segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Banca na pós-graduação em Enfermagem

Eu gosto muito de participar das bancas de mestrado e doutorado na pós-graduação em Enfermagem, a linha Educação e Saúde tem produzido trabalhos muito interessantes com o uso das tecnologias digitais. Tenho acompanhado a criação de podscast, vídeos e jogos para a conscientização da população e ações preventivas de saúde. Penso que é muito importante participar do processo de avaliação de pesquisas com outros referenciais teóricos e metodológicos, os percursos de pesquisa são outros e podemos nos apropriar de muitos elementos interessantes das outras áreas nas pesquisas sobre Educação. Aprendo muito mesmo e também tenho a oportunidade de contribuir com outra área do conhecimento. No meio da correria louca da semana passada, participei da banca de Josiete Tavares, orientanda da professora Eliane Vasconcelos. A proposta do trabalho foi construir um vídeo para esclarecer melhor o procedimento do Hemope com os doadores de sangue que não retornam quando os resultados indicam alguma doença. Durante as entrevistas, ela descobriu que 15% dos doadores são analfabetos e não conseguem ler os panfletos informativos que estão disponíveis nas salas de coleta de sangue. Além dos analfabetos, muitos tem dificuldades na leitura porque não entendem os termos técnicos dos textos. O vídeo foi produzido por Adson Alves (ex-aluno do Edumatec) e ficou lindo!! Eu me emocionei várias vezes quando li o trabalho e chorei na defesa porque me dei conta do quanto continuamos falhando como sociedade... Josiete fez questão de dizer que cursar a disciplina que ofertamos no Edumatec foi fundamental para construir o seu trabalho e que somos professoras inspiradoras para ela. Aí foi demais, chorei mesmo e tenho fotos para provar!

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics