobre a questão do docente e das ferramentas, para um ensino de qualidade em EaD.
A discussão deste livre vem nos trazer uma reflexão sobre a forma em que os Tutores devem ter, objetivando a quebra de paradigmas e desmistificação desta modalidade de ensino.
Esta obra será de grande importância neste curso que estou fazendo e quero dizer aos autores Ana Beatriz e João Mattar que os mesmos estão de parabéns e saibam que estão fazendo história na EaD no Brasil.
Passarei a ter este livro como meu referencial teórico para os meus estudos de EaD.

Jandson disse...

A EAD tornou-se para localidades distantes e isoladas um meio para capacitar pessoas que até então não tinha oportunidades sejam elas por motivos financeiros ou sazonais. O aumento dela nos mostra a realidade de quão distante nossas Universidades "Presenciais" estavam para esses estudantes.

Prof. Sérgio Jorge disse...

Cara Professora Ana Beatriz, é nítida sua alegria em elaborar o prefácio e concordo com o prof. Edson Silva, "vocês estão fazendo história na estruturação e arquitetura da EaD no Brasil". Contaremos com mais um material de qualidade para discussão e reflexão sobre EaD. Parabéns!! Forte abraço a Todos.

João Mendonça disse...

Estou iniciando minha Pós-Graduação na área EaD, fico contente em encontrar pessoas que abraçaram esta modalidade de ensino e estão produzindo bons materiais como este. Parabéns!!

Pedro Piva disse...

Ola Ana.
Sou professor de EAD e materiais como o lançamento desse livro nos ajuda a nortear e melhorar ainda mais a metodologia.
Parabéns também ao João Mattar.

Elcania Gruber disse...

Ana, adorei seu blog, atualizadíssima em....é muito bom ler e saber que cada dia que passa a EAD se torna mais importante e assediada, é ótimo ver que todos estão interessados e sabem a importância da avaliação e da formação dos professores, esse livro com certeza só tem a acrescentar nosso conhecimento.

Evenilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evenilson disse...

Parabenizo o autor pela obra, pois julgo necessário que pessoas que trabalham e vivem a EAD, não por obrigação, mas por opção, busquem demonstrar a importância, não só da tecnologia envolvida no processo, mas do tutor que é a chave na promoção da interatividade. É isso aí, a partir de ideias e atitudes assim, vamos quebrando paradigmas!!

Lily Duque disse...

Ola Ana, acabei de conhecer seu blog, parabens. Como estou começando nesse meio não enconrei onde poderia deixar uma mns então foi aqui! rsrs Abraço experienciaead.blogspot.com

Mauricio Mori disse...

Boa tarde!

O tema realmente é bem importante, uma vez que ainda existem muitos tutores despreparados e muitas vezes nem tem formação ou atuação na área do tema do EAD. Como os alunos confiarão em um tutor assim. A escolha dos tutores pelas universidades deve ser séria tendo em vista o desenvolvimento dos alunos.

Ana Maria Vieira de Alcantara disse...

Parabéns por ter prefaciado o recente livro do professor João Mattar.

Professora Tessa disse...

Que maravilha, precisamos de bibliografias nesta área. E esta editora é muito conceituada, utilizo suas publicações em algumas das minhas disciplinas como bibliografia básica e em outras como bibliografia complementar.

EaD no Brasil e no Mundo disse...

São de grande valia suas considerações sobre a modalidade EAD. Obrigada.

educação a distância: a solução! disse...

Creio ser necessário uma maior divulgação da EaD. quando falo em EaD para alguém sou menosprezado pois muitos acham que é apenas um cursinho online! Espero que um dia isso mude!

Gilsimar Oliver disse...

A divulgação da EaD certamente passa por boas obras sobre o tema, espero que seja o caso deste livro.

Hélia Maria disse...

Parabéns ao Professor João Mattar pelo lançamento do livro. Como sua aluna de Pós EAD ficou evidente para mim que seu nome certamente é refencial quando o assunto é Educação à Distância, tema pelo qual também tenho me apaixonada a cada dia mais.

fran disse...

