quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Possibilidades (infinitas) de comunicação

Todos os dias ouvimos que a internet mudou a forma de comunicação entre as pessoas, que as relações são virtuais e superficiais, que o mundo está louco, blá, blá, blá... O vídeo a seguir mostra que muitas considerações sobre as mudanças no campo da cultura digital são pura balela. O vídeo é lindo e instigante, além de permitir mil e uma interpretações. Divirtam-se!





Roubado na cara dura do blog do Professor Robson Freire (espero que ele me perdoe, mas não pude resistir!).

69 comentários:

Ana Paula Beer disse...

Adorei!!! Tanto a história, quanto a trilha sonora....fica agora a reflexão, o que mudou? Talvez,somente os meios de comunicação, pois o homem nas suas incertezas, inseguranças, desejos, necessidade de amor, ainda é o mesmo.

Obrigada por ter cometido este delito e assim dividir conosco este vídeo tão bacana.

Thalita Moschini disse...

Muito legal o vídeo e acabei "roubando-a" também...

n disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Costa disse...

Lindo! Lembrei de um aluno de efnermagem que ficou me paquerando um semestre inteiro na biblioteca do CE. Ele escondido atrás do laptop dele, eu escondida atrás do meu. Os olhares sorrateiros, fugidios, os risinhos tímidos, confeitos de café para lá e para cá, seguidos de um "bom dia!".

No semestre seguinte o danado apareceu com uma aliança de noivado no dedo, e além da noiva eu ainda descobri que ele tinha um filhinho com ela. Buááááá...

Bem, o final não foi muito feliz, mas que a paquera foi divertida enquanto durou, isso foi! :)

Ana Paula Beer disse...

Acabei de ler um artigo sobre Comunidades de Prática e Gestão do Conhecimento (http://biblioteca.terraforum.com.br/BibliotecaArtigo/libdoc00000187v002Comunidade%20de%20Pratica_%20O%20desafio%20e%20os%20impa.pdf)
e vejam só a frase que o autor destaca dentro do texto:

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,todos somos compostos de mudança, trazendo novas realidades" - Camões.

Estou postando, pois, achei que a frase tem tudo a ver com o filme.
Abraços

Irani disse...

Ótimo vídeo! Mostra como o homem usa os meios de comunicação (seja quais for) como auxilio em seu cotidiano e cada vez mais isso acontece com apoio das novas tecnologias (evolução).

Programador disse...

Ótimo vídeo, realmente mil e uma interpretações. Fiquei curioso pra saber o que aconteceu depois com os dois.

Prof Paulo disse...

O video é muito interessante, mostrando como é importante nos relacionar e usar a comunicação, pode ser a mais elementar como gestos, olhar e escrita.
Gostaria de trazer através deste video, uma replexão sobre nos professores, acostumados nos expressar em sala de aula , como conseguir do aluno EAD , que ele seja motivado a estudar, interagir com os demais nos cursos.
Ser atento com eles somente basta ?

Edson Silva disse...

