segunda-feira, 6 de abril de 2009

Web 2.0 Expo

Aconteceu semana passada, em São Francisco - EUA, a Web 2.0 Expo, um evento que "apresentou inovações, modelos de negócios, padrões e estratégias de projeto que vêm tendo sucesso na nova geração da web", segundo a reportagem do Jornal O Globo. Ainda segundo o jornal, o Twitter e Facebook reinaram absolutos. Interessante foi o pedido do vice-presidente da Nokia, ao iniciar sua palestra: - Por favor, deixem seus celulares ligados para que vocês mantenham contato com o mundo online. - disse Tero Ojamperä,contrariando o hábito de se pedir para que se desligue o aparelho. As palavras de ordem do momento são mobilidade e múltiplas plataformas. Um dos temas tratados no evento foi como sobreviver à crise com a economia de recursos e o uso racional e inteligente da web - The Power of Less, menos é mais, faz jus ao nome e nos faz pensar no que podemos fazer melhor, gastando menos. Simpler. Faster. Cheaper. É interessante observar que podemos criar links entre os posts aqui do blog, pois a pesquisa com os adolescentes diante das telas, o uso dos celulares na Educação a Distância (Amadeus), as tecnologias invisíveis e a Web 2.0, estão todos interligados na mesma proposta de uso da rede, cujo nome eu ainda não sei qual será. Embora centrado no poder de fogo dos negócios que podem render dinheiro na web, o evento reforça a tendência da Web 2.0 como um conceito e uma forma de utilizar a Internet que veio mesmo para ficar. Ah, sim, os vídeos e os slides das palestras estão disponíveis no site do evento. Quando eu crescer, ainda vou acompanhar um evento de educação aqui no Brasil desse jeito...

2 comentários:

Morena de Angola disse...

Puxa, que inveja... de quem foi...
Quando eu for doutora será que vai dar pa ir pra esses encontros ou será que vou ter que ficar rica???
Beleza, Beatriz. Quero ver é nossa área, Educação, discutindo isso! Não sei o que você acha, mas não vejo essa discussão chegando de uma maneira produtiva... ainda... A Web 2.0 ainda tá sendo discutida, a web 3.0 é um conceito que surge agora e muitos de nós, professores, ainda nem a vivência da web como espectador, temos! Mas acho que esse cenário vai mudar principalmente por conta da expansão da educação a distância. A legislação educacional já acena para a universalização da EAD em todas as etapas e modalidades educativas! isso implica não só a consideração dos múltiplos meios, mas das muitas plataformas que estão sempre suspensas, dando mobilidade à educação. Nisto, a educação muito tem a ganhar e também acrescentar.
Bj.

Ana disse...

Alásia,

Isso mesmo, daí a importância das ferramentas de autoria como blogs, sites de relacionamento, etc. Quando abandonamos a postura passiva na rede e passamos a colaborar como autores, a perspectiva muda e o uso que fazemos da tecnologia também. Por isso é que eu defendo o conceito de Web 2.0, porque acredito que ela realmente impacta na educação.

Beijos,

Ads Banner

Google Analytics