sábado, 2 de outubro de 2010

Porque eu voto em Dilma

Amanhã teremos a incrível oportunidade de votar em uma mulher para presidente do Brasil. Mais do que somente uma questão de gênero, uma mulher de esquerda que lutou pela liberdade na época da ditadura. Eu poderia justificar o meu voto a partir da análise da melhoria e inclusão no ensino superior, realidade que eu conheço de perto. A expansão das vagas, a interiorização dos campus, o investimento na EAD, o PROUNI, os inúmeros concursos para professor das universidades federais (inclusive o que garantiu a minha vaga em uma delas)... Eu poderia falar sobre a importância de uma mulher presidente quando os dados mostram que uma mulher é agredida a cada hora por seus companheiros, maridos ou namorados. Poderia também falar sobre a competência de Dilma como gestora nos inúmeros cargos que assumiu (quem conhece a gestão do governo Lula de perto sabe que ela é a grande executora dos seus projetos). Mas nada disso importa. O que me faz votar em Dilma é o fato de eu ter saído do Rio de Janeiro e ter me surpreendido com a profunda miséria e carência que existia no interior nordestino. A minha formação em Geografia na linha marxista não me preparou para o que era a realidade nos grotões dominados pelo coronelismo. Pessoas em situação de extrema pobreza, entregavam os seus títulos ao candidato para ganhar cinco reais e ter o que comer no dia (é isso mesmo, eles entregava o título e sequer iam votar no dia da eleição!). Foi exatamente a melhoria na vida destas pessoas - a profunda transformação em suas vidas com o resgate da dignidade e da cidadania - que me fez considerar o Lula o melhor presidente que o nosso país já teve. A representação para estas pessoas de ter um presidente nordestino e operário mudou a forma como elas percebiam o mundo. E o mais importante: é algo que ninguém nunca mais vai tirar! É exatamente por esta razão (e não olhando para o meu próprio umbigo) que vou votar 13 amanhã. Quero Dilma presidente!

5 comentários:

Sérgio Lima disse...

Opa Ana,

Bom Dilma pra você.

Gostaria que você escrevesse sobre o fenômeno do governador de Pernamuco ter 80% dos votos.

Pelo pouquinho tempo que estive em Pernambuco em Julho reparei que ele é reconhecido como um ótimo governo...

Como você, que passa um bom tempo em Recife vê isto.

bjs

Unknown disse...

Então agora é seguir em frente!
Sabes que adoro seus comentários, ficou muito bom. Parabéns!
Aproveito para convidá-la a dar uma pasadinha no meu blog, estou com saudades...

Conhecer para amar, é o produto de uma atividade de aprendizagem vivenciada na E.E.B. Conselheiro Manoel Philippi que reuniu o conhecimento acerca dos conceitos científicos das disciplinas de História, Literatura e Geografia com o conhecimento sobre o lugar onde se vive.

Ana disse...

Sérgio,

Eduardo Campos é mesmo um fenômeno, se nada mudar será um forte candidato à presidência. Ele carrega o legado político do Miguel Arraes, e conseguiu estabelecer investimentos importantes do governo federal. Pernambuco vem sendo tratado a pão de ló e ele consegue se apropriar e dar muita visibilidade aos projetos. O porto e a refinaria foram muito importantes. Pelo que percebo ele tem feito um governo alinhado com a universidade, o Centro de Educação tem vários professores cedidos ao Estado, todos ocupando cargos importantes. Isso significa um corpo técnico de melhor qualidade, mas também indica que os formadores de opinião da classe média também o apoiam. Eu achei muito bom que ele tenha vencido com um percentual tão alto de aprovação porque penso que ele pode neutralizar o Aécio futuramente. Afinal, não podemos esquecer que ele é nordestino (e bonitão também!:)É uma boa aposta para o futuro.

Beijocas,

Ana disse...

Luiz,

Vou passar lá sim, eu ando lendo muita coisa, mas sem tempo e cabeça para registrar os meus comentários. Obrigada pela visita, se tivesse um café no mundo virtual, eu ia aparecer na sua casa para tomar um cafezinho com biscoitos!

Beijos,

Linha Educação e Formação Docente disse...

Isso ai Ana,Dilma 13, vamos deixar o Zé Chirico só para os paulistas que tanto adora o PSDB.

Ads Banner

Google Analytics