sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

E-book 10 anos em 10 meses: as transformações na docência em 2020 e além!


Professores e alunos enfrentaram um grande desafio com a mudança do ensino presencial por aulas remotas no contexto da pandemia. Foi necessário mudar o planejamento, repensar metodologias e adquirir novas competências em pouquíssimo tempo. Na UFPE não foi diferente e as nossas experiências e de outros colegas de instituições diferentes foram registradas no livro 10 anos em 10 meses: as transformações na docência em 2020 e além! Além dos artigos, o livro tem uma seção com dicas úteis para ou uso de diversos recursos digitais para as aulas remotas ou híbridas. 
O resumo do livro revela um pouco mais sobre essa iniciativa dos grupos de pesquisa do Programa de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec: "O ano de 2020 intensificou o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na educação, até para aqueles docentes já acostumados ao uso frequente de aplicativos educacionais, redes sociais, ambientes de aprendizagem on-line e metodologias ativas de aprendizagem. Vivendo uma pandemia sem precedentes na história, os sistemas de ensino no mundo todo, os docentes de todas as redes e níveis de ensino, precisaram se adaptar. A partir de experiências e pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec/UFPE), linha Educação Tecnológica, especialmente pelos grupos de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais (MDMI) e pelo Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação (Gente) e seus parceiros, foi organizada, ao longo de 2020, a presente publicação, com o objetivo de compartilhar descobertas com docentes e discentes, e buscando nesse apoio mútuo a travessia melhor possível do ensino presencial para o remoto – e do ensino remoto, possivelmente, para o ensino híbrido ou blended, no esperado pós-pandemia. A reflexão sobre conceitos relacionados ao ensino remoto, a análise de dados empíricos coletados durante a pandemia, o relato de experiências vividas de formação docente e o compartilhamento de soluções didáticas para o ensino remoto são alguns dos eixos temáticos. A obra ainda traz uma seleção de cards com dicas úteis, provenientes do material produzido ao longo de 2020 pela Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital da UFPE (Spread/UFPE) como orientação aos docentes acerca do uso da plataforma GSuite".  
Eu e Thelma Panerai fizemos o registro da nossa experiência com um relato sensível e com muitas reflexões no artigo "Narrativas discentes sobre os desafios das aulas remotas no contexto da pandemia: a mediação tecnológica e os gestos de acolher, escutar e cuidar". O e-book está disponível para download gratuito no site da editora.

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics