sábado, 11 de maio de 2019

Número temático da revista Em Teia: Narrativas Digitais na Educação

No último ano, conseguimos reunir um conjunto de artigos de professores maravilhosos e seus orientandos para organizar e publicar um número temático na revista Em Teia, publicação do programa de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. A organização de uma publicação costuma ser uma tarefa enfadonha e complicada, mas desta vez foi diferente. A definição do tema já foi um elemento animador, imaginem a belezura de reunir, ler e avaliar artigos relacionados com "Narrativas digitais na Educação: contribuições da cultura da convergência". Além do tema, conseguimos a contribuição de professores de importantes universidades que desenvolvem pesquisas interessantíssimas, inclusive de instituições internacionais. Eu e Thelma Panerai seremos sempre gratas aos colegas que enviaram as suas contribuições para o número organizado por nós. Ficaram animados também? Pois vejam só esse trecho do texto de apresentação do número temático, publicado no mês passado: o foco está direcionado, principalmente, ao uso das narrativas digitais na Educação e às metodologias audiovisuais participativas, indicando que tais usos podem contribuir para a ampliação dos conhecimentos e para a transformação (empoderamento) dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Os textos tratam de situações e ações pedagógicas que dão visibilidade à inserção dos sujeitos em fenômenos participativos e ativos, com base em produções que apresentam diferentes perspectivas dentro da cultura da convergência tecnológica, da cultura participativa e da inteligência coletiva. Optamos por esses temas, porque eles priorizam as narrativas próprias (vozes diversas), a participação, a reflexão crítica, o diálogo, a colaboração, a criatividade, a descoberta das inúmeras possibilidades das diferentes interfaces digitais e a (re) leitura do mundo como expressão da realidade social. Isso, sem dúvidas, só pode fortalecer a construção de identidades e subjetividades dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Para saber como essas discussões foram materializadas nos textos, é só clicar no sumário da revista e navegar na publicação. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics