Nos últimos meses, trabalhei na coordenação do portal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O pacto é "uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores". A formação foi planejada pela equipe do CEEL/UFPE e o objetivo do portal é servir como uma interface para divulgação das ações, compartilhamento de materiais e comunicação entre os professores, formadores e coordenadores. Eu gostei muito do resultado final, a equipe é formada por Filipe Torres e Lais Moutinho (webdesigners), Luisa Abreu e Lima (jornalista) e todos trabalharam muito para que o portal ficasse bonito e funcional. Suamos a camisa, mas deu certo! Compartilhei a coordenação do trabalho com as minhas colegas de trabalho Maria Lucia Barbosa e Thelma Panerai. Nós tivemos muita sorte em encontrar uma equipe tão competente e afinada. Além da coordenação do Portal, também escrevi os conteúdos de Geografia para os materiais de formação dos professores. Foi um trabalho muito interessante que me fez refletir sobre o processo de letramento cartográfico desenvolvido simultaneamente ao processo de apropriação da escrita. A proposta de formação apresenta um aspecto que eu considero fantástico: as propostas didáticas foram colocadas em prática pelos professores da rede pública e o material apresenta o resultado da experiência. Não é apenas um material com aspectos teóricos e propostas possíveis, elas já foram aplicadas e os resultados e dificuldades estão registrados no material. Além dos materiais básicos, o portal também disponibiliza links para vídeos, leituras complementares, revistas etc. Naveguem, leiam, critiquem, elogiem, reportem os erros... Seremos eternamente gratos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário