domingo, 18 de agosto de 2019

Formação de professores: Almanaque Ilustrado de Alfabetização

Passei os últimos três dias em Garanhuns, com outros professores da universidade, para realizar uma formação sobre o Almanaque Ilustrado de Alfabetização para professores da rede pública de Pernambuco. O material foi produzido pelo CEEL/UFPE para a Secretaria de Educação de Pernambuco. O Almanaque ficou uma belezura, a diagramação e a qualidade da reprodução produziram um resultado fantástico, e a proposta aqueceu corações e mentes no frio de 16 graus da cidade. A proposta do Almanaque é apresentar atividades diversificadas que desenvolvam as competências e habilidades necessárias para a apropriação da leitura e da escrita.
O contexto é a cultura pernambucana com as especificidades físicas, econômicas, culturais e sociais de cada região, procuramos contemplar todas as regiões de Pernambuco nas abordagens. Como autora das atividades de Geografia, foi emocionante ouvir a opinião dos professores e observar o encantamento de todos com o material. A criatividade dos professores é inesgotável e durante a formação surgiram propostas de uso dos materiais que foram muito além do que eu tinha imaginado. Arrasaram!
O Almanaque vem acompanhado de uma coletânea de textos e atividades, além dos manuais do professor com as orientações sobre a proposta. Todo o material foi produzido por uma equipe de professores da UFPE que pesquisa temas relacionados com a alfabetização e desenvolve várias ações de formação de professores e políticas públicas de alfabetização há muitos anos. Eu espero que esse material facilite o trabalho dos professores do ciclo de alfabetização e, principalmente, que traga felicidade para os alunos, tornando o percurso de aprendizagem bem mais leve para todos!

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics