quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Novo número da Revista Em Teia

Ainda vou escrever sobre as dificuldades de ser editora de uma revista científica, mas apesar de todo o estresse e cansaço, é uma lindeza quando vemos o trabalho concluído! Publicamos ontem o novo número da Revista em Teia (do Programa de Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec, da UFPE) e fechamos a edição com treze artigos interessantíssimos. O número apresenta uma rica diversidade de temas, abordagens e metodologias. Os artigos abordam temas como robótica educacional, educação do campo, ensino de gráficos e tabelas, desenho geométrico, formação de professores e o uso de tecnologias digitais, quadrinhos no ensino de Matemática, educação inclusiva, modelagem, análise combinatória, etnomodelagem, ensino de estatística, ensino de frações e a teoria dos campos conceituais. Além da relevância acadêmica para os pares, os textos também são interessantes para os professores que buscam novos caminhos para o desenvolvimento da aprendizagem dos seus alunos e para auxiliar na construção de projetos de mestrado e doutorado, com sugestões de temas e percursos metodológicos detalhados. Os artigos estão listados a seguir com os seus respectivos links para acesso gratuito. Acessem, divulguem e boa leitura!

Uma proposta para trabalhar polígonos nas aulas de matemática por meio da robótica educacional

Elisangela Pavanelo, Henrique Maciel Cayres, Rogério Rodrigues dos Santos

10.51359/2177-9309.2022.251610

O ensino e a aprendizagem de gráficos e tabelas na educação básica a partir de uma revisão sistemática de literatura (2009-2019)9)

Jéssica de França Dourado Cruz, Joubert Lima Ferreira

10.51359/2177-9309.2022.252783

Tecnologias digitais na formação de professores

Vilma Luísa Siegloch Barros, Maria Clara Silva-Forsberg, Cilene Maria Lima Antunes Maciel

10.51359/2177-9309.2022.254215

As frações e a teoria dos campos conceituais: um mapeamento de trabalhos publicados em eventos

Rosangela Ramon, Nagmar Ferreira de Souza, Felipe Moraes Kurtz, Clélia Maria Ignatius Nogueira

10.51359/2177-9309.2022.251243

Educação matemática crítica e ensino de estatística: um estudo com professoras de escolas do campo

Gerlaine Henrique da Costa, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho

10.51359/2177-9309.2022.254303

A transformação de um projeto de modelagem em um exercício de matemática

Ilaine da Silva Campos

10.51359/2177-9309.2022.249262

Desenho geométrico no ensino de matemática: uma proposta com o amuleto indígena filtro dos sonhos

Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos, Erenilda Severina da Conceição Albuquerque

10.51359/2177-9309.2022.252918

Etnomodelagem: investigando articulações com a educação do campo

Luana Oliveira Moreira de Jesus, Zulma Elizabete de Freitas Madruga

10.51359/2177-9309.2022.253391

Contribuições da metodologia análise de erro para o ensino e aprendizagem da análise combinatória no ensino médio

Levy De Oliveira Coelho, Mônica Souto da Silva Dias

10.51359/2177-9309.2022.253725

Os números da robótica pedagógica aplicada à educação básica no brasil a partir de um mapeamento sistemático da literatura

Robson Souto Brito, Marcelo Sabbatini

10.51359/2177-9309.2022.253562

Processo de formação com professores que ensinam matemática para o uso de histórias em quadrinhos digitais no ensino de geometria

Nahara Morais Leite, Ana Beatriz Gomes Carvalho, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa

10.51359/2177-9309.2022.254400

Resolução de problemas do campo multiplicativo e surdez: uma revisão bibliográfica

Raquel Tavares Scarpelli, Claudia Coelho de Segadas Vianna, Silene Pereira Madalena

10.51359/2177-9309.2022.252631

A organização didática dos professores bilíngues marcada pelo seu habitus

Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Marcio Santos Farias

10.51359/2177-9309.2022.252801

 

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics