terça-feira, 12 de julho de 2011

Conferência de Pierre Lévy no Simpósio Hipertexto 2010

A conferência realizada por Pierre Lévy no 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Informação em dezembro de 2010, está disponível no canal de vídeos do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE), do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A série de vídeos reproduzem na íntegra a conferência "Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente" (From the opaque to the transparent hypertext). Segundo as informações dos organizadores do evento, "esta iniciativa é um esforço conjunto dos pesquisadores, produtores e organizadores do evento para estimular a divulgação da produção científica na internet, além de garantir o acesso livre e maior alcance a este tipo de produção".


20 comentários:

Professora Karina Meier disse...

Oi Ana,
A primeira parte da palestra me lembrou outra palestra que assisti recentemente, onde se falou sobre a maturidade, responsabilidade e autonomia do estudante à distância. Realmente, é muito fácil nos perdermos dentro deste emaranhado de informações, uma mais interessante que a outra. É fundamental saber o que queremos aprender!! Karina.

Anônimo disse...

Olá Professora Ana,
Assiste a primeira parte do video, achei muito interesse o passo a passo, pois temos muitas informações e temos que saber, de fato, o que queremos.
Estou fazendo uma pós-graduação sobre educação a distância e estou buscando informações e contatos.
Professora Edileuza

Professora Karina Meier disse...

Oi Edileuza,
Eu frequentemente me sinto "perdida" no meio de tanta informação interessante. Dá vontade de ler várias coisas, porém, normalmente não tenho tempo para ler ou assistir tudo que desejo. Com você também é assim? Um abraço, Karina.

Prof(a) Tharsila disse...

Essa palestra é de extrema importancia para esse mecanismo de ensino/ aprendizagem. E destaca quais os meios para que o aluno não se perca no meio de tanta informação diponivel, principalmente na internet.

Ana disse...

Karina,

Tenho a impressão de que a facilidade em se perder nas informações faz parte mesmo da nossa sociedade informacional, seja para o aluno da EaD ou o aluno do presencial. O problema que eu vejo é que os percursos estruturados para os alunos nos ambientes virtuais apresentam sempre duas possibilidades: ou podam o aluno, impedindo que ele tenha acesso à outras perspectivas ou deixam o aluno solto, sem um fio condutor que agregue as informações relevantes. Estou convencida de que o papel da mediação do professor em qualquer modalidade, é filtrar as informações e indicar aos alunos outras leituras possíveis, que sejam confiáveis e que realmente possam contribuir para a aprendizagem do aluno naquele momento. É mais ou menos como a propaganda de pneu, potência sem controle não é nada! :) Obrigada por passar por aqui e deixar registrada a sua opinião.

Beijos,

Ana

Geani M. Cavallaro disse...

Olá Ana,

Muitas vezes me sinto angustiada por não conseguir ver todos os vídeos que recebo, ler os emails e artigos ...enfim, sinto que jamais vou conseguir acompanhar a velocidade da Internet...acredito que o segredo esteja na seleção de conteúdos.

Abraço,

Profa. Geani

Professora Karina Meier disse...

Olá Ana,
Concordo plenamente com o que você disse!! Conheci seu blog recentemente, mas estou adorando... passarei por aqui com frequência! Abs, Karina.

Andreia Rodrigueiro disse...

olá,
Ana,
Eu acredito que tecnologia digital hoje ja faz parte da vida diária da maioria das pessoas em quase todas as faixas etarias no mundo e a Internet mudou irreversivelmente o acesso à informação e que tem transformado o comportamento dos indivíduos em se relacionarem uns com os outros é isso não resta dúvida, estamos mesmos na era da evolução tecnologica. A cada dia nós vemos diversos lançamentos de acessórios digitais, mal temos tempo para assimilar um determinado produto e já existe um outro chegando às prateleiras das lojas e oferecendo inúmeras vantagens.

Juliana disse...

Ana, parabéns pelo blog!
Assim como a Prof. Edileuza estou fazendo pós graduação em EAD e busco informações e contatos.
Passarei sempre por aqui...
Muito boa a palestra, o "Ciclo de Gestão do Conhecimento pessoal". Os 9 passos tornam-se extremamente úteis para nortear os estudos.
Abraços,
Juliana.

