CARVALHO, Ana Beatriz Gomes; MAGALHAES, S. J. F. ; ALVES, T. P. . DIVULGAÇÃO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS: NARRATIVAS DIGITAIS E COLABORAÇÃO NOS CANAIS DO SCIENCE VLOGS BRASIL. ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA, v. 13, p. 246-265, 2023. Link para acesso.
BANDEIRA, Aroma; Carvalho, Ana Beatriz Gomes . Verouvindo como projeto para educação bilíngue de surdos: primeiros percursos e resultados. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 14, p. 235, 2023. Link para acesso.
OLIVEIRA, Jéssica Maria; Carvalho, Ana Beatriz Gomes . Comunidade de prática de redes sociais como processo de formação para professores e licenciandos. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 14, p. 60-79, 2023. Link para acesso.
COSTA, Caio Túlio; SILVA, LEANDRO; CARVALHO, Ana Beatriz . Jogos digitais e potenciais educativo: os anos 90 como força-motriz do imaginário tecnológico em: a pantera cor de rosa passaporte para o perigo. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE), v. 18, p. 207, 2022. Link para acesso.
LEITE, Nahara Morais; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes; PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos. Processo de formação com professores que ensinam matemática para o uso de histórias em quadrinhos digitais no ensino de geometria. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 13, p. 273-294, 2022. Link para acesso.
COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Videogames, imersão e experiência sensível: um paralelo das reverberações na educação tecnológica. Tear, Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 10 n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4874 Link para acesso.
CUNHA, Amanda Caroline; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. The Speach of Teachers in Brasil and Portugal on Pedagogical Innovation with the use of Digital Technologies. Diálogos com a Arte - Revista de Arte, Cultura e Educação, n.10, 2020. Link para acesso
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes; ALVES, Thelma Panerai. Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação Básica. Educar em Revista, [S.l.], dec. 2020. Link para acesso
SANTOS, Kleber Emmanuel Oliveira; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Mídias sociais e educação em tempos de pandemia: o TikTok como suporte aos processos de ensino e aprendizagem. Em Teia - Revista Iberoamericana de Educação Matemática e Tecnológica, v. 11, p. 1-19, 2020. Link para acesso
LEITE, Nahara Morais; LIMA, Elidiene Gomes Oliveira; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os professores e o uso das tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais no contexto da pandemia da COVID-19 em Pernambuco. Em Teia - Revista Iberoamericana de Educação Matemática e Tecnológica, v. 11, p. 1-19, 2020. Link para acesso
GOMES, Eber Gustavo da Silva ; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. As
estratégias dos docentes com o uso de tecnologias digitais no contexto
pandêmico da Covid-19. Em Teia - Revista Iberoamericana de Educação Matemática e Tecnológica, v. 11, p. 1-22, 2020. Link para acesso
SILVA, N. R.; PESSOA, C.; CARVALHO, A. B. G. Quem é Esse Pokémon? Uma Análise do Jogo de Cartas Pokémon à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-21, 10 jun. 2020. Link para acesso.
CARVALHO, A. B. G.; ALVES, T. P. A série Black Mirror e os elementos da narrativa para a formação de professores no contexto da cultura digital. Revista Communitas, v. 4, n. 7, p. 182-197, 29 maio 2020. Link para acesso.
GOMES, Gustavo Eber; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Colaborações que emergem da cultura participativa na produção de narrativas transmídias. Revista Intersaberes, v. 15, n.34, 2020. Link de acesso.
POCRIFKA, Dagmar Heil; CARVALHO, Ana Beatriz. Ciclos de codificação e o software Atlas ti: uma parceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.10, número 1. 2019. Link para acesso.
Carvalho, Ana Beatriz Gomes; POCRIFKA, Dagmar Heil. Cultura Maker e o uso das tecnologias digitais na educação: construindo pontes entre as teorias e práticas no Brasil e na Alemanha. Revista Tecnologias na Educação, v. 26, p. 21-40, 2018. Link para acesso.
SILVA, Kátia Cilene; Carvalho, Ana Beatriz; MEHLECKE, Querte. Avaliação de Políticas Públicas para Educação a Distância no Brasil: Tendências nas Pesquisas Científicas (2006-2015). Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 1, p. 1-27, 2018. Link para acesso.
Carvalho, Ana Beatriz Gomes. Professores da Educação Básica nas redes: práticas e percursos de autoria e colaboração. Hipertextus Revista Digital, v. 17, p. 97-119, 2017. Link para acesso.
SILVA, Amanda Amorim Costa; CARVALHO, Ana Beatriz . Abordagens e Teorias de Aprendizagem Propostos pelos Projetos dos Cursos de Pedagogia a Distância para o Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais. EAD em Foco, v. 6, n.3, 2016. Link para acesso.
Carvalho, Ana Beatriz Gomes; ALVES, Thelma Panerai. Práticas e percursos dos professores da Educação Básica com ações de autoria e colaboração nas redes sociais. Revista Diálogo Educacional, v. 15, p. 493-514, 2015. Link para acesso.
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. O papel da UNIREDE na construção de políticas públicas para a EAD no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 59, 2014.Link para acesso.
MELO, Rafaela da Silva ; CARVALHO, Ana Beatriz . O Uso do Software Livre e a Construção da Aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno. RESI: Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 13, p. 1-12, 2014. Link para acesso
LIMA, T. O. ; CARVALHO, Ana Beatriz . A atuação docente a distância em sites de redes sociais na perspectiva da colaboração em rede. Hipertextus Revista Digital, v. 11, p. 1-34, 2013.Link para acesso.
ANDRADE, Hurika Fernandes; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Efetividade do uso de ferramentas da Web 2.0 em AVA: colaboração, autonomia e autoria do aluno. Revista EDaPECI, v.13, p.114-140, 2013. Link para acesso.
FREITAS, Josivânia Maria; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Estilos de aprendizagem no virtual: as preferências do discente do ensino superior a distância. Revista de Estilos de Aprendizaje, v. 11, p. 1-24, 2013. Link para acesso
ANDRADE, Wilkens Lenon; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. O uso do software livre no Programa Um Computador por Aluno PROUCA: cultura livre, apropriação tecnológica e cultura escolar. Texto Livre, v. 6, p. 1-21, 2013. Link para acesso
MELO, Rafaela Slva. ; CARVALHO, Ana Beatriz . O Uso do Software Livre e a Construção da Aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-11, 2013. Link para acesso
CARVALHO, Ana Beatriz ; ALVES, Thelma Panerai. Apropriação tecnológica e cultura digital: o Programa um Computador por Aluno no interior do Nordeste brasileiro. Logos (UERJ. Impresso), v. 18, p. 88-101, 2011. Link para acesso
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Apropriação tecnológica, cultura digital e formação de professores nas licenciaturas a distância. Tecnologia Educacional, v. 195, p. 14-23, 2011. Link para acesso
CARVALHO, Ana Beatriz e PIMENTA, Sônia Almeida. Políticas Públicas de Formação de Professores da Educação Básica: O Contexto do Pró-Licenciatura. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, Vol.6, n.9, ago/set.2010. Link para acesso