Os últimos seis meses foram intensos e com muito trabalho para produzir, gerenciar e publicar artigos. Como editora da Revista Em Teia, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE), acompanhei a organização do número temático Veredas Digitais: Caminhos para implementação de bases e diretrizes na Tecnologia Educacional e a publicação do último número regular da revista de 2024. O número temático foi coordenado por dois doutores egressos do Edumatec, Caio Túlio Costa e Raphael França. A experiência como editora de uma revista acadêmica sem apoio financeiro, em formato de acesso aberto, tem sido muito difícil por diferentes motivos. Encontrar avaliadores para os artigos submetidos é um desafio, as pessoas estão sobrecarregadas, o trabalho envolve muita responsabilidade e o reconhecimento profissional da atividade é praticamente inexistente. Esse não é um problema exclusivo do sistema acadêmico brasileiro, em outros lugares do mundo existe muita apreensão sobre o formato de gestão das revistas científicas.
Pessoalmente, publiquei um artigo na revista Texto Livre, da UFMG, uma revista com Qualis A1 muito bem estruturada e organizada. O artigo foi resultado de uma pesquisa sobre a cultura maker e a educação no Brasil, intitulado "Fab Lab e educação no Brasil: as ações de disseminação da cultura maker na educação básica e no ensino superior". O artigo apresenta elementos interessantes sobre o uso do Ciclo de Saldaña para análise com o apoio do software Atlas TI.
Todo esse esforço está atrelado ao fechamento da quadrienal, avaliação da CAPES dos programas de pós-graduação de todo o país e das revistas científicas que é realizada a cada 4 anos. O ano de 2024 está terminando como um ano de muito trabalho e expectativa para um próximo um pouco mais leve e com maior apoio para a realização das nossas ações.
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