Parabens Ana pelo seu Blog , muito bem estruturado , com um conteudo de ótima qualidade, gostei muito da dica de leitura.
Att,,

Lucilene Marques Herculano disse...

Olá Profa Ana

Estou engatinhando (ainda) em relação à EAD.

Minha experiência docente sempre foi baseada no ensino presencial e na interação face a face. Nunca usei muitos recursos tecnológicos para incrementar as minhas aulas.

O seu blog recheado de muitas informações sobre o meio “a distancia” tem me ajudado e muito na difícil tarefa de superar o meu principal preconceito “achar que a EAD deixa os alunos isolados e sem interação”.

O material do Profo João com certeza irá me ajudar muito a construir a Profa Lucilene dos novos tempos.

Obrigada

Marcia disse...

Sou Tutora EAD e fico cada vez mais satisfeita em ver o crescimento desta modalidade de ensino e agora com este livro,é uma maneira de estarmos nos aprofundando ainda mais para poder oferecer um suporte com qualidade e conhecimento.
Obrigado.
Marcia Cainelli.

Frankiele disse...

Olá.
Olha só... comecei uma pós sobre EAD na Anhanguera-Uniderp, e, uma das disciplinas foi solicitado como atividade visitar blogs sobre EAD e... pesquisando achei este, muito interessante, com assuntos que adoro!
E, por coincidência, a disciplina é ministrada pelo prof João Mattar!
Espero aprender muito com as postagens aqui realizadas e trocar ideias com os demais participantes que também adoram o assunto EAD.
Grane abraço
Frankiele

Educação a Distância Agora disse...

Hoje não se fala em educação sem comentar Educação a distância, achei este blog da Ana muito interessante sempre com temas atuais e focados na EAD.

Educação a Distância disse...

Olá Ana!
Que bom saber do livro que está sendo lançado no Congresso da ABED. Gostaria muito de estar lá! Já vou encomendar este livro porque estou escrevendo minha dissertação de mestrado sobre comunicação e interatividade em EAD então será muito interessante para mim!
Obrigada pela dica!
Beijos,
Eliana

borosmarco disse...

Sou aluno do Professor João Mattar e eatou gostando bastante do curso que iniciei agora. Já havia feito outros cursos pelo EAD e este está muito bem estruturado e interessante. Creio que será muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional.

Double J NESNIK JERONYMO disse...

Neste caso do EAD, ainda estou aprendendo e a cada dia que passa verificando que é uma ferramenta necessária e que realiza transformações quando bem aplicada! Exemplo disto minha propria experiencia no universo da minha pos graduaçao na area da metodologia EAD, estou aqui aprendendo que a internet nao é apenas para o campo das redes sociais, descobertas das nossas curiosidades, mas sim de infinitas possibilidades de crescimento em todas areas de nossa vida, e com isto quero finalizar que necessitamos de mais bibliografias como estas que vao ser lançadas, para que cada vez mais possamos qualificarnos mais

Fabiana Lima disse...

Parabéns Ana, Que honra hem!!

O livro será de muita ajuda, estou ansiosa para conhecer mais sobre os elementos de ação.

Ana disse...

Andrea Clemente,

Desculpe, não entendi a sua pergunta. Você está se referindo ao diploma em EaD? Eu sempre defendi que os diplomas dos cursos a distância não deveriam especificar a modalidade. Algumas instituições adotam essa medida, outras não.

Abraços,

Ana

Ana disse...

Ana,

Eu acho que é independente da área sim, o que fará diferença é os mecanismos e estratégias necessárias para viabilizar a aprendizagem de determinado conteúdo. Uma mesma área pode ter conteúdos distintos que exijam estratégias bem diferenciadas.

Abraços,

Ana disse...

Pessoal,

Respondendo de forma mais geral:
- Obrigada pelos comentários, vocês são ótimos!
- Eu gostaria muito de escrever junto com o professor Mattar, estamos planejando isso há algum tempo, só falta mesmo sincronizar as nossas agendas.
- Não sei se o livro terá a opção de e-Book, mas fica a sugestão para uma próxima publicação.

Abraços para todos e todas!

Adriana Lavagnini disse...

Adorei a proposta deste livro. Acredito que trará grandes elucidações à prática da docência.

