Na próxima semana, estarei em Fortaleza para apresentar meu trabalho sobre o desafio da aprendizagem nos ambientes virtuais no II Encontro Nacional sobre Hipertexto: Ampliando links para Lingüística, Literatura e Educação. O título do trabalho é PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E LIMITES NO USO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Este trabalho finaliza uma pesquisa iniciada no final do ano passado sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem nos cursos a distância da UEPB. Acredito que o mais importante nesta pesquisa foi conseguir modificar o ambiente virtual a partir do perfil e das necessidades dos alunos, potencializando seu uso ao encontrar novos caminhos para a realização da aprendizagem no nosso Moodle. A partir de uma fundamentação teórica consolidada e dos elementos da etnografia digital, foi possível propor uma nova apresentação para o ambiente, incluindo desde a caracterização do ambiente (cores, disposição) até a estrutura dos materiais apresentados. O número de acessos aumentou vertiginosamente e os alunos vêm conseguindo realizar as ações propostas de forma eficiente. O link do evento é http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2007/
Um comentário:
Oi professora Ana, me chamo Suelen, sou aluna do programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Lí o resumo do seu artigo "Pós-Modernidade e Educação a Distância: Desafios e Limites no Uso
dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem" e gostaria muito de conhecê-lo na integra. Venho pesquisando sobe ambientes virtuais e o tema perpassa as questões da pós-modernidade. Tentei encontrar sei e-mail mas não encontrei. Se puder me enviar o texto ficaria muito grata.
Abraços
Suelen Fernanda Machado
sufermachado@gmail.com
Postar um comentário