Extensão

(2013 - 2015) Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores. As ações do pacto baseiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para professores; distribuição e aumento de materiais didáticos e pedagógicos voltados à alfabetização nas escolas; realização de avaliações sistemáticas; gestão, controle social e mobilização da sociedade e da comunidade escolar. O pacto forma, assim, um conjunto integrado de ações para a alfabetização e letramento de crianças no primeiro ciclo de alfabetização, contribuindo para a redução da distorção idade-série na educação básica e para a elevação do índice de desenvolvimento da mesma no Brasil. Concluído.

(2013 - 2014 ) A Narrativa dos Negros do Cafundó: memória e construção de subjetividade negra numa luta em curso pela posse da (e permanência na) terra

Descrição: Propomos a construção de um documentário sobre a experiência de luta pela posse e permanência na terra da Comunidade do Cafundó, no Município de Lagoa dos Gatos, Agreste pernambucano. Trata-se de uma comunidade tradicional, com inserção na luta antiescravagista do séc. XIX um dos palcos da Guerra dos Cabanos , composta majoritariamente por negras e negros, mas que ainda não têm materializada uma discussão acerca da possibilidade de seu reconhecimento como remanescente de quilombo. Desde 2002 , quando ocupou e, em 2009, quando realizou o corte popular das terras do falecido Coronel Cordeirinho , a comunidade do Cafundó, rebelada contra as arbitrariedades e crueldades de que eram e são historicamente vítimas, vêm desenvolvendo consciência de sua negritude em meio à luta por seus direitos. O documentário pretende contar essa história junto com os Negros do Cafundó , como se referia o Coronel Cordeirinho àqueles que, julgava, nunca pegariam uma piaba sequer em seu açude. Este território demarcado, ainda por ser reconhecido pelo Estado, está repleto de sentimentos, alegrias, recordações, rancores, energia militante, esperanças, medos, planos, lendas... Propomos-nos a, junto com os personagens dessa história e com o objetivo de fundo de discutir inovações políticas com perspectiva popular em práticas curriculares , tecer as tramas de uma narrativa ainda aberta, em plena construção, e que faz emergir uma subjetividade contra-hegemônica: nordestina / coletiva / militante / negra / camponesa.Concluído.

(2010 - 2011) Programa Um Computador por Aluno - PROUCA

Descrição: O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. As escolas contempladas (10 escolas por estado) receberam laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. A formação em Pernambuco foi realizada pela equipe de professores do Grupo de Pesquisa em Novas Tecnologias na Educação - Gente, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica e mobilizou cinco professores e 17 alunos de graduação e pós-graduação. Os municípios contemplados em Pernambuco foram: Belém de Maria (1 escola), Belém de São Francisco (1 escola), Canhotinho (1 escola), Ingazeira (1 escola), Lagoa dos Gatos (1 escola), Paudalho (1 escola), Pedra (1 escola), Surubim (1 escola), Vitória de Santo Antão (1 escola), Recife (3 escolas) e Caetés com o UCA Total (45 escolas). Encerrado em 2011.

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics