segunda-feira, 17 de maio de 2021

Educação em Teia: a Revista Em Teia na prática

Algumas atividades do meu trabalho são muito burocráticas, tediosas, irritantes ou tudo isso ao mesmo tempo. Entretanto, algumas coisas que produzimos são tão gratificantes que ganham um espaço muito maior do que o contexto acadêmico: são ações que transcendem esses espaços e invadem, positivamente, a vida. O Educação em Teia é um exemplo disso, uma ideia que surgiu e foi ganhando cor, forma e conteúdo de forma totalmente colaborativa. A proposta surgiu no grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais em 2020, com o contexto da pandemia e aulas remotas, observamos a necessidade de selecionar e validar alguns conteúdos que estão disponíveis na rede, mas que não são facilmente identificáveis pelos professores e pais de alunos como conceitualmente corretos ou atualizados. Outra questão que nos moveu foi a necessidade de aproximar os resultados e propostas das pesquisas acadêmicas com as necessidades práticas dos professores. Durante o ano, trabalhamos para materializar a nossa ideia e construímos a seguinte proposta:  

A concepção do Educação em Teia é uma iniciativa de professores e alunos do Programa de Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e tem como objetivo apresentar materiais desenvolvidos nas pesquisas realizadas no próprio programa, indicar produções de outros programas e das publicações da revista Em Teia e realizar a curadoria de materiais, sites, soluções, produções, vídeos, filmes, HQs etc. que estejam disponíveis na rede. A proposta é selecionar os materiais disponíveis na rede que apresentam conteúdos adequados e conceitualmente corretos para utilização de alunos, pais e professores

O site usa a estrutura de blog da plataforma Wordpress para publicação das postagens, mas está organizado em páginas e apresenta possibilidades de pesquisa por categorias temáticas e por nível de ensino. O design foi elaborado por meu orientando Kleber Oliveira e as postagens são produzidas por professores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Pretendemos ampliar a nossa rede de colaboração e incluir professores de outras instituições que queiram colaborar conosco. É uma ideia simples, mas os repositórios que encontramos com materiais disponíveis para a Educação Básica não são fáceis de usar para quem não tem um bom nível de letramento digital ou são iniciativas privadas que exigem contrapartidas financeiras para acesso ao acervo. Além disso, a proposta é compilar os materiais que estão circulando nas redes sociais também e nem sempre um repositório institucional consegue acompanhar a dinâmica de circulação de informações em diferentes mídias.

 Como todo trabalho colaborativo voluntário e sem financiamento, vamos trabalhando devagar e vencendo os obstáculos aos poucos, mas considero um pequeno avanço também para a divulgação científica, tão urgente no contexto atual. Os comentários estão abertos no site para sugestões, críticas e propostas de colaboração. Toda contribuição é muito bem-vinda!

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics