Na última quarta-feira, encerrei a disciplina Tópicos em Tecnologias Educacionais - EaD e gostei muito do resultado dos trabalhos apresentados. Eu passei o semestre todo martelando na mesma tecla sobre a mesmice que encontramos nos cursos a distância e o desafio proposto para os alunos foi o seguinte: eles teriam que preparar uma aula, curso ou projeto, usando qualquer ferramenta que realmente fosse inovadora (ou apresentar uma proposta diferenciada para o uso de uma ferramenta já conhecida). Bom, eles não só cumpriram à risca o que eu tinha dito, como foram até além do que eu tinha imaginado e apresentaram propostas interessantes e provocativas. O grupo 1 apresentou a proposta Um jogo de semântica para uma aula de redação, utilizando o wikigame. A lógica da proposta é utilizar o hipertexto e gostei muito das possibilidades para o uso em outras disciplinas, como História e Geografia. O segundo grupo apresentou o uso do blog para pesquisa e repositório de materiais sobre a cidade de Glória do Goitá, terra dos grandes artistas de mamulengos. O terceiro grupo trouxe a proposta de usar o blog Desafios Matemáticos para os alunos da Educação Básica com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico que não é contemplado no currículo oficial das escolas. O quarto grupo a se apresentar propôs uma aula sobre a análise do Brega Nite na perspectiva dos Estudos Culturais, utilizando a ferramenta Voice Thread que permite a interação simultânea de vídeo, áudio e texto. O quinto e último grupo apresentou um projeto interessante para uma pesquisa de campo sobre o metrô de Recife (Avaliação Metrorec) utilizando a ferramenta Protopage. Gostei demais de todos os trabalhos, estou quase me convencendo de que sou uma boa professora e estão todos de parabéns!
#Atualização: a Cintia fez um post no blog dela com imagens da aula, vale a pena conferir.
9 comentários:
Olá Ana! Super interessante a idéia do exercício com os alunos! Sou aluna de pós graduação do curso Metodologia e Gestão da EaD, da Anhanguera Educacional, iniciamos o curso no início de julho. Estou seguindo seu blog como exercício (é uma parte do desafio de aprendizagem), estou gostando muito, está agregando conhecimento, com certeza. Abraços!
Olá Ana,parabéns pelo seu blog,estou acompanhando e aprendendo muito,esse mundo cibernético é um mar de informações, é preciso não perder foco, daquilo que pretendemos aprender,e usar esse meio,para uma educação melhor e inclusiva.
Abraços
Ozilda Gomes
Olá,
Ana Beatriz,
vou continuar visitando seu blog, questões interessantes de se discutir...vai me ajudar muito na Pos a distancia que estou fazendo..
abraços!!!
sucesso!!!
Olá Ana Beatriz, eu assim como a Ju que fez a primeira postagem estou fazendo uma pós por EaD, apesar de já ser tutora presencial de um curso EaD, para mim é um desafio fazer um curso tão extenso e complexo, pois só tinha feito cursos rápidos por EaD. Eu não sou muito adepta do blog, mas dentre os que visitei o seu tem informações diretas com o que busco.
Parabéns pelo blog, espero que o meu (que estou criando) seja de tão boa qualidade quanto o seu.
Muito interessante e rico em informaéns.ções sobre EAD,periódicamente estarei visitando seu blog, pois estou fazendo uma pós sobre a metodologia EAD. Parab
Professora Ana, muito interessantes os exercícios que propõe. É com iniciativas criativas que podemos melhorar a qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos.
Abraços! Profa. Rose
Bom dia Ana!
Sou tutora presencial do pólo da Anhanguera Uniderp de Barra do Garças da turma de Pedagogia.Estou matriculada na pós graduação do curso de Metodologia e Gestão da EaD, da Anhanguera Educacional. Estou sendo seguidora do seu blog que faz parte da atividade do DA(desafio de aprendizagem).
No ano passado fiz o curso das TICs(Tecnologia de Informação e Comunicação)pela SEDUC/MT,que contribuiu muito com as definições sobre o ensino EaD.
O seu blog está dando sua parcela de contribuição também nesta modalidade de ensino.
Um abraço!
Olá Ana, estou fazendo uma Pós Graduação em Metodologia e Gestão de Ensino a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp sou professora tutora presencial do curso de Ciências Contábeis segundo perírio do Pólo de Pau dos Ferros/RN, estou adorando a metodologia de ensino EAD, o assuntos são abordados de maneira pratica, moderna e virtualfazendo com que adquirimos o abito de ler.
Hilderica EAD.
Isso é muito importante. Estimular os alunos a buscarem informações sobre novas ferramentas e possibilidades para a metodologia de educação a distância. Isso me lembra um video que assisti (não me lembro em que blog), mas tratava-se de uma professora que ensinava a tabuada fazendo chamada oral com toda a sala. A escola passou por mudanças e adquiriu ferramentas tecnologicas (datashow, telão e etc), porém mesmos com os recursos tecnologicos a mesma continuou lecionando da mesma forma. Portanto, na educação a distância não basta as ferramentas tecnológicas e sim a junção de tecnologia com inovação na metodologia. Parabéns!
Postar um comentário