As defesas dos meus orientandos no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica terminaram na última quinta-feira. Nas últimas semanas tivemos um pouco de tudo: defesas chiquérrimas, presentes lindos, rios de lágrimas, egos inflados, pessoas bacanas, pessoas histéricas, pessoas queridas, pessoas internacionais, pessoas espiritualizadas, muito apoio e ótimos resultados.
No dia 26 (véspera do meu aniversário, cof, cof...) tivemos a defesa de Josivânia Freitas com a dissertação "Estilos de aprendizagem no virtual: as preferências do discente no Ensino Superior a distância", com a presença de Ivanda Martins (UFRPE) e Patricia Smith (UFPE) na banca. Josi trouxe uma ótima discussão sobre os estilos de aprendizagem e a aplicação da proposta da Profa Dra. Daniela Melaré (Universidade Aberta de Lisboa) para a investigação dos estilos em ambientes virtuais. Resumo da ópera: ela encontrou novos estilos de aprendizagem e foi muito elogiada pela banca. A própria Profa Daniela Melaré mandou um parecer de Portugal parabenizando a mestranda com um convite para publicação em periódico internacional. Tá podendo, hein, fia? A nossa intenção era trazer a Profa Daniela para a banca (ela participou da qualificação via Flashmeeting), mas as questões burocráticas e financeiras da Universidade não permitiram. Apesar do contratempo, a Profa Daniela foi muito generosa e participou da banca através da leitura do seu parecer, além de enviar uma apresentação no Flashmeeting. No dia 28 (um dia após o meu aniversário), foi a vez de Húrika Fernandes defender o seu trabalho intitulado "Efetividade do uso de ferramentas da Web 2.0 em AVAs: colaboração, autonomia e autoria do aluno", com a presença das queridíssimas professoras doutoras Sônia Pimenta (UFPB) e Thelma Panerai (UFPE) na banca. Elas adoraram o trabalho e fizeram importantes reflexões e contribuições para a versão final, além de comentarem que a pesquisa era quase um trabalho de doutorado! Ficamos bastante impressionadas com a descoberta de Húrika de que os espaços abertos na rede incrementam a colaboração e autoria dos alunos em comparação com os ambientes virtuais fechados. Go, Húrika, go! A duas arrasaram nas apresentações: foram seguras, didáticas, organizadas e precisas! As minhas pupilas estão de parabéns, ganhei o melhor presente de aniversário que uma orientadora poderia receber: o sucesso em uma importante etapa das suas vidas e o carinho enorme das minhas queridas alunas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário