O resultado da minha pesquisa sobre o uso de tecnologias digitais na formação de professores na modalidade a distância, revelou que ainda existe uma grande dificuldade dos professores em formar redes de colaboração. A dificuldade não está relacionada com o domínio das ferramentas, mas com a forma como os professores se apropriam delas. Agora, quero analisar o outro lado da moeda e estou pesquisando os professores que usam as tecnologias digitais como ferramentas de autoria, colaboração e compartilhamento. Neste contexto, estou acompanhando o Projeto Caldeirão de Ideias Convida, do meu amigo querido, Robson Freire. O projeto é uma tentativa de reunir no blog Caldeirão de Ideias, vários textos de autores que fazem parte de uma rede professores empenhados em compartilhar conhecimento. O blog Caldeirão de Ideias já foi premiado várias vezes no Top Blog/Best Blogs Brasil e a capacidade do autor do blog em agregar pessoas e articular a produção é mesmo impressionante. Vale a pena acompanhar a leitura dos textos dos professores dos diversos níveis de ensino que estão escrevendo no blog e participar com comentários para descobrirmos o poder real do compartilhamento em rede. O texto (imperdível!) da semana é do Professor Jarbas Novelino Barato e é leitura obrigatória para quem quer analisar criticamente o uso das tecnologias em sala de aula. É possível acompanhar a agenda com a programação de publicação dos textos (com o nome dos autores e título das postagens) ou você pode se inscrever no blog para receber as atualizações por e-mail. O blog também está concorrendo ao Prêmio Top Blog 2012 e quem quiser (e gostar) pode votar através do link disponível na página inicial. Precisamos acompanhar de perto o funcionamento de redes para refletirmos sobre as ações de formação e as teorias existentes sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Acompanhe de perto e participe!
8 comentários:
Interessante a proposta de reflexão sobre o uso das ferramentas.
Pois é, temos que encontrar outras formas de pesquisar e analisar as redes. Os instrumentos de pesquisa disponíveis hoje precisam ser ressignificados para dar conta dos novos percursos da informação. É muito bom ver você por aqui novamente!
Abraços,
Ana adorei o resultado de sua pesquisa, acredito na educação a distancia como uma das formas de renovação do sistema de ensino. É um prazer ler um blog como o seu!
Abraços
Boa noite,
Ana estive lendo o seu post, e também o site caldeirão de ideias, excelente !
E aí gostaria de conversar sobre o uso da tecnologia nos ambientes de sala de aula, sobre o uso de ferramentas tecnológicas.
É fato que existe resistência por parte das escolas, educadores, em aderir tal mudança. Essa resistência acaba afetando a qualidade dos serviços, o ensino. Pela sua experiência, isto seria mais uma questão de gestão ou mudança de comportamento por parte do professor ?
Abraços.
Ana Paula
Professor Ana Beatriz, Parabéns, visitei o site caldeirão de ideias, achei excelente ! gostei muito da matéria A TV da minha sogra, novas tecnologias, e professores. Os excelentes textos abordando sobre vários assuntos como complemento de material para ser exposto aos alunos e toda a sua fala aqui neste texto é de grande valia e muito enriquecedora para os meus aprimoramentos e aprendizado em EAD.
As tecnologias digitais são muitas vezes vistas como benéficas para a educação porque tornam a aprendizagem mais facil, facilita muita a nossa vida, o nosso dia-a-dia. Trabalhar com as tecnologias de forma interativa nas salas de aula requer: a responsabilidade de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem.
Abraços.
Claudia Reisania
Profª Ana
Boa Noite
Achei o máximo seu Caldeirão de Ideias, nos traz uma reflexão sobre os funcionamentos das redes e como elas se interlaçam nessas ações de formação e o uso das tecnologias digitais em sala de aula, muito boa sua explanação, parabéns.
Olá, professora.
Através de pesquisas e leituras pude perceber que nos outros ramos de negócios a rede de colaboração acontece de maneira satisfatória e com amplitude. Como por exemplo a "IBM Beehive". Então, por que isso não acontece na educação? Os professores ainda estão inculturados na questão "ser o possuidor do conhecimento"?
Abraços,
Mariza
Boa noite professora Ana.
Gostei muito de acompanhar a sua pesquisa, ela vem nos mostrar as inumeras possibilidades que podemos movimentar no mundo digital, onde a inovação é constante, e o aperfeiçoamento é mais que uma necessidade.
Grande abraço e muito sucesso.
Adson.
Postar um comentário