Juliana disse...

O conteúdo do livro é de extrema importância para nós educadores e adeptos da educação à distância.

Parabéns!!!

Luciana Amorim Ferreira disse...

Todos os colaboradores e acadêmicos EAD agradecem por mais esta contribuição.
Parabéns por mais essa conquista.

Caroline Cristine C Camargo disse...

Olá! Parabéns por mais este trabalho. Concerteza vira somar aos conhecimentos de quem está atuando na área da EAD.

Por que estudar Inglês? disse...

Que bom que podemos contar com ferramentas que acrescentam conhecimentos e contribuem ainda mais para nós profissionais que atuam na área.Elaine Shasta tutora presencial(Anhanguera-polo Juazeiro-Ba)

Eva Cordeiro disse...

Precisamos muito de material nesta área e Prof. João Mattar é indubitavelmente uma referencia.
Eva

www.eadparatodos.blog.com.br disse...

Queria que possamos termos mais contribuições desta grandeza dentra Educação à Distância, não só de autores renomados da área, mas expandir esse trabalho árduo de levar adiante todas as teorias e práticas para fora do universo acadêmico e chegare finalmente aos que mais precisam conhecer e passar adiante estas informações: os professores-tutores.

visite meu blog: http://www-eadparatodos.blogspot.com/

Frankiele disse...

Que maravilha! Mais um livro para ampliar nossos conhecimentos sobre EAD!
Com certeza irei adquirir um!
Att

Helena - QUEM APREENDE DISSEMINA! disse...

Será de grande auxilio essa obra para todos que já aderiram a EaD.
Essa obra nos permitirá discutir com maior embasamento sobre a EaD e a trabalhar promovendo a melhoria estudantil dessa metodologia que já faz parte da vida de todos os profissionais que procuram se qualificar com mais flexibiliade e agilidade.

ADMINISTRAÇÃO disse...

O Aluno EAD, dedicar tempo para leitura e terá que estudar no mínimo 10 horas semanais. jaconias

Dani disse...

é muito bom interagir com dois grandes professores da área de EAD. Parabéns!!

Educação a Distância: Sinônimo de Futuro disse...

A educação a distância não deixa de ser a modalidade do momento. Parabens.....

kelly disse...

sobre isso a Educação à distância está cada vez mais estrutura, e isso abre sempre novas possibilidades. Mas dar o primeiro passo é importante, buscar boas leituras, novos conhecimentos, desmitificar que a Educação à distância deixa lacunas, ao contrário, abre sempre novas possibilidades.
Kelly Gugoni

tady disse...

Olá. Obrigado pelo rico material.
Clauida Mesquita

tady disse...

Olá profª. Obrigado pelo rico material.
Estou conhecendo agora esta modalidade de ensino e estou gostando muito.
claudia

Prof. Letícia disse...

Desbravar a EAD é um desafio tanto do aluno como do tutor.
Este livro com certeza irá auxiliar muito na formação deste profissional que está se redescobrindo nos dias atuais.

Prof. Stélio João Rodrigues disse...

é importante também ter material escrito sobre o tema. buscando aprofundamento e entendimento

vivianny disse...

Interessante os comentários, é muito bom socializar pensamento sobre EaD.

Educação a Distância disse...

Sou tutora presencial de um curso de EAD e aluna de pós-graduação, também EAD. O assunto EAD tem sido muito presente na minha vida e tenho certeza que o livro do Prof. João Mattar vai me ajudar bastante.
Adorei !!!
Elenice A. Silva

Professor Alexsander Dias disse...

A Educação a Distância aumenta em ritmo acelerado no Brasil e o preconceito diminui, pois é possível verificar que muitos alunos formados a distância estão alcançando o sucesso. Alexsander Dias

EdSilva disse...

A EaD tem apresentado uma nova dimensão aos profissionais que dela estão fazendo uso, isto é, a falta de tempo deixou de ser um elemento dificultador, o tempo agora administrado pelo profissional nos módulos de Educação a Distância tornou-se um elemento inovador, um espaço onde a disciplina pessoal mostra-se como um motivador para a pesquisa, o conhecimento, a dúvida passou a ser o mote da busca e conhecimento, dentre outras coisas do meio midiático.

