Na próxima semana participarei do 18° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, em São Luis (MA). O tema do evento é "Histórias, analíticas e pensamento aberto:guias para o futuro da EAD". Estarei em duas mesas seguidas, discutindo vários elementos das minhas pesquisas. A primeira mesa será às 14:30h, “A adoção de tecnologias e a formação docente” e estarei na companhia dos professores Alex Sandro Gomes (CIn/UFPE) e José Aires de Castro Filho (UFCE). Logo em seguida, às 18:30h, estarei na mesa “Educação e Cultura Digital nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu”, com os professores João Mattar (TIDD - PUC-SP / Anhembi Morumbi) e Eliane Schlemmer (UNISINOS- GPe-dU e RICESU). O local e o resumo das mesas estão logo a seguir e vocês podem acessar a programação completa do evento para saber mais. Espero encontrar pessoalmente vários amigos virtuais no evento e continuar desvirtualizando as minhas relações da rede.
Sala 107 S – Centro Pedagógico Paulo Freire - 1° andar MR 06 “A adoção de tecnologias e a formação docente”Historicamente, a adoção de tecnologias no contexto de ensino provoca reações dicotômicas que tencionam promessas utópicas, quase proféticas, com resistências à mudança. No mundo, muitas são as iniciativas tecnológicas de criação e disseminação de dispositivos que permitam acesso a novas formas de ensino e aprendizagem. Mais recentemente, a adoção da plataforma de celulares pelas novas gerações aceleram a participação dos jovens em redes sociais e seu acesso à Internet. Para esses, a busca é estimulada pela necessidade de liberdade de expressão, pela apreço a diversão, pela disponibilidade para colaborar, pela tendência ao escrutínio e apresso à partilha das novas gerações. Os conflitos ‘intramuros’ aparecem quando novos hábitos surgem na cultura no entorno das instituições. Esses parecem mais atraentes para seu público alvo que as vivências estruturas por métodos e técnicas de ensino. Nesta apresentação, organizaremos uma visão ampla sobre o impacto das novas tecnologias na cultura das novas gerações e de que forma as atuais metodologias de ensino parecem dar sinais de terem chegado ao seu limite para lidar com à prática educativa. Estruturaremos debate sobre a evolução dessas práticas de ensino para corresponder aos hábitos dos atores envolvidos.
Ana Beatriz Gomes Carvalho – UFPE
Alex Sandro Gomes – UFPE
José Aires de Castro Filho – UFCE
Mini Auditório 2 – Centro Pedagógico Paulo Freire – Térreo
MR 15 “Educação e Cultura Digital nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu”
A sociedade atual cada vez mais se constitui e é constituída pelo uso de diferentes Tecnologias Digitais, (TD) em rede, o que tem provocado transformações profundas – na forma de pensar, agir, interagir, se comunicar, aprender, trabalhar e, enfim, de viver e conviver na contemporaneidade. Essas transformações trazem consequências importantes, representando significativos desafios para os processos de ensinar e de aprender, tanto nos contextos formais, quanto nos contextos não formais de educação. Constatações como essas nos instigam a pensar sobre como a Educação e a Cultura Digital, incluindo a modalidade de educação online, tem contribuído para repensar a forma como os processos de ensino e de aprendizagem são desenvolvidos também no âmbito da pós-graduação stricto sensu, bem como a forma como esses professores-pesquisadores em formação, tem se apropriado dessas tecnologias. Assim, considerando os desafios atuais presentes na formação de mestres e doutores para a contemporaneidade, é que propomos essa mesa, que objetiva o compartilhamento de pesquisas e projetos de desenvolvimento e aplicação na área, a fim de fornecer elementos para reflexão e discussão entre os participantes.
Moderação: Eliane Schlemmer - UNISINOS
Ana Beatriz Gomes Carvalho – UFPE
Eliane Schlemmer - UNISINOS- GPe-dU e RICESU
João Mattar – TIDD - PUC-SP / Anhembi Morumbi
Nenhum comentário:
Postar um comentário