sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mini-curso Sobre o Ensino de Geografia

O curso de Pedagogia da UFPE passou por uma reforma há pouco tempo, buscando arejar a proposta pedagógica e o currículo. Considero que um dos grandes avanços foi a separação do componente curricular Metodologia dos Estudos Sociais em dois novos componentes: Fundamentos do Ensino de História e Fundamentos do Ensino de Geografia (com 60 horas cada um). Porém, o grande problema que enfrentamos atualmente é que temos alunos do perfil antigo que continuam cursando a matriz curricular do tempo dos dinossauros... É muito complicado ministrar componentes de um currículo que já está morto e enterrado, mas as questões legais exigem um período de transição. Foi justamente por perceber as lacunas que ficam no meio do caminho que a Professora Adriana Paulo me convidou para ministrar um mini-curso para os alunos do perfil antigo. Como missão aceita é missão cumprida, fui realizar a tarefa hérculea de resumir todo o material do curso Fundamentos do Ensino de Geografia em algo que coubesse nas três horas de mini-curso. A princípio seria apenas uma palestra, mas depois resolvemos que um mini-curso seria mais adequado. Adriana se encarregou de organizar tudo, preparou os certificados, fez a divulgação com os alunos, reservou o auditório, enfim, tomou todas as providências necessárias para dar tudo certo. Confesso que não criei muitas expectativas com o número de alunos inscritos, estou acostumada com os eventos no Centro de Educação e sei que uma plateia com 50 pessoas é coisa rara. Como eu considero que falar para meia dúzia ou trezentos participantes tem o mesmo grau de importância, nem procurei saber como estava a procura. Resultado: tivemos 76 inscritos e o mini-curso foi um sucesso (verdade seja dita, muito mais pela demanda existente entre os alunos do que pelas habilidades da professora). Terminei a empreitada acabada, já faz um tempinho que não enfrento três horas no palco, mas o resultado foi muito bom! O melhor mesmo foi ver que uma iniciativa absolutamente despretensiosa, realizada sem recursos mirabolantes e contando apenas com a boa vontade das pessoas, pode ser algo tão produtivo para os alunos, para o curso e para a Universidade.

2 comentários:

Thelma disse...

Parabéns, Ana! Tu és muito boa em tudo o que fazes! O CE da UFPE ainda nem avalia a sorte que teve com a tua contratação. Sucesso, menina!

Ana disse...

Thelmita,

Obrigada, estou toda fofa! Foi bom demais ter conseguido contribuir com Adriana e com o CE. O mais importante é que percebi que estou inteira para estes desafios!

Beijocas,

Ads Banner

Google Analytics