quinta-feira, 9 de junho de 2022

Fim do semestre 202X.?????

 Não sei se todo mundo tem a mesma percepção, mas eu tenho a impressão de que maio teve 115 dias e que esse semestre não acabaria nunca! Não lembro de ter chegado ao final de um semestre tão cansada, parece que os pequenos intervalos não estão sendo suficientes para recarregar as baterias, mas vamos combinar que a conjuntura estressante do nosso país não ajuda nada a amenizar esse quadro de luta. Na prática, estamos trabalhando com três calendários: o civil, que nos exige cumprir os prazos de produção de artigos, livros, orientações etc, o letivo da graduação (que está dessincronizado com o ano civil e com a pós-graduacão) e o calendário da pós-graduação. Não tem sido fácil...


Semana passada terminei duas disciplinas em dois cursos de pós-graduação diferentes (sim, porque a louca aqui está vinculada como professora permanente em dois programas de pós-graduação, um acadêmico e um profissional). A minha satisfação é conseguir dar conta de tudo sem perder a criatividade e conseguindo manter os alunos firmes, interessados e participativos. Com tantas dores e dificuldades neste momento, isso é um feito em tanto, embora possa parecer quase nada para alguns. A primeira disciplina finalizada foi sobre o uso de Tecnologias Digitais no ensino de Geografia, no mestrado profissional ProfGeo. Caio Túlio, meu orientando de doutorado, dividiu comigo a tarefa de montar uma disciplina tendo como eixo os jogos digitais e as suas possibilidades e, a partir deles, exploramos todas as potencialidades de diversas plataformas, Apps, dispositivos e outros elementos da cultura digital. Foi muito interessante mesmo! 

A segunda disciplina que concluímos na semana passada foi sobre Narrativas Digitais e Transmidiáticas, com Thelma Panerai e Eber Gomes. Tomamos um susto quando vimos que teríamos 36 alunos matriculados de diversos cursos de pós-graduação da universidade. A disciplina foi uma lindeza, todos participaram e descobrimos muitas coisas interessantes ao longo do percurso. Não tivemos desistências e praticamente não houve falta durante o semestre. Sou professora há muitos, muitos, muuitoos anos e nunca vi nada parecido! Quando terminamos a aula na terça passada, os alunos não queria sair da sala no Classroom e, logo depois, fizeram até arte com o print da tela. São nesses momentos que o meu coração fica quentinho e que sei que tudo que fiz na vida para me construir como professora e como pessoa valeu a pena. As pessoas que dividem comigo esta responsabilidade são maravilhosas e juntos conseguimos fazer muito mais do que faríamos sozinhos. Obrigadíssima Thelminha, Caio e Eber! São essas relações que cultivo com cuidado e com amor que fazem a vida ter muito mais sentido, independente de todo o resto que temos que enfrentar. Como já estava escrito em Zelda, It's dangerous to go alone!

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics