sábado, 28 de abril de 2012

Educar com o Redu

O uso de ambientes virtuais de aprendizagem nos cursos a distância tem desafiado a criatividade dos professores para criar estratégias pedagógicas que garantam a aprendizagem do aluno. Embora as dificuldades com o uso de ambientes virtuais sempre perpassem a questão do desenho didático, sabemos que os alunos não encontram qualquer dificuldade ao usar as redes sociais. Exatamente nesse contexto, foi criado a rede educacional Redu, com o objetivo de integrar os aspectos de gestão e controle dos ambientes virtuais com a flexibilidade das redes sociais. Eu gosto muito da funcionalidade do Redu, a navegação é bem intuitiva, o visual é clean, as possibilidade de interação são bastante interessantes, mas você pode conferir isso tudo visitando o ambiente. Nas últimas semanas foi publicado o livro Educar com o Redu, abordando aspectos conceituais e práticos sobre o uso do ambiente Redu como espaço de mediação e aprendizagem. O livro está dividido em sete capítulos e já na introdução encontramos o conceito de softwares sociais no contexto educacional, nos ajudando bastante na construção dos fundamentos para o uso de novas plataformas de aprendizagem. O livro também aborda questões como fenômenos cognitivos, métodos e técnicas de ensino, novas situações de ensino de aprendizagem, processo de aprendizagem e avaliação utilizando o Redu. O livro é organizado pelo Professor Alex Sandro Gomes e está disponível para download gratuito. Respire novos ares e boa leitura!

3 comentários:

Josivania Freitas disse...

O livro é excelente! Lemos e nos empolgamos com as dicas. No capítulo 3-métodos e técnicas de ensino com o redu, foi o primeiro capitulo que li(rs). O passo a passo de como formar um ambiente online para aprendizagem é bem direcionado, atende a tod@s. Ser professor, aluno, promover cursos, diversas ferramentas, aplicativos é só aproveitar. Adorei!

Ana disse...

Josi,

O grande "pulo do gato" do livro é focar a abordagem na aprendizagem. A ferramenta é apenas um meio, mas o importante mesmo é definir as estratégias possíveis para a sua utilização. É uma leitura que realmente vale a pena!

Beijos,

GlobalEAD disse...

Gostei do post e já havia ouvido falar do sistema Redu, o qual pretendo me registrar e avaliar, graças a estes comentários.
Alessandro Marlos
Engenheiro de T.I. - desenvolvedor e especializado em ensino a distância
http://www.globalead.com.br

Ads Banner

Google Analytics