O fato de desenvolver trabalhos em projetos de EaD com diferentes instituições, tem possibilitado minha navegação em diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Este acesso me permite avaliar as ferramentas e estratégias que funcionam e potencializam o uso do ambiente e as que provocam o efeito inverso, criando obstáculos no processo de aprendizagem. Depois de usar a etnografia digital como instrumento de pesquisa e avaliação do nosso AVA na UEPB, estamos estruturando uma nova configuração para o Moodle, sempre buscando maior interatividade e informação para os nossos alunos. Com a criação do novo espaço para pesquisa em EaD na nossa Universidade, vamos aprimorar nossas ferramentas.Os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do Curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação fornecerão pistas importantes em nossa busca de melhoria na qualidade dos cursos a distância. A UEPB está consolidando um importante papel na Educação a Distância, alcançando os mesmos patamares de excelência das mais importantes universidades públicas brasileiras. É um trabalho árduo onde todos nós estamos aprendendo, mas o mais importante é que estamos conseguindo realizar a aprendizagem realmente colaborativa.
Um comentário:
Realmente, um ambiente virtual de aprendizagem só tem sentido se for utlizado de forma pedagógica. Na prática, utilizar a informática como ferramenta e não como o próprio objeto.
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