segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Eleição para o Centro de Educação da UFPE

Hoje foi o lançamento da campanha da chapa Avançar com compromisso social, dos professores Zélia Porto e Sérgio Abranches para a direção do Centro de Educação da UFPE. Eu fico muito orgulhosa em apoiar uma mulher para a direção do Centro, já que somos minoria nos cargos das universidades públicas. Os dois apresentam uma trajetória pautada na seriedade, experiência e no compromisso com uma gestão democrática e compartilhada. Além do excelente currículo, os dois são pessoas muito queridas no Centro de Educação e fazem uma dupla perfeita! Como uma pesquisadora do campo dos Estudos Culturais, adorei encontrar na proposta a preocupação os saberes estéticos e culturais, o desenvolvimento de ações afirmativas, os saberes identitários de grupos sociais e étnicos e dos movimentos sociais. A proposta está consistente e busca responder ao muitos anseios dos alunos, professores e funcionários do CE. O site Avançar com compromisso social está lindo e vocês poderão encontrar várias informações sobre a proposta e os candidatos. O espaço para depoimentos permite que qualquer pessoa deixe registrado o seu apoio, sugestões e questões para os candidatos. Vale a pena conhecer a proposta os candidatos e o site!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

EducaRed 2011

Está acontecendo o IV Encuentro Internacional EducaRed 2011, promovido pela Fundação Telefônica. O tema da atual edição é “Actitud 2.0 Aprender es compartir” e o objetivo do evento é conectar os professores e potencializar as relações entre os docentes, líderes e redes no contexto da Web 2.0. "O programa é dividido em blocos de acordo com os perfis, interesses e necessidades do público, para que eles possam adequar sua agenda para participar do evento, escolhendo aquelas sessões, debates, palestras e experiências nas quais desejam participar". É uma oportunidade única de participar de um evento online que apresenta as discussões mais atuais sobre o uso das tecnologias digitais na Educação e, principalmente, focar a discussão na necessidade de todos os educadores mudarem a sua atitude em busca do compartilhamento do conhecimento. Vou colaborar com o evento mediando o fórum "Relações entre o Verbal, Visual e Sonoro na Era Digital: a influência dos novos suportes?". No site do evento, após a inscrição, é possível convidar amigos, inserir materiais, assistir palestras, entre muitas outras atividades. Aproveitem e espero encontrar vocês todos lá!

Seleção para o mestrado do Edumatec/UFPE

Estão abertas as inscrições para o mestrado em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec, da Universidade Federal de Pernambuco. O programa oferece 30 vagas distribuídas em três linhas de pesquisa: Linha de Educação Tecnológica 10 (dez) vagas, Linha de Didática da Matemática 8 (oito) vagas e Linha de Processos de ensino aprendizagem em Educação Matemática e Científica 12 (doze) vagas. As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro e as orientações estão disponíveis no edital. A professora histérica e sobrecarregada que escreve neste blog (eu mesma!) está oferecendo duas vagas (não é corpo mole, estou com sete orientandos no momento). Os meus temas de interesse são educação a distância, redes sociais, hipertexto, inclusão digital, aprendizagem em rede e o uso de tecnologias na formação de professores. Quem ficou interessado, precisa correr!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Hiperdidática e Paleoclube

O sonho de consumo de todo professor que acredita em seu trabalho é encontrar alunos interessados, comprometidos e especiais que ousam ir muito além do que pretendemos ensinar. A Amanda Costa é uma aluna assim (ou melhor, ex-aluna porque já terminou o seu curso de Pedagogia), cria do nosso grupo de pesquisa GENTE. No semestre passado, costumávamos almoçar juntas todas as quartas e quem estivesse ouvindo ( ou bisbilhotando) as nossas conversas durante o almoço, ficaria surpreso com o nível do debate e jamais acreditaria que ela era uma aluna de graduação. Não estou enchendo a bola dela porque fui sua orientadora ou coisa parecida, a nossa relação é mesmo de professora e aluna. Sou uma grande admiradora do seu trabalho porque ele reúne as ferramentas tecnológicas e o conceito de educação na mesma medida. Tenho o maior orgulho em divulgar a sua produção e vou falar sobre dois sites criados por Amanda: um é o Paleoclube, um museu virtual interativo que tem como objetivo "apresentar informações provenientes dos estudos paleontológicos (especialmente da Paleobiologia) primando pelo rigor científico e utilizando recursos multimídia (textos, figuras, vídeos, animações), com linguagem didática e arquitetura de informação focada na otimização do processo de aprendizagem". A minha filha de seis anos adora a "moça que explica tudo sobre os dinossauros" com a voz da Amanda, é claro! O outro site chama-se Hiperdidática, "um espaço para o desenvolvimento experimental de conteúdos educativos apoiados em hipermídia e, ao mesmo tempo, de divulgação e problematização do próprio quadro teórico que orienta a produção da hipermídia pedagógica, além de outros estudos que se relacionem com a temática das mídias digitais". Os dois trabalhos são excelentes indicadores das inúmeras possibilidades do uso das tecnologias em benefício da aprendizagem e do compartilhamento de informações. Vale a pena conferir e refletir!

Ads Banner

Google Analytics