Pesquisa

Divulgação científica nas mídias sociais: as possibilidades das narrativas digitais como apoio ao desenvolvimento do letramento científico.
Descrição: As ações de divulgação científica que utilizam as mídias sociais estão sendo organizadas por grupos de pesquisadores que investigam o tema e propõem estratégias de organização e articulação entre os divulgadores científicos que assumiram esta tarefa. O objetivo deste estudo é o de analisar as narrativas digitais criadas pelos divulgadores científicos em plataformas de redes sociais (como Twitter e Instagram) e suas possibilidades como apoio ao desenvolvimento do letramento científico de alunos e professores. O aporte teórico está fundamentado nos conceitos de redes sociais, narrativas digitais e divulgação científica (BURGESS; GREEN, 2009), (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2008), (PRÍNCIPE, 2013), (DIAS, DIAS E SANTANNA, 2020). Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, que se caracteriza como uma pesquisa narrativa adaptada à cultura digital, com elementos da Análise das Redes Sociais (ARS). Serão selecionados 30 divulgadores científicos atuantes no Twitter ou Instagram que estejam em atividade no momento da coleta. A coleta dos dados será realizada nas redes sociais e as categorias de análise serão selecionadas de acordo com as teorias que fundamentam o estudo e com as que irão emergir nos dados. Como resultados esperados, pretendemos identificar as estratégias e a dinâmica dos divulgadores científicos, nas redes sociais, para indicar as possibilidades e limites dessas mídias sociais no apoio à construção do letramento científico em espaços digitais, bem como reunir elementos para o desenvolvimento de um projeto de DC nas redes sociais, na UFPE. Início das atividades: Julho/2022 (em andamento) - Previsão de conclusão: Julho/2024.
A cultura maker na Educação no Brasil e o uso de tecnologias digitais.
Descrição: O movimento maker no campo da Educação se apresenta como uma proposta para o desenvolvimento de processos de aprendizagem criativos, colaborativos e com uso das tecnologias digitais. A proposta da presente pesquisa é compreender as estratégias e ações da cultura maker no campo da Educação realizadas em diversas localidades do Brasil. A metodologia proposta foi orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa, com proposta de coleta de dados através de documentos e entrevistas com os gestores dos espaços maker. Foram analisados quarenta e dois Fab Lab que apresentaram ações no campo da Educação no Brasil. Os resultados indicam que existe uma grande diversidade de abordagens e ações pedagógicas nesses espaços, com limitações das ações efetivas direcionadas para a Educação Básica e Ensino Superior, bem como o uso do maker como uma ação de maketing em instituições públicas e privadas. A princípio, a diversidade de metodologias e teorias que perpassam o uso dos elementos da cultura maker na Educação parecem um ajuste necessário para o desenvolvimento de propostas integradas ao currículo e as concepções de aprendizagem adotadas em algumas instituições, mas na prática surgem com uma bricolagem com elementos conflitantes que comprometem os resultados das propostas. Considerando o avanço das propostas maker no campo da Educação, seja como modismo ou como um desejo legítimo de mudança, é necessário que mais estudos sejam realizados para que possamos de fato auferir os benefícios do uso dos elementos da cultura maker na Educação e também os seus limites, antes que o seu uso seja abandonado por não apresentar os resultados generalistas anunciados nas peças de marketing utilizadas em algumas instituições públicas e privadas. Início das atividades: Fevereiro/2019 - Conclusão: Março/2022.
Cultura digital, autoria e colaboração em rede: perfil, práticas e percursos dos professores da Educação Básica. Projeto de pós-doutorado apresentado ao programa de estágio pós-doutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes na chamada I para início em fevereiro de 2014, na Universidade Aberta, Portugal, sob supervisão do Professor Dr.José da Silva Ribeiro.
Descrição: O Projeto Magalhães está inserido no Programa e-escolinha, ação do governo português para distribuição dos laptops educacionais aos alunos das escolas públicas e privadas. Segundo o documento de apresentação do projeto, o objetivo é “garantir a generalização do uso do computador e internet, potenciando acesso ao conhecimento”. As escolas contempladas são do 1◦ ciclo e o programa está inserido no Plano Tecnológico de Educação (PTE), criado em setembro de 2007, para realizar a modernização tecnológica das escolas portuguesas (Portugal, 2007). O plano busca interligar a infraestrutura tecnológica das escolas e disponibilizar conteúdos e serviços para alunos, docentes e não docentes. É importante verificar se o nível de letramento digital e apropriação tecnológica é o mesmo no caso dos professores egressos da Universidade Aberta em Portugal, uma vez que os resultados preliminares do Projeto Magalhães indicam que o uso das tecnologias em sala de aula não é realizado de forma efetiva em benefício da aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o perfil, a prática e os percursos dos professores atuantes na Educação Básica em Portugal na perspectiva da autoria e colaboração em rede. Início das atividades: Fevereiro/2014 - Conclusão: Agosto/2014.
Perfil, práticas e percursos dos professores da Educação Básica com cultura digital consolidada e ações efetivas de autoria e colaboração em rede. Edital Chamada Universal CNPq 14/2012, processo n: 482442/2012-3.
Descrição: É necessário que essa cultura digital produza inovação pedagógica com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em sala de aula, extrapolando os muros da escola e se efetivando também na rede virtual. Quais seriam os elementos e percursos necessários para internalizar e consolidar a cultura digital nos professores da Educação Básica que estão inseridos no contexto de uma cultura escolar que é, em sua própria essência, analógica? O objetivo geral desta pesquisa é investigar o perfil, a prática e os percursos dos professores da rede pública da Educação Básica que se destacam no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na perspectiva da autoria e colaboração em rede. A proposta de investigação desta pesquisa está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica no campo dos Estudos Culturais e como sujeito da pesquisa elegemos professores da rede pública de educação básica que se destaquem no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação em sua prática pedagógica, tanto no contexto escolar (na sala de aula e no apoio aos colegas) quanto nos espaços virtuais da rede.
Início das Atividades: Outubro/2012 - Conclusão: Outubro/2016.
Letramento Digital, Autoria e Colaboração em Rede: Os Professores da Educação Básica e o Papel das Licenciaturas a Distância na Apropriação das Tecnologias Digitais. Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas do CNPq, processo n: 400504/2010-3.
Descrição: Nos documentos governamentais que justificam a implementação de cursos a distância, encontramos inúmeras referências ao papel transformador da escola a partir da compreensão de que o professor é o principal sujeito capaz de promover mudanças na cultura escolar, na educação e na sociedade. A compreensão de uma escola (na visão do professor) como um espaço social, sensível à história e à cultura locais com uma ação afirmativa de inclusão digital, através da viabilização da apropriação dos educados das tecnologias de comunicação e informação, indica que a decisão em formar professores através da modalidade a distância não é apenas uma opção fundamentada em questões operacionais (tempo, limites geográficos e custos). Embora estes elementos façam parte da viabilidade técnica para a implementação de cursos na modalidade a distância (não podemos menosprezar os aspectos econômicos e jurídicos), a inserção desta metodologia com o forte agregado tecnológico inerente ao seu desenvolvimento, pode, na verdade, ter sido a premissa mais importante para a decisão estratégica de sua implementação. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as mudanças paradigmáticas na prática docente dos professores da rede pública concluintes de cursos de Licenciatura a distância, a partir da apropriação dos dispositivos tecnológicos e consolidação da cultura digital, através da utilização das ferramentas de autoria da chamada Web 2.0.
Início das Atividades: Agosto/2010 - Conclusão: Agosto/2012

Ads Banner

Google Analytics