Com certeza o Prof. Robson te perdoará desse pequeno delito, Profa. Ana.
Tecer qualquer comentário a respeito do vídeo será redundante, Amigos. Simplesmente espetacular! Mostra que de fato as relações humanas são insubstituíveis. A Irani (comentário acima) foi muito feliz em sua colocação dizendo que os recursos tecnológicos são apenas mais uma das diversas formas de interação entre os seres humanos. Eu e Minha Esposa assistimos ao vídeo juntos e fizemos um paralelo com a história do surgimento dos correios. Foi a mesma coisa! Surgiu mais um método, mais uma forma de interação entre pessoas. A grande diferença entre os correios e a internet é o fato de as relações passarem ser "on-line". A tecnologia possibilitou romper as barreiras da distâncias e ouso até dizer de preconceitos. Fato é que não podemos deixar de olhar para a internet como "APENAS" mais uma ferramenta de interação entre os seres humanos, e digo isso, pois, nada e reforço NADA substitui ou substituirá a relação entre pessoas. Nascemos e somos criados para isso e nesse aspecto o vídeo deixa isso bem claro. Lembrem-se das trocas de olhares durante o filme. Dúvido que qualquer um que tenha assistido esse vídeo não tenha se recordado de algum momento vivenciado, aquele momento em que os olhares se cruzam e que experimentamos aquele famoso "frio na barriga" inexplicável. Recordei de quanto reencontrei Minha Esposa, pois éramos amigos de "colégio" (lembram disso rs)! Esse foi apenas um meio. Poderia ter reencontrado com Ela pela internet, em um site de relacionamento, por exemplo, porém nada teria substituído nosso encontro, casamento e nascimento da nossa filha Ester. Acredito, caros amigos, que é assim que devemos olhar para a tecnologias. Apenas mais uma forma de interação para proporcionar relacionamento entre seres humanos. Obrigado Profa. Ana e Prof. Robson por nos proporcionar tamanha reflexão sobre as relações humanas. Um abraço a todos. Edson.

Lucilene Marques Herculano disse...

Olá Profa. Ana Beatriz,
Adorei o vídeo e devo concordar com você: ele permite inúmeras interpretações.
Logo no inicio, o ponto que chamou a minha atenção foi a solidão em meio a multidão.
Durante o dia, “encontramos” centenas de pessoas, mas todas são desconhecidas. A maioria não apresenta um rosto “amigo” para esboçar um sorriso .... culpa dessa correria danada que vivemos ?
Quando o Profo. Edson comenta que as relações humanas são insubstituíveis. Vale lembrar que nós seres humanos nascemos para viver em comunidade, sei que soa como clichê, mas acredito que os novos meios de comunicação são apenas ferramentas para incrementar nossos relacionamentos.
E se as relações humanas são tão importantes, como envolver o aluno de EAD ( comentário do Profo Paulo) ?
Mais uma vez, são exigidas inúmeras habilidades e competências do professor, seja ele presencial ou não.

EAd disse...

Perfeito o vídeo. Valeu a pena para para ver.
Vamos aproveitar as oportunidades de comunicação.

Jefferson Sayão disse...

Ana,
Já que voce cita a fonte farei o mesmo comentário que fiz lá.
Além de incrível o vídeo leva a pensar como utilizamos mal a tecnologia disponível. Se nos professores, protagonistas da difusão da informação pudéssemos utilizar celulares, e-mails, facebook, e tantas outras tecnologias disponíveis teríamos escolas melhores, empresas melhores e um mundo melhor.Mas, como escreveu toffler em seu livro a uma ou duas década atras "Uma nova civilização está emergindo em nossas vidas e por toda a parte há cegos tentando suprimi-la. Esta nova civilização traz consigo novos estilos de família, modos de trabalhar, amar e viver diferentes; uma nova economia; novos conflitos políticos; e, além de tudo isto, igualmente uma consciência alterada. Fragmentos desta civilização já existem. Milhões de pessoas já estão sintonizando suas vidas com o ritmo de amanhã. Outros aterrados diante do futuro, estão empenhados numa fuga inútil para o passado e tentam restaurar o mundo moribundo que lhes deu o ser". Vamos pensar?

Geani disse...

Olá Ana,

O vídeo me fez perder o fôlego, realmente temos muitas interpretações, mas de todas as reflexões, a mim o que ficou mais evidente foi o valor das relações humanas...essas se mantém acima de qualquer inovação.

Abraço,

Geani

Marilia Xavier disse...

Texto interessante e reflexão idem. É importante salientear a dinâmica que vivemos hoje e como tem afetado a educação.
Parabéns!

Soninha disse...

Concordo que o mundo muda, as necessidades e anseios também, mas o filme mostra como a comunicação pode ser a solução para atingir nossas conquistas, seja ela uma comuniação online ou não,precisamos nos comunicar...
Sônia Amoroso

Gisela disse...

