terça-feira, 8 de outubro de 2013

V Seminário Nacional EDaPECI

Nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2013, será realizado o V Seminário Nacional EDaPECI “Educação, formação de professores e TIC”, no Campus da Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. A proposta é discutir as tecnologias da informação e comunicação e a formação docente, para "socializar experiências e pesquisas para que a utilização das tecnologias na educação tragam resultados efetivos à qualidade do ensino". Segundo o site do evento, "o evento está em sua quinta edição e é promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) através do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI) em parceria com Universidade Federal de Alagoas (UFAL)". As inscrições de trabalho vão até o dia 10 de outubro e os eixos temáticos são:

1) Educação a Distância: Aspectos Históricos e Sociológicos. 2) Formação de Professores em EaD.3) Mídia e Educação. 4) Cultura Digitais, Redes Sociais e Educação. 5) Produção de Material Didático para EaD.6) Políticas Públicas de Educação e TIC.7) Educação Infantil e TIC.8) Tecnologias Assistivas e Educação.9) Gestão em EaD.10) EAD e Educação Ambiental.

Os dez melhores trabalhos aceitos e apresentados serão submetidos ao sistema de publicação da Revista EDaPECI. Aproveitando o contexto da informação, a minha orientanda Húrika Fernandes publicou o resultado de sua dissertação de mestrado, EFETIVIDADE DO USO DE FERRAMENTAS DA WEB 2.0 EM AVA: COLABORAÇÃO, AUTONOMIA E AUTORIA DO ALUNO, no vol. 13 da Revista EDaPECI. A pesquisa teve como objetivo analisar os ambientes virtuais de aprendizagem MOODLE e MOOC e a efetividade do uso pedagógico de ferramentas integradas da web 2.0 e seu impacto na colaboração, autonomia e autoria do aluno. Os resultados são bastante interessantes e até surpreendentes. Boa leitura e bom evento!

2 comentários:

Keyth disse...

MAIOR EVENTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA CHEGA AO BRASIL E REUNIRÁ MAIS DE 500 PROFISSIONAIS E LÍDERES DO SEGMENTO

Bett América Latina Cúpula de Liderança, realizada pelo Grupo i2i Events, acontece em 31 de outubro e 1º de novembro em São Paulo

Considerada a “Conferência de ‘Davos’ para líderes educacionais”, a Bett contará com mais de 100 palestrantes de 21 países; 14 Ministérios da Educação e 24 Instituições Educacionais, além da realização de um fórum exclusivo para o desenvolvimento de professores

A cidade de São Paulo será o local de encontro de líderes educacionais de todo o mundo e delegações de diversos países, como Finlândia, Coréia do Sul, Rússia, Reino Unido e EUA, durante a realização da Bett América Latina Cúpula de Liderança, o maior evento mundial para discussões sobre educação, tecnologia e aprendizado, que serve de inspiração para a melhor capacitação e inovação de líderes e profissionais de ensino de diferentes setores.

Realizada anualmente no Reino Unido há quase 30 anos, e considerada a “Conferência de Davos para líderes educacionais” - em alusão a conhecida conferência mundial de economia – a Cúpula Bett acontecerá pela primeira vez em São Paulo nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no World Trade Center, e contará com a participação de mais de 100 palestrantes de 21 países; 14 Ministérios de Educação/Tecnologia; 27 Representantes Federais, Estaduais e Municipais; 24 Instituições Educacionais; 8 segmentos de discussão focada; e deverá reunir cerca de 500 profissionais.

O evento contará ainda com um Fórum de Desenvolvimento de Professores, que acontecerá um dia antes da conferência, em 30 de outubro. O fórum irá discutir a integração tecnológica da educação, bem como a capacitação e desenvolvimento dos profissionais de ensino.

Dentre os nomes já confirmados para a Bett América Latina Cúpula de Liderança estão:

• Herman Jacobus Cornelis Voorwald, Secretário de Educação do Estado de São Paulo;
• Claudia Costin, Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro;
• Krista Kiuri, Ministra da Educação da Finlândia;
• Sang Kon Kim, Superintendente da Secretaria de Educação da Província de Gyeonggi na Coréia do Sul;
• Richard Culatta, Diretor do Escritório de Tecnologia Educacional do Departamento de Educação dos EUA;
• Cleuza Repulho, Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) do Brasil;
• Nilene Badeca, Presidenta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) do Chile;
• Maria Cristina Escobar Gonzales, Diretora do Centro de Educação e Tecnologia (ENLACES) do Ministério da Educação do Chile;
A Bett América Latina Cúpula de Liderança é promovida e organizada pela i2i Eventos. A conferência conta com o patrocínio da Cisco Systems, uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo; da Intel, uma das maiores fabricante de chips e microprocessadores para computadores; e da Microsoft, a maior empresa de software do mundo.

i2i Eventos
A i2i Eventos Grupo oferece exposições de classe mundial e eventos de grande porte em setores-chave, incluindo casa e decoração, moda, varejo, saúde, energia, ambiente, educação, tecnologia e mídia. Seu portfólio de eventos em todo o mundo inclui Bett, Spring Fair, World Retail Congress, CWIEME, VM, BVE e Pure London. Orgulha-se de abrir possibilidades para seus clientes e a cada ano traz mais de 250 mil tomadores de decisão em seus eventos, além de testar, comprar e vender produtos brilhantes, serviços, idéias e soluções. A empresa é dirigida por Mark Shashoua, que se juntou a EMAP como Grupo MD da EMAP em novembro de 2011, e tornou-se CEO da i2i Events Group em março de 2012. O grupo i2i Events faz parte do Top Right Group, anteriormente conhecido como Emap International Ltd.


Informações à imprensa:

GP Comunicação
Fabio Aguiar – fabio@gpcom.com.br
Margarete Storto – margarete@gpcom.com.br
Angélica Kernchen – angelica@gpcom.com.br
(11) 3129-5158
www.gpcom.com.br

Luciana disse...

Olá Ana Beatriz..
É sempre bom nos mantermos informados sobre novas tecnologias voltadas para a EAD. Inclusive me ajudará bastante quanto a dissertação em meu TCC.
Gostei muito do artigo.
Abraços
Luciana

Ads Banner

Google Analytics