Jandson disse...

ANA BEATRIZ, SOU APENAS MAIS UM ENTRE TANTOS A ELOGIAR SEU TRABALHO QUE MUITO TEM FEITO POR TODOS NÓS QUE ENFRENTAMOS ESSA TÃO GRATIFICANTE "NOVA" MODALIDADE DE ENSINO, SUAS POSTAGENS NESTE BLOG SEMPRE SERVE DE REFERENCIA QUANDO O ASSUNTO É EAD ENTRE MEUS COLEGAS DE TRABALHO E AMIGOS E O QUANTO É DESBRAVADOR O QUE TODOS QUE TRABALHAMOS NESTA MODALIDADE DE ENSINO ESTAMOS FAZENDO POR NOSSOS ALUNOS E POR NOSSAS INSTITUIÇÕES. MAIS UMA VEZ OBRIGADO PELA FORÇA DE VONTADE DE SEMPRE POSTAR SUAS NOVIDADES AQUI NESTE BLOG.

MARIA disse...

De fato a EAD é uma modalidade de ensino inovadora, incrível como existe um asernal de ferramenta acessível a todos, um modelo que veio de encontro com a demanda contemporânea globalizada.

mendeseducar disse...

A educação à distância veio para inovar e quebrar paradigmas sobre as metodologias de ensino. Parabenizo a professora Ana Beatriz pela qualidade do seu blog que muito tem contribuido para enriquecer meu conhecimento.

Mª S. Dionizio disse...

Sou nova na Tutoria em EaD, mas já consigo ver a grande importância dos estudos nesta área. Ainda temos muito o que saber sobre EaD, quando iniciei estudos para entender melhor do que se trata a EaD percebi o quanto se tem que discutir sobre o assunto para que sua utilização por professores e alunos seja melhor a cada dia. Parabéns a todos que labutam nesta construção.

Rademaks disse...

Ana, quero lhe dar parabêns por estar escrevendo o prefácio isso com certeza é resultado do seu trabalho com muita competência e amor. Este livro com certeza vai ajudar a nós todos que estamos envolvidos com a EaD.

celinakito.blogspot.com disse...

Oi Ana,sou estreante em curso EaD, comecei uma pós na Anhanguera-Uniderp e, uma das atividades da disciplina é visitar blogs sobre EaD e pesquisando achei o seu,muito interessante, os vídeos então....,
comprova que a arte da comunicação é inerente ao ser humano e as novas tecnologias chegaram para agregar e aprimorar novos conhecimentos à arte de comunicação.

Ana Maria Vieira de Alcantara disse...

Prezada Professora Ana Beatriz

(O nome já me agrada antes de conhecê-la, porque tenho uma neta com esse nome!)

Quanto ao livro, estou lendo-o e percebo que "é o resultado das reflexões sobre o inúmeros papéis do professor no desempenho de suas funções"
Parabéns.
Ana Maria

Raquel Silva (Psicóloga) disse...

Ótimo aquisição para todos os profissionais da área, também estou fazendo uma especialização na área e este é um dos livros indicados. Acredito que fazer educação seja a distância ou não, requer atualização constante e este é um material riquíssimo para tutores. Parabéns pelo prefácio Ana, acredito que quem ainda não sabia do livro é instigado a várias reflexões já ao ler seu comentário...

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sidnei Cavicchia disse...

EAD um desafio para quem participa:
Professores, alunos e Instituição.
Mas que veio para ficar !

Saulo Azevedo disse...

Hoje vivemos em uma sociedade onde as pessoas tem muias tarefas e muito pouco tempo para executa las,os dias ficaram mais curtos e as atividades sempre se acumulando.A educação a distância chegou para poder trazer estas pessoas para terem acesso a uma educação superior sem a necesidade de estar dentro de uma sala de aula todos os dias da semana,conseguimos romper as barreiras de acessibilidade onde alunos de várias localidades conseguem estudar.
Ainda é preciso quebrar os paradigmas realcionados com a EAD que está em crescimento pela facilidade e pelo menor custo permitindo as camadas que ate meados dos anos 90 nao tinham acesso a uma Universidade.

