sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tudo que você queria saber sobre Skinner...

...mas não tinha coragem de perguntar! Na reunião do grupo de estudos discutimos Skinner e foi bem interessante observar a reação do grupo. Tivemos de tudo: amor, ódio, tédio, desconhecimento, entusiasmo, entojo, enfim, uma variedade tão grande de sentimentos que caberiam todos em um caleidoscópio emocional. Antes que vocês pensem que sou uma behaviorista dentro do armário, esclareço que escolhemos começar por Skinner porque praticamente todas as teorias relacionadas com educação e tecnologia passam pelas máquinas de ensinar, de forma declarada ou involuntária. Então, se vamos discutir as teorias da aprendizagem na EAD, vamos estudar qual foi a primeira proposta efetiva para a aprendizagem mediada por tecnologia. Acabamos discutindo o lado B do Skinner que poucos conheciam, surgiram as preocupações com a diversidade, a figura do professor como opressor, a necessidade de se oportunizar o ensino em iguais condições para todos, enfim, aspectos pouco discutidos do autor que precisam vir à tona se vamos falar sobre EAD de forma realista. Afinal, de projetos construtivistas que usam e abusam de questionários no Moodle, já estamos cheios! Foi uma tarde muito produtiva, concluímos que muitas práticas utilizadas hoje em dia são mais conservadoras do que a caixa de Skinner e usam a roupagem tecnológica para disfarçar o tradicionalismo. A próxima etapa será discutir Piaget, estabelecendo uma relação entre as etapas do desenvolvimento humano e sua possível relação com aprendizagem mediada por tecnologia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, fiquei curioso em saber mais sobre este moço, vou pesquisar!
Merci Ana!

Josivania Freitas disse...

É verdade,

Dispimos o Skinner com diplomacia real......Laboratórios com ratos?? Que isso!! Adoro a frase de Guimarães Rosa:" Eu quase nada sei, mas desconfio de muita coisa". Foi exatamente por aí que chegamos as nossas coonclusões.

Bee,você arrasa!!

Quando crescer quero ter um pouquinho de você!!
Por que não tudo?
Desejar ser outro seria rouba-lhe a identidade. Inveja não, Respeito e admiração é o caminho para seguimos bons exemplos.
Você é um exemplo!!ssrsrrsrsr

Te amo!!

Ads Banner

Google Analytics