domingo, 29 de maio de 2011

Atividade na JOVAED


Eu já tinha comentado aqui que o nosso grupo de estudo da UFPE vai participar da Jornada Virtual ABED de EAD com a atividade "Os múltiplos papéis do professor na EAD: reflexões sobre a ação docente". Eu e a professora Thelma Panerai vamos coordenar a atividade com a colaboração dos alunos da pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec (José Severino, Josivânia Freitas, Húrika Andrade e Lúcia Valle). A proposta para a nossa atividade é possibilitar a reflexão sobre os novos papéis do professor no contexto da EaD. O debate a respeito da função docente na EaD demonstra a necessidade de uma revisão imediata nos papéis atribuídos aos professores que compõem a equipe multidisciplinar nas instituições, com uma definição mais clara e consistente sobre suas responsabilidades no processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologias. A nossa proposta para esta atividade é discutir as diversas possibilidades de atuação do professor em cursos a distância, na perspectiva de uma maior mobilidade e flexibilidade no conjunto de funções existentes nas estruturas de EaD, de forma que o professor seja um sujeito ativo e contribua de forma efetiva para a melhoria na qualidade da aprendizagem. Para participar basta se inscrever no evento e acessar o link do ambiente virtual para se cadastrar no curso. O evento é gratuito e os participantes receberão certificado. Acesse a programação do evento e conheça as atividades interessantes que estão disponíveis. Detalhe: todas estão ao alcance de um clique, sentado no sofá!

2 comentários:

Irani disse...

Olá Ana! Estes eventos que proporcionam reflexões e discussões sobre EaD, principalmente quando são voltados para a conduta dos professores, são muito importantes pois acredito que assim é possível esclarecer dúvidas, compartilhar sucessos e desenvolver mais condições de trabalho em EaD.

Stéfano Martins disse...

Estou fazendo pós em EaD e vi seu blog. Legal saber a quantidade de material que está disponível não apenas na Internet, mas também em congressos, simpósios e afins. Já trabalhei com Moodle em empresas e é notável que, além de uma modalidade mais econômica para ambos os lados envolvidos - tanto instituição quanto educando - possibilita aos alunos mais velhos que tomem/retomem os seus estudos.

Uma questão que eu gostaria de levantar, entretanto, é sobre as tratativas que são dadas para os alunos de mais idade, conforme mencionado anteriormente, em relação ao uso da tecnologia, sobretudo no caso do computador.

Ads Banner

Google Analytics