Prof Paulo disse...

Ana e demais colegas , acredito que as pessoas atualmente estão mais receptiveis a tecnologia afinal estão cada vez mais próximas das mesmas. O grande paradigma esta na mudança mental que devemos ter alunos e professores para melhor utilização das ferramentas e efetivamente cada um poder utiliza-la. A questão que se tem é até que ponto a sociedade brasileira esta preparada para essa quebra de paradigma ?

Joel Rocha disse...

Prof. Paulo, realmente não há mais como nos distanciarmos da da tecnologia,ela nos envolve todos os dias, entretanto a grande maioria dos professores são oriundos de uma educação ortodoxa, presencial e com pouca ou nenhuma tecnologia. Gostei muito do seu comentário...Quebrar este paradigma ...realmente esta é a questão...
abraços

Gisela disse...

Ana, Juliana e Edileuza e demais colegas; estou fazendo pós graduação e busco informações sobre EAD. Adorei a Conferência de Pierre Lévy no Simpósio Hipertexto 2010.
Abraços,
Gisela.

Anônimo disse...

Olá Ana de demais participantes
O Prof. Lévy traz à tona um dos grandes desafios atuais, que é aproveitamento da informação com vistas a uma aprendizagem efetiva.
Certamente, a mediação do professor é fundamental, bem como sua orientação ao aluno sobre como o ele deve se portar no ciberespaço quando quiser aprender algo de fato.
A seleção da informação, o foco no seu objetivo, são elementos fundamentais ao aluno de EAD e a toda a sociedade atual, participante da inteligência coletiva.
Um grande abraço
Claudia Rosin

Patricia, a serviço de Jesus disse...

A EAD precisa de foco. Os passos apresentados nesta parte do vídeo é muito similar ao que é orientado em desenvolvimento de monografias, onde há, por parte do aluno, um aprofundamento daquilo que pretende defender.
A EAD provoca essa busca/pesquisa constante no aluno, portanto conhecer estes passos são fundamentais para o aluno.

Renata Dalla Valle disse...

OLá Claudia e demais colegas. Concordo que a intervenção do professor de faz necessária para que o aluno saiba como lidar com os montantes de informação recebidas e acessadas hoje. Saber selecionar e sintetizar, como o professor disse, é importantissimo para a criança.

EAD uma realidade disse...

Olá prof Ana

Sou aluna de pós-graduação em EaD e esse vídeo do Prof Lévy foi extremamente didático. Os passos sobre priorizar, coletar, filtrar assim como organizar informações, foram e serão com certeza muito úteis no meu dia-a-dia como aluna em EaD e também como professora. Afinal vivemos numa época em que as informações estão disponíveis facilmente, num tempo real e "o que fazer" com elas é a grande questão. Parabéns pela postagem prof Ana,amei!!!
Um Abraço
Ivanete

Ana Roberta disse...

O vídeo é ótimo e as orientações bastante úteis. A observação da Ana é muito pertinente, ressaltando o papel do professor filtrando a informação e orientando o aluno.

Educação e Mediação disse...

Ana muito bom essa conferência vem de encontro com uma preocupação de educadores como orientar nossos alunos sobre as novas mídias digitais. Suas orientações são ótimas.
Professora Cátia

Educação e Mediação disse...

Professora Cátia
Eu também sou aluno de EAD, já fiz 04 curso deste formato e sou apaixonado por Lévy acredito que ele é um dos maiores mediadores dessa maravilhosa ferramenta tecnológica. Na minha cidade temos a Jornada de Literatura e neste ano ele se fez presente. Com sua fomra moderna de ver a leitura e as novas tecnológias. O Hipertexto é uma forma do leitor tecnologico realizar uma viagem a universo da leitura.

Fábio Bispo disse...

Concorto que a mega informatização dos dias atuais chegam a se caracterizar como um problema. Entra ai o papel indispensável do professor tutor ... abraço a todos

Ads Banner

Google Analytics