sábado, 18 de junho de 2011

Finalizando a disciplina Tópicos

Na última quarta-feira, encerrei a disciplina Tópicos em Tecnologias Educacionais - EaD e gostei muito do resultado dos trabalhos apresentados. Eu passei o semestre todo martelando na mesma tecla sobre a mesmice que encontramos nos cursos a distância e o desafio proposto para os alunos foi o seguinte: eles teriam que preparar uma aula, curso ou projeto, usando qualquer ferramenta que realmente fosse inovadora (ou apresentar uma proposta diferenciada para o uso de uma ferramenta já conhecida). Bom, eles não só cumpriram à risca o que eu tinha dito, como foram até além do que eu tinha imaginado e apresentaram propostas interessantes e provocativas. O grupo 1 apresentou a proposta Um jogo de semântica para uma aula de redação, utilizando o wikigame. A lógica da proposta é utilizar o hipertexto e gostei muito das possibilidades para o uso em outras disciplinas, como História e Geografia. O segundo grupo apresentou o uso do blog para pesquisa e repositório de materiais sobre a cidade de Glória do Goitá, terra dos grandes artistas de mamulengos. O terceiro grupo trouxe a proposta de usar o blog Desafios Matemáticos para os alunos da Educação Básica com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico que não é contemplado no currículo oficial das escolas. O quarto grupo a se apresentar propôs uma aula sobre a análise do Brega Nite na perspectiva dos Estudos Culturais, utilizando a ferramenta Voice Thread que permite a interação simultânea de vídeo, áudio e texto. O quinto e último grupo apresentou um projeto interessante para uma pesquisa de campo sobre o metrô de Recife (Avaliação Metrorec) utilizando a ferramenta Protopage. Gostei demais de todos os trabalhos, estou quase me convencendo de que sou uma boa professora e estão todos de parabéns!


#Atualização: a Cintia fez um post no blog dela com imagens da aula, vale a pena conferir.

9 comentários:

Juliana disse...

Olá Ana! Super interessante a idéia do exercício com os alunos! Sou aluna de pós graduação do curso Metodologia e Gestão da EaD, da Anhanguera Educacional, iniciamos o curso no início de julho. Estou seguindo seu blog como exercício (é uma parte do desafio de aprendizagem), estou gostando muito, está agregando conhecimento, com certeza. Abraços!

Arte&Saber disse...

Olá Ana,parabéns pelo seu blog,estou acompanhando e aprendendo muito,esse mundo cibernético é um mar de informações, é preciso não perder foco, daquilo que pretendemos aprender,e usar esse meio,para uma educação melhor e inclusiva.

Abraços

Ozilda Gomes

Andreia Rodrigueiro disse...

Olá,
Ana Beatriz,
vou continuar visitando seu blog, questões interessantes de se discutir...vai me ajudar muito na Pos a distancia que estou fazendo..
abraços!!!
sucesso!!!

Helen Viviane disse...

Olá Ana Beatriz, eu assim como a Ju que fez a primeira postagem estou fazendo uma pós por EaD, apesar de já ser tutora presencial de um curso EaD, para mim é um desafio fazer um curso tão extenso e complexo, pois só tinha feito cursos rápidos por EaD. Eu não sou muito adepta do blog, mas dentre os que visitei o seu tem informações diretas com o que busco.
Parabéns pelo blog, espero que o meu (que estou criando) seja de tão boa qualidade quanto o seu.

Thomaz Henrique Thomsen disse...

Muito interessante e rico em informaéns.ções sobre EAD,periódicamente estarei visitando seu blog, pois estou fazendo uma pós sobre a metodologia EAD. Parab

Profa. Rosemeire Farias disse...

Professora Ana, muito interessantes os exercícios que propõe. É com iniciativas criativas que podemos melhorar a qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos.
Abraços! Profa. Rose

profrosaliasilva-rosalia.blogspot.com disse...

Bom dia Ana!
Sou tutora presencial do pólo da Anhanguera Uniderp de Barra do Garças da turma de Pedagogia.Estou matriculada na pós graduação do curso de Metodologia e Gestão da EaD, da Anhanguera Educacional. Estou sendo seguidora do seu blog que faz parte da atividade do DA(desafio de aprendizagem).
No ano passado fiz o curso das TICs(Tecnologia de Informação e Comunicação)pela SEDUC/MT,que contribuiu muito com as definições sobre o ensino EaD.
O seu blog está dando sua parcela de contribuição também nesta modalidade de ensino.
Um abraço!

HildericaEAD disse...

Olá Ana, estou fazendo uma Pós Graduação em Metodologia e Gestão de Ensino a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp sou professora tutora presencial do curso de Ciências Contábeis segundo perírio do Pólo de Pau dos Ferros/RN, estou adorando a metodologia de ensino EAD, o assuntos são abordados de maneira pratica, moderna e virtualfazendo com que adquirimos o abito de ler.
Hilderica EAD.

Gleide de Camargo disse...

Isso é muito importante. Estimular os alunos a buscarem informações sobre novas ferramentas e possibilidades para a metodologia de educação a distância. Isso me lembra um video que assisti (não me lembro em que blog), mas tratava-se de uma professora que ensinava a tabuada fazendo chamada oral com toda a sala. A escola passou por mudanças e adquiriu ferramentas tecnologicas (datashow, telão e etc), porém mesmos com os recursos tecnologicos a mesma continuou lecionando da mesma forma. Portanto, na educação a distância não basta as ferramentas tecnológicas e sim a junção de tecnologia com inovação na metodologia. Parabéns!

Ads Banner

Google Analytics