Saulo Azevedo disse...

Parabens para todos que acreditam e participam diretamente e indiretamente do processo de ensino da EAD proporcionando uma nova tecnologia para poder alcançar todas as classes sociais de nosso pais

Devanir Pitton disse...

Sou adepto a essa nova metodologia. Acredito que isso é uma forma democrática de todos terem acesso ao conhecimento.

Luiz Eduardo disse...

Me interessei por esse livro especialmente pelo enfoque em redes sociais. Sou professor universitário e penso que as redes sociais podem sim ser utilizadas como canal complementar para interação com os alunos. Estou fazendo uma experiência por conta própria no Facebook (criei um grupo fechado para interagir com meus alunos) e estou tentando encontrar a melhor maneira de conduzir o processo. Acho que o livro vai me ajudar.

Gisele Zanardi disse...

Olá Ana Beatriz,tudo bem? Estou fazendo uma pós em educação a distância, e no primeiro módulo o professor é o João Mattar. Com certeza este livro vai ser um sucesso,pois ele é um excelente professor. Até então, eu não sabia nada sobre Educação a distância, e confesso que estou adorando. Adorei o seu blog, com certeza vou visitá-lo sempre. Abraços.

Rhogério Correia disse...

Olá Ana! Sou novo no seu Blog! Mais me surpreendi com ele! Design fantástico e assuntos excelentes! Excelente livro! Na minha opinião o viés da EAD é a interação. Acredito que deveria existir pessoas como você para definir toda EAD no Brasil! Seria com certeza um sucesso!!!
Abraços!

Giovani - EaD disse...

O Professor João Mattar, vem contibuindo muito para a Educação EAD,seus textos são excelentes, e contribui muito para a evolução do ensino EAD.

Cleusa Durant disse...

O crescimento do ensino a distãncia é cada dia maior, visto a correria do dia-a-dia, a contribuição do Professor João Mattar é muito boa, pois enriquece muito a leitura dos interessados neste tema.

http://educed.spaceblog.com.br disse...

Assisti uma palestra do Professor João Mattar, onde ele já fazia alguns cometários sobre este livro, confesso que fiquei encantada com este profissional, pois aponta as fragilidades do EAD sem medo, e sim colocando em sua fala aquilo que todos nós sabemos e por algum motivo nos calamos, creio que seja para não nos expor diante das grandes IES que estão aí fazendo a EAD.

Francisco Expedito Helcias Alves disse...

Parabéns por tantas informações importantes e atuais sobre EAD.O Prof.João Mattar é um especialista em educação a distancia.A tendência é o crescimento da EaD cada vez mais com qualidade com as novas tecnologias.

Francisco Expedito Helcias Alves disse...

Gosto do assunto em EAD pois sou pofessor tutor e aprendo a cada dia mais novidades.

Edemilson disse...

Iniciei a leitura do seu blog há pouco tempo, principalmente pela necessidade de levantar maiores informações sobre o mercado de EAD. Achei interessante a sugestão do livro.
Pelas suas pesquisas, gostaria de saber sua opinião em relação a EAD nas várias áreas do conhecimento, ou seja, você acha possível ter todos os cursos de graduação a distância, independente da área?

Francisco Expedito Helcias Alves disse...

É cedo para se falar que educação à distancia, é totalmente viável para todas as áreas de cursos, a expressão TODAS é bastante comprometedora, mas posso afirmar que estamos caminhando para atingir sim todas as áreas do conhecimento.

Jessyca Nayara Xavier Peres disse...

A EaD destaca-se pela inovadora abordagem didático-metodológica no processo ensino-aprendizagem das instituições educacionais independente de seu segmento e promove a democratização de acesso educacional e formação continuada, além da integração do indivíduo em relação às exigências tecnológicas-sociais e nas formas de produção e serviço.

Rafaelle Cabral disse...

Na EAD há uma exigencia maior tando do auluno como do professor e dos tutores, podendo observar que näo há diferença do ensino a distância ao presencial, é um ensino de qualidade.

ProfessoraMirianLopesSiqueira disse...