Adorei o vídeo! O que chamou a atenção inicialmente foi a solidão do personagem. Fazia tudo mecanicamente; o seu dia se arrastava após o outro sem perspectiva, sem novas descobertas, novos objetivos de vida pessoal e profissional. Ambos tinham um computador na frente, mas optaram por uma outra forma de comunicação não verbal. Acredito que não é o meio mas sim as habilidades envolvidas para conseguir o que se deseja.

Antonio Ness disse...

muito bom, mostrando que a comunicação a distancia pode ser muito efetiva, e que não devemos porder a oportunidade da comunicação.

Catiana Librelato disse...

Muito interessante o vídeo, acho que é um bom exemplo de que o meio pelo qual a comunicação ocorre é apenas um canal, que sofre variações com o passar do tempo assim como citou o colega Jefferson. Porém compreender e captar a informação transmitida depente da capacidade de compreensão dos envolvidos.

Amanda Costa disse...

Puxa! Nem filosofei sobre o vídeo! Deixa eu filosofar agora: in my opinion, o recado que fica é que independente da tecnologia adotada (digital, analógica, artesanal, pré-histórica) e da linguagem utilizada (verbal, pictórica, corporal, musical, telepática, subaquática, ultrassônica), quando a gente QUER, o "à distância" non egziste (como diria o Padre Quemedo)!

Então, professores, monitores, conteudistas, designers e programadores: Vamo botar a cachola pra funcionar e aprender a canalizar o potencial das tecnologias disponíveis para atenderem às necessidades educacionais (e comunicacionais) que uma educação de qualidade requer?

Tem receita não, mas tem uma base de pesquisa colossal chamada internet e tem massa cinzenta separando as orelhas. Bora se mexer, senão a oportunidade muda de janela!!!

Amanda Costa disse...

Ah! E quando eu digo que se a gente QUER (se comunicar) o "à distância" não existe, é que essa distância geográfica deixa de ser empecilho para uma comunicação efetiva!

Cirlene Santos disse...

Muito bom. Acho que não evoluímos muito em nossas emoções e até mesmo culturalmente, mas estamos aprendendo o viver o mundo digital de forma plena e certamente teremos a evolução emocional do homem, mesmo que retardada.

Luiz Sebastião Jr. disse...

Professora, sou aluno da turma nova de Introdução a EAD, do doutorado em Administração e foi muito bom ao entrar no seu blog descobrir esse vídeo que ja conheço há um bom tempo e é um dos meus curtas preferidos. Legal principalmente pela apresentação feita sobre o vídeo. A distinção entre real e virtual além de parecer cada mais obsoleto é, trocadilhos à parte, virtualmente cada vez menos real. A propósito, a aula de hoje foi "sucesso de público" entre nós de Administração. Abraços!

Alessandra disse...

olá,
Muito interessante este vídeo, que jamais perdermos a nossa essência, a necessidade do contato / interação com outras pessoas.
A acredito ser este o ponto fundamental para EaD, mesmo "à distância" temos a necessidade da interação, do contato e da troca de experiências.

Evenilson disse...

Certamente é um vídeo que permite várias reflexões. Não tem como, pois o novo sempre vem, mas a essência humana é a mesma,temos necesidade de interagir. Penso, que nesse processo de interação não pode faltar a paixão, o encantamento, a busca. Qualquer que seja a ferramenta que utilizemos, no caso da educação (presencial ou a distância), é fundamental promover esse encantamento pelo prazer em conhecer, em descobrir o novo. O ser humano é fantástico!!!

Prof. Sérgio Jorge disse...

Certamente te perdoará, Profs. Ana e Robson. Mostra que as relações humanas são sempre importantes. Os recursos tecnológicos são apenas mais uma das diversas formas de interação entre os seres humanos. Sempre estaremos nos emocionando com o contato e a perspectiva de novos relacionamentos. Grato pela reflexão. Sérgio

tereza bruno disse...

