A parte da tarde foi intensa porque tivemos muitos temas e perspectivas diferentes para discutir em pouco tempo. Começamos com o professor Mariano Báez Landa do CIESAS (México) com a conferência "Olhares antropológicos: a interface da antropologia e a multimídia". Foi muito interessante porque ele fez uma análise maravilhosa sobre os protestos no México e o papel das redes sociais propondo um outro viés de análise para as relações entre a mídia e os movimentos populares. Logo a seguir, tivemos uma mesa sobre a produção de documentários e a contribuição da antropologia visual para a Educação com o professor Rui Mesquita (Labutuca - UFPE), professor José Ribeiro (UAB - Portugal) e eu como mediadora da discussão.
A sensibilidade do professor Rui e os relatos das ações do Labutuca na Universidade foram muito elogiados por todos e o professor José Ribeiro alinhavou a questão do uso de documentários na Educação apresentando os aspectos teóricos da discussão e as possibilidades de interseção entre a antropologia visual e Educação. Terminamos a discussão já emendando com outra mesa sobre cultura digital na Educação com a professora Patrícia Smith (UFPE), o professor Sérgio Abranches (UFPE) e o professor Marcelo Sabattini (UFPE). Foram apresentadas perspectivas muito interessantes sobre o uso dos aparelhos móveis, as imagens nas redes sociais e a formação docente no contexto da cultura digital.
Ufa! Cansados? Pois ainda não acabou! Terminamos as atividades do dia com uma belíssima apresentação no Second Life com a professora Isa Seppi/ Janjii Rugani (Centro Universitário Senac – SP- Brasil) e Paula Justiça (Esgn - Portugal) com a colaboração de José Saldarriaga / Mauro Enyo - Peru, Paulo Fernandes/Genius Bikcin - Portugal, Vânia Assumção/Sophia Bandler – Brasil e Wanda Campos / Wan Laryukov – Portugal.
A performance de dança que eles apresentaram foi memorável e possibilitou uma excelente discussão sobre o uso do Second Life. Fim do dia, hora de juntar as forças que sobraram para descansar e enfrentar o segundo dia de trabalho com disposição e bom humor porque a interação com as pessoas e a complexidade das discussões fez todo o esforço dispendido valer muito a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário