Pesquisa

Cultura digital, autoria e colaboração em rede: perfil, práticas e percursos dos professores da Educação Básica. Projeto de pós-doutorado apresentado ao programa de estágio pós-doutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes na chamada I para início em fevereiro de 2014, na Universidade Aberta, Portugal, sob supervisão do Professor Dr.José da Silva Ribeiro. Descrição: O Projeto Magalhães está inserido no Programa e-escolinha, ação do governo português para distribuição dos laptops educacionais aos alunos das escolas públicas e privadas. Segundo o documento de apresentação do projeto, o objetivo é “garantir a generalização do uso do computador e internet, potenciando acesso ao conhecimento”. As escolas contempladas são do 1◦ ciclo e o programa está inserido no Plano Tecnológico de Educação (PTE), criado em setembro de 2007, para realizar a modernização tecnológica das escolas portuguesas (Portugal, 2007). O plano busca interligar a infraestrutura tecnológica das escolas e disponibilizar conteúdos e serviços para alunos, docentes e não docentes. É importante verificar se o nível de letramento digital e apropriação tecnológica é o mesmo no caso dos professores egressos da Universidade Aberta em Portugal, uma vez que os resultados preliminares do Projeto Magalhães indicam que o uso das tecnologias em sala de aula não é realizado de forma efetiva em benefício da aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o perfil, a prática e os percursos dos professores atuantes na Educação Básica em Portugal na perspectiva da autoria e colaboração em rede.Início das atividades: Fevereiro/2014 - Previsão de término: Agosto/2014.

Perfil, práticas e percursos dos professores da Educação Básica com cultura digital consolidada e ações efetivas de autoria e colaboração em rede. Edital Chamada Universal CNPq 14/2012, processo n: 482442/2012-3. Descrição: É necessário que essa cultura digital produza inovação pedagógica com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em sala de aula, extrapolando os muros da escola e se efetivando também na rede virtual. Quais seriam os elementos e percursos necessários para internalizar e consolidar a cultura digital nos professores da Educação Básica que estão inseridos no contexto de uma cultura escolar que é, em sua própria essência, analógica? O objetivo geral desta pesquisa é investigar o perfil, a prática e os percursos dos professores da rede pública da Educação Básica que se destacam no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na perspectiva da autoria e colaboração em rede. A proposta de investigação desta pesquisa está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica no campo dos Estudos Culturais e como sujeito da pesquisa elegemos professores da rede pública de educação básica que se destaquem no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação em sua prática pedagógica, tanto no contexto escolar (na sala de aula e no apoio aos colegas) quanto nos espaços virtuais da rede.

Início das Atividades: Outubro/2012 - Previsão de término: Outubro/2015.

A Narrativa dos Negros do Cafundó: memória e construção de subjetividade negra numa luta em curso pela posse da (e permanência na) terra. Descrição: Propomos a construção de um documentário sobre a experiência de luta pela posse e permanência na terra da Comunidade do Cafundó, no Município de Lagoa dos Gatos, Agreste pernambucano. Trata-se de uma comunidade tradicional, com inserção na luta antiescravagista do séc. XIX um dos palcos da Guerra dos Cabanos , composta majoritariamente por negras e negros, mas que ainda não têm materializada uma discussão acerca da possibilidade de seu reconhecimento como remanescente de quilombo. Desde 2002 , quando ocupou e, em 2009, quando realizou o corte popular das terras do falecido Coronel Cordeirinho , a comunidade do Cafundó, rebelada contra as arbitrariedades e crueldades de que eram e são historicamente vítimas, vêm desenvolvendo consciência de sua negritude em meio à luta por seus direitos. O documentário pretende contar essa história junto com os Negros do Cafundó , como se referia o Coronel Cordeirinho àqueles que, julgava, nunca pegariam uma piaba sequer em seu açude. Este território demarcado, ainda por ser reconhecido pelo Estado, está repleto de sentimentos, alegrias, recordações, rancores, energia militante, esperanças, medos, planos, lendas... Propomos-nos a, junto com os personagens dessa história e com o objetivo de fundo de discutir inovações políticas com perspectiva popular em práticas curriculares , tecer as tramas de uma narrativa ainda aberta, em plena construção, e que faz emergir uma subjetividade contra-hegemônica: nordestina / coletiva / militante / negra / camponesa.

Início das Atividades: Março/2013 - Previsão de término: Março/2014.

Letramento Digital, Autoria e Colaboração em Rede: Os Professores da Educação Básica e o Papel das Licenciaturas a Distância na Apropriação das Tecnologias Digitais. Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas do CNPq, processo n: 400504/2010-3. Descrição: Nos documentos governamentais que justificam a implementação de cursos a distância, encontramos inúmeras referências ao papel transformador da escola a partir da compreensão de que o professor é o principal sujeito capaz de promover mudanças na cultura escolar, na educação e na sociedade. A compreensão de uma escola (na visão do professor) como um espaço social, sensível à história e à cultura locais com uma ação afirmativa de inclusão digital, através da viabilização da apropriação dos educados das tecnologias de comunicação e informação, indica que a decisão em formar professores através da modalidade a distância não é apenas uma opção fundamentada em questões operacionais (tempo, limites geográficos e custos). Embora estes elementos façam parte da viabilidade técnica para a implementação de cursos na modalidade a distância (não podemos menosprezar os aspectos econômicos e jurídicos), a inserção desta metodologia com o forte agregado tecnológico inerente ao seu desenvolvimento, pode, na verdade, ter sido a premissa mais importante para a decisão estratégica de sua implementação. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as mudanças paradigmáticas na prática docente dos professores da rede pública concluintes de cursos de Licenciatura a distância, a partir da apropriação dos dispositivos tecnológicos e consolidação da cultura digital, através da utilização das ferramentas de autoria da chamada Web 2.0.

Início das Atividades: Agosto/2010 - Término: Agosto/2012

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