Além da emoção que senti ao assistir este vídeo também refleti como é poderosa a força do desejo. É ele que motiva o ser humano a todas as suas conquistas e inovações e promove o progresso em qualquer setor da vida. Creio que agora com a educação à distância vai acontecer o mesmo: o desejo de promover e espalhar a sabedoria e a formação que muitos sentem vai se juntar ao desejo de aprender e adquirir sabedoria de muitos que até agora não puderam fazê-lo. Este vídeo mostra que o desejo transpõe barreiras para se tornar realidade.

Juliana disse...

Ótimo vídeo!
Divertido, instigante... o desejo do ser humano transpõe qualquer obstáculo/distância!
Obrigada por compartilhar o "roubo" conosco Prof. Ana!

Silvana Rocha da Silveira disse...

Na minha percepção o vídeo demonstrou que as necessidades de comunicação interpessoal transcendem o passar do tempo e a inovação tecnológica. Apesar de estarmos vivendo em um mundo praticamente virtual, no contexto da comunicação e da agilidade dos processos, a interação interpessoal ainda continua sendo uma das formas e fontes de bem estar do ser humano, logo contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Morgana Rabelo disse...

Adorei o vídeo!!! Ótimo para refletirmos sobre a importânica da imagem na comunicação... Sou professora e muitas vezes o envolvimento do aluno com o conteúdo ministrado está diretamente relacionado com a expressão do professor na forma de comunicar o que está sendo estudado. Seus gestos, sua maneira de falar, seu direcionamento ao aluno dizem muita coisa e vão além do conteúdo. Aí pergunto: como trazer isso para a EAD...

Caroline Cristine C Camargo disse...

Olá!
Gostei muito do vídeo, pois nos mostra que a interação é fundamental em nossas vidas. Hoje se tem inúmeras formas de se comunicar e isso é bacana o mundo evolui a cada instante e com ele vamos evoluindo nas diversas opções de comunicação que é tão imprescindível para nosso desenvolvimento. Comunicar é interagir que é trocar que resulta em conhecer.

TOM disse...

Boa tarde, gostei muito do vídeo, ele mostra que apesar da distância é possível sim um vinculo de afinidade com pessoas que estão distantes.
Sendo assim, o Ensino a Distância vem crescendo cada dia mostrando que a qualidade não depende de "contatos" "pessoalmente", nisso devemos rever todas as criticas mistificadas de críticas perante o EAD.

Tialiton (TOM, Especialista em Libras e Educação de Surdos)

Edgard Amoroso disse...

Achei o vídeo fantático. Ele mostra que a comunicação pode ser realizada de múltiplas formas. Outro ponto que observei que existe um momento certo para que a mesma seja realizada. Podemos perder o "time" certo da comunicação, o que poderia ter ocorrido com ele caso ela tivesse sido demitida. A sorte dele é que ela foi promovida.

Caroline Rodrigues Da Silva disse...

Nossa esse video, concerteza é muito especial pois mostra como é o nossa realidade com a comunicação que acontece hoje nós dias de hoje..
Caroline Rodrigues Da Silva

Marcos Fernandes disse...

Parabéns pela postagem do vídeo. A comunicação hoje vai além das fronteiras de nossas casas e de nossas mentes. As novas mídias estão se fortalecendo e a convergências entre as tradicionais e essas, têm sido uma oportunidade de desenvolvimento e evolução da comunicação.
Marcos Fernandes

Liginha em ação disse...

