A UPE introduziu em seu curso de Biologia a ferramenta Webquest. É muito interessante a proposta de apresentar um assunto sob a forma de webquest. Mas o que é a WebQuest? É um conceito de utilização da Internet, definido em 1995 por Bernie (Bernard) Dogdge, professor da San Diego State University como uma proposta metodológica de trabalho, utilizando preferencialmente a Internet através de atividades orientadas onde as fontes de investigação são, sobretudo, informações veiculadas no ciberespaço. Assim, a primeira coisa a fazer é imaginar conteúdos de saber que possam ser aprendidos com o apoio de recursos existentes na rede mundial de computadores. Acesse o endereço http://www.webquest.futuro.usp.br/ para mais informações. A Webquest apresenta os seguintes elementos: Introdução,Tarefa, Recursos, Avaliação e Conclusão. Apesar de ser uma forma atrativa para o aluno realizar uma tarefa, podemos pensar em algumas adaptações para utilizar este recurso nos cursos de graduação.
1. São elementos demais, alguns se repetem. Não vejo necessidade de ter tarefa e avaliação, recurso e processo. Parece redundante, o objetivo da proposta pode ser conseguido mantendo Introdução, Recurso, Tarefa e Conclusão.
2. A conclusão poderia ser complementada pelo aluno após a realização da tarefa. O professor poderia apenas iniciar o texto e o aluno complementaria com suas próprias reflexões, como a proposta da Wikipédia.
3. A avaliação já é a tarefa proposta, só seria interessante se fosse uma simulação da prova sobre o tema. Fora isso, é um elemento dispensável.
4.Apesar do conceito de webquest pressupor o uso da Internet nas pesquisas, poderíamos pensar em desenvolver um material em Cd ou mesmo um arquivo que pudesse ser baixado e utilizado off-line como um material de estudo complementar, com imagens, simulações, fotografias, etc.
1. São elementos demais, alguns se repetem. Não vejo necessidade de ter tarefa e avaliação, recurso e processo. Parece redundante, o objetivo da proposta pode ser conseguido mantendo Introdução, Recurso, Tarefa e Conclusão.
2. A conclusão poderia ser complementada pelo aluno após a realização da tarefa. O professor poderia apenas iniciar o texto e o aluno complementaria com suas próprias reflexões, como a proposta da Wikipédia.
3. A avaliação já é a tarefa proposta, só seria interessante se fosse uma simulação da prova sobre o tema. Fora isso, é um elemento dispensável.
4.Apesar do conceito de webquest pressupor o uso da Internet nas pesquisas, poderíamos pensar em desenvolver um material em Cd ou mesmo um arquivo que pudesse ser baixado e utilizado off-line como um material de estudo complementar, com imagens, simulações, fotografias, etc.
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