O ano começou com a primeira publicação junto com o meu orientando de doutorado, Caio Túlio. O livro Imaginação no jogo: criar, desenvolver e compartilhar, foi organizado por David de Oliveira Lemes, Fabiana Martins de Oliveira, Francisco de Souza Escobar, Guilherme Henrique de Oliveira Cestari e Levy Henrique Bittencourt Neto. O nosso capítulo, O ser cibernético e os futuros humanos a partir da imersão em videogames: uma análise de Snatcher (1988), apresenta uma discussão interessante sobre as questões existenciais do ser humano em um mundo cibernético e as possibilidades de reflexão que a imersão no videogame proporciona. Caio é um pesquisador que procura sempre um olhar aprofundado sobre elementos que não se revelam no primeiro olhar e está construindo um percurso brilhante na sua caminhada com a pesquisa sobre games. Penso que cada vez mais está evidente que as questões sobre a imersão tecnológica, e as consequências desse processo, precisam de análises em diferentes campos de pesquisa para garantir que as práticas de controle ou predatórias comercialmente não afetem a nossa condição humana. Com a decisão das grandes empresas de apostar no metaverso, teremos muito trabalho e problemas para enfrentar nos próximos anos. A publicação é da editora da PUC São
Paulo e o acesso é gratuito, é só clicar no título do livro. Boa leitura!
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