Muito interessante este post sobre tecnologia e me levou a refletir que muitas vezes o estudante EAD perde oportunidade como o rapaz do vídeo que por sua indecisão quase perdeu a oportunidade de conquistar aquela que poderia ser o amor de sua vida. Muitas pessoas por resistirem ao mundo virtual perdem a oportunidade de ter um futuro brilhante. Ser aluno EAD não significa que o mesmo por estudar a distancia terá facilidades ao contrario o aluno EAD se dedica muito mais que os presenciais pois as horas de estudos são bem maiores. Mais vale a pena ser EAD e defender essa causa.

Jarbas disse...

Jarbas Cordeiro.

Este maravilhoso filme nos traz a refletir sobre a comunicação e a necessidade de termos que tomar atitudes na hora certa, não deixando para depois.
Acredito que as pessoas que tiveram a oportunidade de ver este filme também já tiveram em suas vidas pelo menos uma experiência como esta.
Deve esatá se perguntando agora: Porque eu não tomei a atitude naquela época? Porque deixei passar aquela oportunidade?
As oportunidades em nossas vidas são como as águas dos rios, não passam no mesmo lugar duas vezes.
Fica ai a dica do filme em termos que inovar, deixar a mente fluir e tomar atitudes.
Parabéns pela postagem e tenho absoluta certeza que o seu roubo, na cara grande, do Professor Robson Freire foi por uma causa justa e o mesmo irá perdoá-la.
Parabéns por esta postagem.

Rose Amorim disse...

O ser humano tem a incrível capacidade de se comunicar e para tal busca caminhos alternativos. O vídeo ilustra perfeitamente esta temática. O casal rodeado de tecnologias optou por se comunicar através de cartazes...lindo!!
Para refletir, basta pensarmos nas inúmeras possibilidades que temos para nos comunicar e deixamos para depois. O aluno EAD já está habituado com esta postura. A comunicação é sua melhor ferramenta de estudos. Sigamos o exemplo. Ótimo adorei!

Fabiano disse...

Olá Profa.
Este video é muito bom, pois, nos leva a varias reflexões sobre a importancia da EAD.

Parabéns!! Seus artigos são sempre muito interessantes.

profenoeliaduera disse...

Vídeo muito bacana. Tomei a liberdade de colocar no meu blog também. Todavia, disse que vi no seu blog. Não deixa de ser uma comunicação EAD. Muito criativo.. Parabéns!

SecretariaEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maglene Teixeira disse...

Muito legal este video. Muitas vezes por uma indecisão deixamos passar a maior oportunidade de nossa vida.

Thiago Pitaluga disse...

É uma temática muito importante: mudanças. Podemos perceber o quanto isso tem evoluído ao longo do tempo, apesar de existir uma certa "involução" no cenário educacional, pode-se acreditar que a comunicação ainda é o grande diferencial dos seres humanos. A postura da Aprendizagem à distância pode comprovar que realmente comunicar não precisa ser apenas por sons vocais, vai muito além disso. Parabéns pelas ótimas contribuições do seu blog.

Platini Fonseca disse...

Platini Fonseca.

preciso acompanhar a evolução, porém esquecer a forma simples de se fazer algo impede novas descobertas.

patriciaarraeseducandoadistancia disse...

Maravilhoso!!! O que o silêncio pode dizer...O que a distância pode aproximar... Isso é que mais está me impressionando na EaD... Uma surpresa, uma descoberta, uma pergunta...a cada clique!!!
E como aprendi com vcs professores, que a informação deve ser disseminada, farei tb o roubo do vídeo e o postarei no meu Blog!!!

Patricia P. Costa disse...

Fantastico!
Passe o tempo que passar o ser humano sempre será "humano". Carente de contato,cheio de desejos, afetos.. Que bom!

Haroldo disse...

Parabéns. Concordo com você "que muitas considerações sobre as mudanças no campo da cultura digital são pura balela". Pensando em educação, este vídeo pode nos revelar que não importa a forma, mas sim estabelecer a comunicação. Eu acredito que a Educação a Distância pode ser eficiente e as relações virtuais, entre o professor e o aluno, não serem superficiais.

Giovani - EaD disse...

