quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Temporada (exaustiva) de publicações

 

Os últimos seis meses foram intensos e com muito trabalho para produzir, gerenciar e publicar artigos. Como editora da Revista Em Teia, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE), acompanhei a organização do número temático Veredas Digitais: Caminhos para implementação de bases e diretrizes na Tecnologia Educacional e a publicação do último número regular da revista de 2024. O número temático foi coordenado por dois doutores egressos do Edumatec, Caio Túlio Costa e Raphael França. A experiência como editora de uma revista acadêmica sem apoio financeiro, em formato de acesso aberto, tem sido muito difícil por diferentes motivos. Encontrar avaliadores para os artigos submetidos é um desafio, as pessoas estão sobrecarregadas, o trabalho envolve muita responsabilidade e o reconhecimento profissional da atividade é praticamente inexistente. Esse não é um problema exclusivo do sistema acadêmico brasileiro, em outros lugares do mundo existe muita apreensão sobre o formato de gestão das revistas científicas.


Em agosto, participei de um evento em Curitiba (I CIFOP - Congresso Internacional sobre a Formação do Pesquisador) e mediei a apresentação da professora Barbara Grant, da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, sobre publicações acadêmicas no mundo e as questões do capitalismo acadêmico. Ela mencionou especificamente as dificuldades dos editores em relação aos pareceristas e a falta de qualidade dos artigos submetidos, além dos problemas das revistas predatórias. Foi uma palestra muito rica e me senti menos solitária no mar de dificuldades como editora. O conteúdo da palestra e as ações de mediação serão transformadas em um livro que será publicado no próximo ano.

Pessoalmente, publiquei um artigo na revista Texto Livre, da UFMG, uma revista com Qualis A1 muito bem estruturada e organizada. O artigo foi resultado de uma pesquisa sobre a cultura maker e a educação no Brasil, intitulado "Fab Lab e educação no Brasil: as ações de disseminação da cultura maker na educação básica e no ensino superior". O artigo apresenta elementos interessantes sobre o uso do Ciclo de Saldaña para análise com o apoio do software Atlas TI. 


Em parceria com os meus orientandos, vários artigos foram submetidos em periódicos e apresentados em congressos. No número temático da Revista Em Teia, sou coautora do artigo de Emanuel Silveira que apresentou o resultado de sua tese defendida no primeiro semestre com o título "Percepção docente sobre o Ensino Remoto Emergencial e conexões com o processo de Reconfiguração Digital da Escola"

Todo esse esforço está atrelado ao fechamento da quadrienal, avaliação da CAPES dos programas de pós-graduação de todo o país e das revistas científicas que é realizada a cada 4 anos. O ano de 2024 está terminando como um ano de muito trabalho e expectativa para um próximo um pouco mais leve e com maior apoio para a realização das nossas ações.

Nenhum comentário:

Ads Banner

Google Analytics