quinta-feira, 26 de julho de 2007

O Que é um Avatar?

Estou aprofundando minha pesquisa sobre a etnografia digital e o comportamento dos internautas na web. Fui pesquisar o conceito de Avatar que está sendo muito utilizado no meio virtual hoje. Quando utilizamos o MSN, publicamos um blog ou navegamos no ambiente virtual, colocamos uma imagem nossa que corresponde a como queremos ser vistos pelos outros, ou como nos vemos. Algumas pessoas colocam figuras que associam à sua identidade, outros optam por fotos com um determinado estilo. O avatar é a imagem que projetamos neste mundo virtual, segundo alguns analistas de programas virtuais como o Second Life, a figura assume uma aparência híbrida: cabelo black power, olhos azuis, pele branca e rosto arredondado. Ou seja, um diálogo com todas as etnias que povoam o planeta, conjugadas em um só corpo virtual.

Por essas razões, o professor e pesquisador italiano Massimo Canevacci acredita que a projeção de um Avatar significa que aquela distância que existia entre o que se imaginava ser apenas digital dos objetos e do mundo material estão ultrapassados. “Estamos falando de uma crise de distinção, uma visão transitiva do material aliada com as linguagens e a tecnologia”, disse, durante uma conferência para os alunos e os professores.

Essa transição, que ele define como sendo o conceito de porosidade digital é justificada pelo significado que a expressão Avatar tem dentro da cultura hindu: “Avatar significa a manifestação múltipla de Deus, tanto material quanto espiritual. A porosidade está entre o que é divino e material e é a mesma coisa. É a máxima representação da porosidade”. O que configura, na opinião de Massimo, “um dos conflitos mais importantes da atualidade”. “A identidade das pessoas é expandida, favorecendo o fluxo das linguagens e a pluralidade das identidades”.Trafegar entre esses dois mundos é também, de certa forma, uma brincadeira que os usuários das tecnologias fazem entre a vida e a morte.O mais importante destes novos conceitos é que eles podem nos ajudar a compreender relação de aprendizagem entre o homem e a máquina e como podemos potencializar este processo.

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics