domingo, 18 de julho de 2010

Notícias do UCA

Estamos trabalhando a todo vapor para realizar a formação do Programa Um Computador por Aluno em Pernambuco e na Paraíba. Desde a semana passada a nossa equipe tem se deslocado para fazer a formação dos professores em vários municípíos. Tivemos a abertura da formação em João Pessoa (PB), Pedra (PE) e esta semana uma força tarefa está em Caetés para concluir os trabalhos. Um dos grandes desafios (além do óbvio que é a apropriação tecnológica) é consolidar a formação de uma rede de colaboração entre os pesquisadores, multiplicadores e professores. A nossa opção foi utilizar ferramentas da web 2.0 que estimulem a autoria e a colaboração como blogs e fóruns, ao invés de insistir em plataformas ou sites fechados (que funcionam apenas como emissores de informação). Assim, temos o site institucional como um portal para outras ferramentas como blogs, wiki, FAQ e fóruns de discussão com diferentes tópicos sobre o programa. A expectativa é que os professores participem mais dos espaços informais, ficando mais à vontade e estimulados para desenvolver a sua autoria na rede. Começamos a nossa experiência agora, vamos ver os resultados em breve.

2 comentários:

Sindy disse...

Oi Ana
Estou participando do UCA aqui em Caxias do Sul - RS e tenho acompanhado suas notícias sobre o projeto aí! Muito legal essa dica!
Bjs
Sintian

Ana disse...

Sintian,

Que legal que você está no UCA também, vamos trocar figurinhas. Seu blog é sempre um exemplo que eu dou para os professores sobre as possibilidades de uso das tecnologias em sala de aula.

Beijos,

Ads Banner

Google Analytics