Muito bom, achei interessante e que tem muita relação com a EaD, pois cada um tem o seu jeito de interagir, de aprender, oferecer condições para que todos tenham acesso ao conhecimento e que as pessoas encontrem a melhor forma de estudar.

Cleusa Durant disse...

Adorei, muito interessante, as vezes são impostas às pessoas algumas formas de relacionamento ou de interação que são ditas como certas, porém cada um tem a sua maneira de pensar e agir, e com certeza a sua forma de aprender, de conhecer pessoas e porque não de viver.

Juliane Yonamine disse...

Adorei o vídeo, partindo do príncipio que todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto-realização, penso que a comunicação virtual só tende a contribuir para uma relação de troca e saberes.

Raquel Silva (Psicóloga) disse...

Fantástico o vídeo. Realmente nos trás inúmeras reflexões, mas acredito que a mais importante é a constatação de que as relações humanas podem se utilizar das tecnologias, mas a linguagem corporal ainda é muito importante, mesmo que seja distante. Quando transmitimos algo, transmitimos pela fala, pela escrita e principalmente pela forma que nos colocamos ou expressamos corporalmente. Fazer Ead é levar em conta não só o conhecimento a ser passado, mas o design daquilo que será mostrado. É colocar o sentimento em questão e encontrar a melhor forma de passar isso ao receptor. Raquel Silva - Bagé/RS

Educação e Mediação disse...

Ana adorei o video e sei também que a linguagem virtual é muito importantemas a linguagem social e de signos também é. Como a vida em sociedade ou em grandes centros isola as pessoas e como é difícil conviver com a solidão. òtimo
Cátia Kíster

celinakito.blogspot.com disse...

Os vídeos ...., comprovam que a arte da comunicação é inerente ao ser humano e as novas tecnologias chegaram para agregar e aprimorar novos conhecimentos à arte de comunicação. Todos se compreendem,
desde que "todos" estejam envolidos na mesma causa.

Maura disse...

Estamos usando as novas tecnologias para passar velhas mensagens. Não que isso seja ruim. A revolução digital mudou os meios, mas não os conteúdos.

A linguagem não muda o conteúdo, mas somente a forma como o outro vai recebê-lo.

Irma Macário disse...

Há semanas acompanho o blog e este vídeo motivou minha interação. Muito bom. A evolução emocional e cultural, como dito anteriormente, não é tão visível em nosso meio, porém estamos aprendendo a conviver e usufruir dos benefícios do mundo digital e alcançar tal evolução.

Francisco Expedito Helcias Alves disse...

O video é interessante sobre infinidades de meios de counicação, porem deveria usar sempre para o crescimento pessoal e profissional das pessoas.

Karina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karina disse...

Esse vídeo é muito bom. Nos faz refletir sobre a importancia de se interagir com as pessoas.

fabregat :] disse...

Realmente comunicação muda a vida das pessoas. Sou formado em Comunicação Social, Pos graduando em EAD e Mestrando em Marketing, este video, além de tocante, nos mostra quão felizes são as quebras de barreiras, iniciativas diferenciadas que tomamos, muitas vezes reprimidas, que nos fazem destacar dos demais e principalmente fazer o bem a nós mesmos.
Parabéns pelo blog, já estou seguindo.

Daniel disse...

Vídeo muito interessante pela forma que trata a comunicação não verbal. Quando fiz colegial técnico tínhamos a possibilidade de aprender um pouco de teatro e as primeiras encenações sempre foram em situações onde não podíamos falar, tudo isso para aprendermos a enviar uma mensagem por esse tipo de comunicação não verbal.

Hoje em dia as novas gerações estão cada dia mais acostumadas com os novos meios de comunicação (internet e redes sociais) e por isso já há uma movimentação de algumas instituições de ensino que estão adotando ferramentas de comunicação digital como e-mails, Messenger e grupos de discussões.

