Assim que terminou a minha apresentação, fui assistir a mesa redonda "Dos LMSs aos PLEs, SLEs e MOOCs: games, mundos virtuais 3D, web 2.0 e redes sociais em educação" com os professores João Mattar (TIDD - PUC-SP e Anhembi Morumbi), Patrícia Scherer Bassani(Feevale) e Paulo Guilherme Domingos Ferreira Simões (Força Aérea - Portugal). Como eu fiquei perdida no mapa do evento, quando eu consegui chegar na sala da mesa redonda, todos os lugares já estavam lotados. Resultado: com ou sem vestidinho de linho em tom neutro, sentei no chão mesmo porque não perderia as palestras de jeito nenhum! As falas foram muito interessantes porque apontaram algumas questões que precisamos pesquisar com mais profundidade e com outro direcionamento teórico. Achei muito interessante a construção do primeiro MOOC (massive open online courses) em língua portuguesa em parceria com universidades brasileiras e portuguesas. Muitas coisas que foram apresentadas na fala dos palestrantes me fizeram refletir sobre os nossos equívocos em relação aos conceitos do PLE. Vou listar as questões que considero mais relevantes:
1.O PLE é um conceito, não é uma ferramenta ou um método específico. É possível criar um PLE a partir de diferentes concepções e organizações.
2. Controlar a aprendizagem em PLE's não é algo possível, o máximo que conseguiremos é acompanhar determinadas atividades. Aliás, aqui cabe uma observação conceitual mesmo: se o PLE tem sua base no "personal" isso já nos remete ao aspecto pessoal de sua estrutura, logo, não permitirá o controle de outra pessoa. Alguém pode imaginar a sua página no Facebook sendo "controlada" por outra pessoa?
3. O PLE pode ser formal ou informal e não existe um contraponto entre ambientes virtuais e o PLEs, pois eles podem estar dentro de um PLE. É velha questão: objetivos diferentes, ferramentas diferentes!
4. Usar as ferramentas das redes sociais para o desenvolvimento da aprendizagem não será sempre mais interessante para todos os alunos. Os resultados da pesquisa do professor João Mattar mostram que os alunos preferem a organização dos ambientes virtuais do que a informalidade do Facebook. Pá! Tapa na cara de quem aposta nas redes para salvar a Educação!
5. Os percursos e estratégias para o uso do PLE ainda precisam de mais registros e estudos. Gostei muito do conversation prism em formato de flor que a professora Patrícia Bassani apresentou.
Ficou com a cabeça cheia de caraminholas e cheio de dúvidas ao ler essa postagem? Ótimo! Era esse o objetivo da mesa redonda e o meu também ao escrever esse texto. Muahahahah!
# Update: a apresentação completa da Professora Patrícia Bassani está disponível neste link.
Um comentário:
Não concordo com a afirmação "controlar a aprendizagem em PLE's não é algo possível".
O facto do PLE ser pessoal não é motivo suficiente para que isso não aconteça.
O "dono" do PLE, por exemplo um estudante, pode dar autorização a outros, por exemplo um professor, para aceder em parte ou na totalidade, ao seu PLE. Imaginem uma parte do PLE dedicado a uma disciplina que é partilhada com o professor ou determinados colegas de turma.
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