sábado, 24 de novembro de 2007

Pós-Modernidade, Tecnologia e Educação

Meu aluno do CCT, Luis Carlos Lira, está escrevendo sua monografia de conclusão de curso sobre o uso das tecnologias na educação, pontuando seus equívocos ao apenas transpor uma metodologia tradicional e mecânica para uma roupagem tecnológica. Ele acertou na escolha do tema porque é essencial para qualquer aluno de Licenciatura em Informática, refletir sobre o uso das NTIC's na educação de forma crítica. Só assim será possível realizar mudanças estruturais no processo de apropriação tecnológica nas escolas. Ao levantar esta discussão, ele também valoriza a formação de profissionais que aliem o conhecimento tecnológico com a fundamentação pedagógica. Se queremos utilizar de forma plena as ferramentas tecnológicas nas escolas, precisamos formar profissionais com esta qualificação para construir e consolidar as pontes entre o projeto pedagógico, os professores e os alunos. Ele garimpou este vídeo para sua apresentação que expressa bem os obstáculos que encontramos hoje nas escolas.


terça-feira, 20 de novembro de 2007

A Cultura Digital

Um dos grandes entraves para o desenvolvimento pleno da aprendizagem nos cursos a distância é a ausência de uma cultura digital consolidada em nossos alunos. A grande maioria sente falta do material impresso como ferramenta principal, solicita aulas presenciais sempre que possível e pouco utiliza o ambiente virtual. O único caminho para nós que acreditamos na educação a distância é realizar um trabalho de médio e longo prazo, buscando encurtar os processos para a construção efetiva de uma autonomia digital. Esta semana observamos os primeiros resultados deste processo com a proposta dos alunos de Biologia da UPE (pólo de Campina Grande) em criar uma página com informes de temas de interesse da área. Além da divulgação dos assuntos propostos no site, os alunos pretendem com este espaço possibilitar as diversas contribuições de professores, tutores e alunos de outros pólos. Mais do que uma iniciativa de uso da ferramenta tecnológica, estes alunos perceberam a importância da aprendizagem colaborativa através de redes de conhecimento. É um passo importante para fomentarmos iniciativas como esta em nossa proposta pedagógica. Clique aqui e conheça esta iniciativa.

domingo, 18 de novembro de 2007

Site da ABEHTE


No evento sobre Hipertexto realizado em Fortaleza em outubro, foi criada a Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE). É uma associação científica de abrangência nacional criada para congregar pesquisadores de hipertexto e de tecnologia aplicada à educação com o objetivo de promover, desenvolver e divulgar os estudos de hipertexto e as aplicações das tecnologias digitais na aprendizagem.O site está lindo, muito bem elaborado, unindo estética e funcionalidade. Apesar de parecer meio óbvio já que se trata de um grupo que estuda hipertexto, a experiência nos mostra que nem sempre as ferramentas construídas por pesquisadores em tecnologia e educação são bem realizadas. Muitas vezes existe o conhecimento técnico, a boa intenção e mesmo assim o resultado é medíocre (no sentido de mediano e não de ruim). Felizmente o resultado do site de hipertexto transcende esta quase maldição, superando as expectativas de quem conhece bem a rede. O link para visitas já está disponível ao lado.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Conversas no Colóquio...

A apresentação do trabalho sobre as reformulações do curso de Pedagogia da UEPB, foi muito tranqüila, embora tenha feito muita falta a participação de minhas colegas de autoria, as professoras Maria Lucia e Roseane.Parecia uma conversa amena de fim de tarde com amigas, só faltou um chazinho com biscoitos.Foi uma conversa muito proveitosa porque todas nós experimentamos as mesmas dificuldades e encontramos diferentes soluções.A coordenadora do GT, Professora Lívia da UNB, foi muito agradável e as apresentações foram tão produtivas que os próprios colegas insistiam em dar mais tempo para quem estava apresentando. Tive a oportunidade de conhecer as professoras Gerlaine da UFCG de Cajazeiras e Anadja da UERN de Mossoró. Trocamos muitas figurinhas depois das apresentações e já combinamos de montarmos um painel para o próximo ano.E eu que estava pensando em descansar um pouco agora que o ano acadêmico está na reta final. Rá, tolinha...

Apresentação do Trabalho sobre o NETEM

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Colóquio Internacional


Na próxima semana acontecerá o III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. O nosso grupo de trabalho do Núcleo Educação e Mídias do Departamento de Educação da UEPB escreveu um paper para o evento intitulado GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA REFORMULAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPB: A CRIAÇÃO DO NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E MÍDIAS. Neste artigo, relatamos a experiência e os pressupostos para a criação do núcleo no processo de reformulação do curso de Pedagogia. A Professora Lucia Serafim e Roseane Ribeiro, minhas parceiras neste trabalho, são as grandes responsáveis por estruturar e implementar o núcleo. No final, tudo deu certo e é esta experiência que vamos contar no evento.

Ads Banner

Google Analytics