Daniel disse...

Muitos adolescentes são muito pró-ativos para aprender coisas supérfluas na internet e se comunicar a conhecer pessoas novas em redes sociais e Messenger.

Precisamos ensinar desde cedo a direcionar essa pró-atividade para o ensino e desenvolvimento profissional também, coisa que hoje só se adquire em uma faculdade ou depois disso.

Angela Cristina disse...

As tecnologias estão ai e se faz necessarios que elas se tornem ferramentas de ascesso a todos, meios mais facil de se comunicar.

Adriana Cancian disse...

Muito interessante o vídeo1 Ele nos dá a possibilidade de observar, analisar e siscutir várias questões. Vale ressaltar que a comunicação pode ser estabelecida de várias formas entre elas o olhar e a expressão corporal. Assim podemos estabelecer um paralelo com a Educação a Distâncai. E como dis o Professor João, é interessante apontar os pontos positivos e indicar os negativos para possíveis discussões e ajustes.

Marcelo K.Costa disse...

O vídeo é ótimo...Realmente o início da EAD se dá com a invenção da escrita... podemos estar em diferentes espaços e tempos e nos comunicarmos... aprendermos... e até mesmo nos apaixonarmos...
Marizane

Marlon Vanz Silva disse...

O segredo é tornar as tecnologias ferramentas para dispertar interesse dos alunos no que se diz respeito ao EAD no Brasil e no mundo...

Alexandra disse...

A forma como o autor foca e expressa o sentimentos dos personagens, explorando a comunicação corporal e pequenos trechos de escrita, relembra o cinema mudo, em sua essência Chaplin. Antiga fórmula e novas tecnologias, como reinventar os métodos de ensino para as novas gerações, o desafio da Ead.

Jucilene S. Ruiz disse...

Adorei o vídeo não conhecia. Apesar de tantos comentários, destaco também a importância da comunicação entre nós e os meios são diversos. As tecnológias e suas ferramentas são mais um meio diferenciado para aumentar nossa rede de contatos e comunicação, embora seja de grande vália, também vejo que algumas pessoas acabam não sabendo utilizar e isolam-se do contato presencial alienando-se apenas ao mundo online.

orientadorpedagogo disse...

A trilha me chamou a atenção quanto ao meio de comunicação! quantos meio de comunicações temos e as vezes esquecemos ou não damos conta. Olhares, escrita, mimica, sinais, tecnológico então... o vídeo pode trazer muitas interpretações, os fatos com as relações de comunicações são espetaculares. A criatividade e a ansiedade foram inexplicáveis, pois mesmo sem contato de aproximação surgiu uma interação e em seguida um relacionamento de amor. Muito bom mesmo!!!

Educação a Distância - Enfermagem disse...

Adorei o vídeo. Isso demonstrava como a comunicação é tão importante e como é possível comunicar-se por escrito ou por voz. Foi muito interessante, pois relacionei com minha realidade, no qual passo o dia todo me comunicando com meus alunos por mensagens no AVA. No momento em que ela some, eles ficam sem se comunicar e com isso ele fica triste achando que ela havia sido mandada embora e, no entanto ela havia mudado de sala pois tinha subido de cargo. Isso demonstra a realidade quando não nos comunicamos com nossos alunos. Eles sentem a mesma coisa, perdidos sem apoio ou pensam que saímos da empresa. Por isso é necessário estarmos sempre em contato com eles mantendo uma comunicação constante para facilitarmos a aprendizagem do aluno.

Educação sem fronteira... disse...

Esse vídeo é interessante, pois reflete bem a necessidade que o ser humano tem de se comunicar, e como ele busca formas para que isso aconteça. E refletindo além, direcionamos essa necessidade de se comunicar para EaD, que é uma forma que a educação se utilizou para expandir seus conhecimentos, não havendo barreiras físicas e disponível para acesso há quem quiser.

Ads Banner

Google Analytics