terça-feira, 14 de junho de 2011

Rio!

Semana passada eu estive no Rio e noves fora as coisas importantes do evento, adorei voltar a passear no centro do Rio e em Niterói. Onde mais eu poderia visitar uma exposição com o tema de extraterrestres e obras interativas? As esculturas de ET's azuis que podiam ser abraçados e acendiam luzes quando todos os envolvidos tocavam a mesma parte do corpo do ET, é a cara do Rio! O que dizer do prazer de reunir todas nós na mais tradicional confeitaria da cidade, a Colombo? Ou arrastar todo mundo para um lanchinho na Beira-Mar, a melhor padaria de Niterói? Eu venho repensando muito o meu papel como professora da pós-graduação e venho tentando estabelecer algumas interseções em dimensões mais amplas, além da formação acadêmica restrita ao produto final. Eu entendo que ética, relações interpessoais, comportamento e cultura, não estão dissociados da formação do pesquisador. No lesco-lesco das nossas atribuições como orientadores, estamos preocupados com a coerência metodológica e as cobranças estruturais do trabalho científico, mas todo o resto se configura como elementos tangenciais no processo de formação. Por isso mesmo, acompanhar as alunas do Edumatec pelos corredores da UERJ, pelas ruas do Centro do Rio e ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, me fez perceber a nossa importância enquanto professores (quase mentores) em níveis muito mais amplos. Definitivamente, preciso de uma revisão interna urgente sobre tudo que eu pensava que sabia e que nunca pensei em colocar em prática!


# O ponto alto da viagem foi conhecer o meu amigo virtual (e professor de Física) Sérgio Lima, um fofo que encantou a todas nós. Aproveitei o momento e dei abraços bem apertados nele. As amygues da blogosfera vão morrer de tanta inveja (do bem, é claro)!

4 comentários:

Josivania Freitas disse...

Acompanhar as alunas nos corredores foi ótimo, bom mesmo foi tremer vendo a professora/orientadora analisando os passos da aluna apresentando trabalho. É quase um infarto! hahaaha

Sérgio Lima disse...

Puxa, pena que o momento abraços e o papo tenham sido muito rápidos. Que o próximo encontro presencial dure mais :-)

Ana disse...

Josi,

É bom ter medo mesmo, eu só tenho cara de boazinha, no fundo eu sou uma fera! Hahahaha!

Beijos

Ana disse...

Sergio,

Estarei de volta no próximo mês e vou dar uma canseira em você com a overdose da minha companhia... Só não vale reclamar depois! :)

Beijos

Ads Banner

Google Analytics