Olá Ana! Me surpreendi com seu Blog! Design fantástico e assuntos excelentes! Parabéns pelo convite do prof. Mattar no prefácio de seu livro. Na minha opinião o viés da EAD é a interação, capacidade de concentração e atratividade dos sites que se propõe a oferecer esta modalidade. Grande abraço!!

FABIO GOMES disse...

Educação a distancia esta em pleno crecimento este material sem dúvida vem a acrescentar mais EAD no Brasil. este material relamente deve ser muito bom.

Fátima Carpinetti disse...

Boa tarde!

Realmente um excelente assunto a ser escrito, sobre os profissionais que estão presentes no dia a dia do presencial e ambiente virtual. Como tutora tenho certeza que será mais uma excelente ferramenta de aprendizado.

Abraços

TRegis disse...

A simplicidade e utilidade dos assuntos tratados neste blog tem mudado minha perspectiva sobre como desenvolver material para ensino a distância! Obrigado pela dedicação!

Educação à Distância disse...

Olá Ana,estou iniciando curso de curso EAD, uma das atividades a ser realizada no curso e de visitar e acompanhar blogs com assuntos sobre o EAD. Achei o seu,blog muito interessante, No curso tem a palestra com o Prof. João Mattar e realmente é fascinante a perspectiva de crescimento do Ensino á Distância no Brasil. Gostei muito do seu blog, estarei sempre o acompanhando.

VILMA BRASIL disse...

Quando cursei meu primeiro curso na modalidade EAD tive receio de não me adaptar, mas logo na primeira aula entendi ser a modalidade de ensino que mais se responde as minhas necessidades, pois além de ofercer um educação de qualidade, permiti autonomia dos meus horários de estudo. E hoje faço uma pós graduação na modalidade e tenho estudado bastante em busca do conhecimento, sempre usando as ferramentas que estaõ ao meu dispor.

Maglene Teixeira disse...

Professora Ana
Gostei muito do seu Blog, estou fazendo a Pós a distância e o seu blog me ajudou bastante nas minhas dúvidas.

Marlon Vanz Silva disse...

Boa noite Ana,
Em primeiro lugar parabéns pelo blog, muitos temas interessantes e muito bem elaborados.
Da mesma forma que muitos que comentaram acima, ingressei recentemente no "mundo EAD" no que se trata de especialização ou curso e até o momento vejo que é exatamente o que estava procurando.
Vou continuar lendo, comentando e absorvendo suas idéias...

Alexandra disse...

Muito interessante o livro sobre tutoria em Ead. A educação, como todas as outras áreas, esta se adaptando à revolução tecnológica.

EaD Educação disse...

Olá, boa tarde! Parabéns por esse riquíssimo artigo. Sou formado em Letras em EaD e agora estou fazendo uma Pós em EaD também e posso afirmar que aprendi muito com esse novo jeito de aprender. A EaD mudou a minha vida, eu era um diarista e venho de uma família muito humilde e não tinha condição financeira para estudar em uma faculdade convencional. A EaD é mais que um novo jeito de ensino, pra mim foi e esta sendo a concretização e realização de um sonho. A EaD tem crescido em rítmo acelerado e graças a Deus e a pessoas como você e o professor João Mattar e outros o preconceito esta diminuindo. A distância não impede o conhecimento, sou secretário em um Pólo de uma Universidade Anhanguera e aqui eu participo e vejo todos os dias muita interação, diálogo, interesse, dinâmica e muita vontade de aprender. Estudar em uma Universidade EaD é estar conectado e ao mesmo tempo aprendendo a trabalhar e se comunicar com o que tem de mais novo no mercado da tecnologia. Em um mundo que se exige tecnologia em tudo, estamos em um ótimo caminho.

EaD Educação disse...

Fiquei imensamente feliz em saber que temos um livro muito rico em informações para ser pesquisado por todos nós que estamos envolvidos nesse processo de ensino EaD. Todos nós temos que dar os parabéns a você professora Ana Beatriz e ao professor João Mattar por esse belo e riquíssimo livro que com certeza vai nos ajudar e muito no dia a dia seja em sala de aula como aluno ou como professor.

Adriana Cancian disse...

