Atualmente existe uma demanda crescente pelos cursos de pós-graduação. A UFPE encerrou semana passada as inscrições para o Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica com 137 inscritos (sem contar as inscrições via correio), para 20 vagas com possibilidade de ampliar para 25.O PPGE/UFPB divulgou esta semana a ampliação de vagas do doutorado em Educação, ampliando de 15 para 20 vagas. Estes dados apontam para uma demanda reprimida, em parte porque as pessoas precisam/desejam seguir a carreira acadêmica, em parte porque os cursos ainda englobam muitas linhas e sublinhas. Na minha sala na prova de seleção do doutorado, estavam os candidatos que pesquisavam a questão de gênero/diversidade e os candidatos que estudavam as NTIC's. O ponto sorteado foi sobre a questão tecnológica e alguns abandonaram a sala. Avaliaram corretamente que seria muito difícil elaborar uma prova sobre um tema que não dominavam. A criação do novo mestrado (e, futuramente, o doutorado) da UFPE mostra a necessidade de criação de cursos que se adequem melhor ao turbilhão de mudanças que nossa sociedade está vivendo. Por outro lado, apesar de não ter dados concretos, suspeito que o número de alunos que conclui os cursos com defesa de dissertação/tese, não é numericamente proporcional a esta procura.Enquanto isso, os cursos de especialização por serem mais específicos e flexíveis, atraem um grande número de alunos (por seu tempo mais curto, disciplinas mais diversificadas e trabalho em formato de monografia). Não estou defendendo um modelo ou outro, aproveito este espaço apenas para levantar uma questão que vem provocando muitos desentendimentos e problemas no processo de seleção em algumas universidades.
Um comentário:
Procurava na internet ao sobre demanda reprimida qd vi seu blog e qd percebi já estava lendo outros textos. Parabéns, muito e instrutivo e diria interessante, os links, assim como texto, pensamentos...
Gabriela - Campina Grande
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