É muito bom saber que temos mais um livro de referência!
Parabéns
Adriana Cancian

EDUCAR PARA CRESCER disse...

Prezada professora, confesso que tinha um certo temor pela educação a distancia, mas há 1 ano entrei para a area e a cada dia me surpreendo mais. Estou fazendo um curso de pos graduação a distancia, e o material que estudo foi elaborado pelo prof. dr. JOão Mattar. Estou deslumbrada como o material.
Parabéns pelo blog!

Marlon Vanz Silva disse...

A pesquisa sobre novas tecnologias em EAD é muito importante também para aplicação de tutoria e dever ser levado muito a sério...

Natália Marchesini disse...

Olá Prof@ boa tarde, acho magnifíco este debate sobre ead, estou a 4 anos como professora tutora e posso dizer que a 4 anos atrás, não havia tanta gente interessada pelo assunto, ou querendo aprender, fico feliz com a oportunidade que podemos ter para se atualizar, enfim descobrir novos horizontes, quebrar tabus, e principalmente ajudar na evolução do país, com ensino de qualidade para muitas pessoas.

KATIA JORGE disse...

Ótima publicação! Estou ansiosa para conhecer a obra. Penso que ela me dará mais suporte para trabalhar com mais propriedade sobre o assunto.

pedrym disse...

Estava navegando pela Internet, procurando sobre Educação a distância e acabei encontrando esse site que tem preços muito bons para vários cursos a distÂncia, inclusive INSS, vale
a pena conferir!
http://educacaocoletiva.com.br/oferta.php/28/qualquer-curso-livre-no-iesde-cursos/

pedrym disse...

Qualquer curso livre no IESDE cursos
Oferecido por IESDE Cursos - De R$ 239,00 por R$ 39,90
http://educacaocoletiva.com.br/

Você sabia que no ensino a distância, o tempo de aprendizado é, em média, 40% mais rápido do que no método presencial?

Isso porque a metodologia EAD (Ensino a Distância) permite autonomia de estudo, ou seja, você estuda onde quiser e na hora que puder. Assim, o rendimento é melhor e o aprendizado acontece naturalmente.

Então, se você quer um estudo com mais flexibilidade de horário e ainda fazer uma boa economia, experimente os cursos livres online do Iesde Cursos.

Qualquer curso livre do Iesde Cursos, de R$ 239,00 por apenas R$ 39,90!

Os cursos livres do Iesde Cursos possuem certificação e são totalmente virtuais. É uma oportunidade Imperdível pra enriquecer o seu currículo e se preparar para as constantes mudanças do mercado de trabalho.

Fabiana Gomes disse...

Legal saber que existem pesquisas e trabalhos relacionados ao tema EAD.

Edenilsa disse...

Boa noite, parabéns pelo seu blog tudo que se relaciona a EAD me interessa, as publicações são ótimas é bom saber que esse livro é mais um grande suporte para trabalhar e estudar.

EAD disse...

Muito importante este assunto para aqueles que trabalham na tutoria da educação a distância. Estamos contentes em participar deste processo de inclusão digital e social.
Itemol: Excelência e qualidade no ensino a distância. Qualificando os obreiros da seara do Senhor Jesus!

Janete disse...

A inserção no mundo das tecnologias conectadas é um caminho importante para preparar as pessoas para o mundo atual, para uma sociedade complexa, que exige domínio das linguagens e recursos digitais. E ter grandes mestres é um previlegio! Abç

Waldete Bernardes disse...

A tutoria é muito importante para a Educação a Distancia.

Daniella Veras disse...

É impressionante a importância da EAD no mundo e a velocidade da inovação das tecnologias que engrandecem este ensino! A cada dia que passa me sinto mais interessada em explorar esta área tão bem aplicada e reconhecida. O tema que trata sobre os elementos necessários para a ação docente desse profissional, as estratégias de interação e interatividade, os princípios da docência, as diversas ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem e sua convergência com as redes sociais, além da importância da avaliação e da formação dos professores – e tutores são realmente de suma importância pois, refletindo esses fatores, estaremos mais disponiveis à adequação da modalidade o tanto quanto ela é se inova. OBrigada!

Ads Banner

Google Analytics